tag:blogger.com,1999:blog-1318794350714698106.post7030757938183516386..comments2024-03-28T20:30:38.294-03:00Comments on Blog do Sanco: Ontem e hojeLeandro Sancohttp://www.blogger.com/profile/02141049247616342134noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1318794350714698106.post-74223683826846670192015-11-02T00:56:04.122-02:002015-11-02T00:56:04.122-02:00O menino de macacão é Franco Stedile.
O menino de macacão é Franco Stedile.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06777604215054905907noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1318794350714698106.post-11930253