sábado, 30 de abril de 2011

De Léo

A turma não demorou muito a acertar a resposta do último Desafio, cortesia do nosso amigo "Ratão". Era mesmo o José Renato De Léo, piloto de breve passagem pelo automobilismo, mas que deixou seu nome escrito na história ao registrar várias vitórias e dois títulos nas categorias em que competiu.

De acordo com meus poucos registros disponíveis - já que meu acervo foi momentaneamente para o saco - De Léo iniciou sua trajetória em 1982 na Turismo 5000 com seu Maverick #7, inicialmente vermelho e que a partir do ano seguinte recebeu aquela inesquecível configuração aerodinâmica e a cor azul escura, tudo isso obra do competente Vilmar Azevedo. De Léo se deu tão bem com esse carro que conquistou os títulos de 83 e 84, último ano da categoria dos Muscle Cars.

Com o fim da Turismo 5000 muitos pilotos passaram para a Hot Car que tinha em comum a liberdade de trabalho na carroceria dos carros. Vilmar preparou um Passat, mantendo o tradicional número 7 e, ao que sei, De Léo permaneceu até a extinção da categoria, em 1987, já sem aquele desempenho vencedor do período da 5000.

Selecionei algumas imagens em que aparece o #7, primeiro na 5000 e depois na Hot Car.












Se alguém tiver o contato do De Léo ou mais informações sobre ele, me envie que divulgo.

Fonte das imagens: arquivos Bruno Picollo, Paulo Schoenardie, Mário Estivalet, Família Tróglio, Arnaldo Fossá, Carlos Eugênio e algumas fotos de Vilsom Barbosa.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gaúcho de Marcas, 1994

Mais uma vez o Gilson Kuenzer Gutheil, sobrinho do lendário "Chico Bala", manda uma sequência de imagens de uma prova do Gaúcho de Marcas em Tarumã em 1994.

O Gilson me contou que nesta etapa o "Chico" vinha disputando a ponta com o Uno do "Paulinho" Hoerlle, porém quando faltavam apenas duas voltas para o final quebrou a ponta de eixo do Voyage fazendo-o capotar na curva 1. Resultado: três costelas quebradas, muita dor e mais três dias no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Gilson acredita que o Uno #99 acabou abandonando na última volta e a vitória ficou com a Maria Cristina Rosito no Voyage branco #8.




Vi muita gente conhecida mandando o sapato. Um blogueiro assíduo vai lembrar de um estampaço dado por seu colega de boléia na curva 1, não é mesmo Mestre Schutz? Fala mais sobre isso.

Fonte da imagem: arquivo Gilson Kuenzer Gutheil.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Automóvel Clube de Caçapava do Sul

Hoje publico mais uma parte do material enviado pelo Carlos Oliveira, mostrando imagens das provas em Caçapava do Sul. Para os amantes dos DKWs há várias do período entre 1983 e 84. O Darcy Oliveira também aparece com seu clássico Fusca #76.

















Fonte das imagens: arquivo Carlos e Darcy Oliveira.

sábado, 23 de abril de 2011

Mangueirão

O Paulo Rotta matou a charada do último Desafio rápido. Era mesmo o Renato Breunig, de Santa Cruz do Sul, com seu Gordini na pista de terra de Caçapava do Sul, o chamado autódromo Mangueirão.

Quem mandou o registro foi o Carlos Oliveira, filho do Darcy Oliveira, de quem falamos aqui há poucas semanas. Darcy e Renato foram adversários nas provas em pista de terra, com o primeiro sempre a bordo de um Fusca e o segundo com um Gordini e depois com um Fiat 147. Tudo isso lá por 1984

As imagens abaixo mostram os pilotos em ação. Na última, ambos aparecem no pódio, sendo Darcy o do centro e Renato o da direita.





O Carlos gentilmente enviou uma boa quantidade de imagens dessas provas em Caçapava que publicarei em breve.

Fonte das imagens: arquivo Carlos e Darcy Oliveira.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ainda a Fórmula 2

Já que falamos da Fórmula 2, o "Ratão" enviou um recuerdo da prova de Tarumã da temporada de 1986. O ingresso mostra o Heve do Marcos Troncon, mas tenho quase certeza de que esse layout era de anos anteriores, já que em 86 o carro dele era vermelho e sem patrocínios.

Agora uma perguntinha: alguém lembra quem foi o grande vencedor daquela prova?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ferradura II

Mais um belo registro que mostra a antiga Ferradura em Interlagos. É da Fórmula 2 Sulamericana, temporada de 1986. Vocês certamente identificarão todos os pilotos.

Fonte da imagem: arquivo Quatro Rodas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resposta atrasada

A turma deve estar notando uma falta de assunto nesses últimos dias. Até a resposta do último Desafio deixei passar. Fiquei fora a última semana e consegui, meio aos trancos e barrancos, publicar uns poucos posts. Além disso estou com um sério problema com meu dispositivo (hd)onde ficam todos os arquivos do blog. Não consegui mais acessá-lo. Estou em busca de ajuda especializada e que certamente vai me custar uns bons pilas...

Buenas, vamos ao que interessa, pois é para isso que vocês vem aqui.

O último Desafio (agora já é o penúltimo) mostrava uma imagem interessante, trazida pelo amigo Francisco Souza, o "Chico de Taquara". Era do parque fechado dos 500 km de Porto Alegre de 1968 e mostrava uma BMW e duas carreteras. Foi o próprio "Chico" que fez o retrato no dia anterior à prova e ele diz que não lembra de ter visto a #74 correndo.

A BMW que aparecia em primeiro plano causou dúvida na turma, pois se pensava que poderia ser a #12 dos vencedores Jan Balder e "Chico" Landi, mas o próprio autor do registro esclareceu que se tratava de uma segunda BMW que fora trazida para a prova, para alugar, não sendo utilizada por nenhum piloto.

A #74 era mesmo do paranaense Ângelo Cunha, como bem acertou o Luiz Borgmann. A lista completa com os inscritos daquela prova está logo abaixo e um comparativo entre as BMW's - para não deixar dúvidas - aparece na sequência.



Fonte das imagens: arquivos Francisco Feoli, Roberto Freire e Francisco Souza.

domingo, 17 de abril de 2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fechando a Fórmula 3 de 91

Hoje fecho o grid da Fórmula 3 Sulamericana de 20 anos atrás. Ao todo, contei 25 carros e pilotos naqueles folders encontrados nos meus arquivos. Entre os carros havia Dallaras, Reynards e Ralts. Os motores eram Volkswagem, Alfa Romeu, Honda e Toyota. Entre os pilotos a maioria era de brasileiros, com 16 representantes. Os argentinos eram 8 e havia um italiano também. De todos esses alguns poucos permaneciam na categoria desde aquele primeiro encontro em Tarumã em Outubro de 1982. Era o caso dos brasileiros "Bocão" Pegoraro, Leonel Friedrich, Dárcio dos Santos e Pedro Muffato e do argentino Guillermo Kissling.

Promoção Pense Carros

Seguinte, pessoal.

A turma aqui do sul deve conhecer o site Pense Carros, do grupo RBS, certo? Pois o Pense Carros, reconhecendo o trabalho feito pelo bloguesinho, acaba de fechar uma parceria com o espaço aqui. E ele já chega anunciando uma promoção bem bacana.

A promoção, que iniciou hoje a 0h e vai até a 0h do dia 20 de Abril, consiste na premiação dos quatro participantes que enviarem as melhores respostas à pergunta:

“Qual gadget mais ajudaria você no trânsito? Inspire-se no vídeo abaixo e invente um”.


As respostas devem ser enviadas das seguintes formas:
a) no Twitter via reply (@pense_carros); ou,
b) no Facebook através de publicação no mural da página Pense Carros no Facebook
www.facebook.com/pensecarros.

Prêmios:
1º e 2º lugar receberão como prêmio, cada um, 01 (um) aparelho sensor de estacionamento Bambo 8 pontos LCD preto;
3º e 4º lugar receberão como prêmio, cada um, 01 (uma) câmera back-view GTBV2 – GT Sound

Maiores informações no Regulamento que pode ser lido aqui.

Participem!

segunda-feira, 11 de abril de 2011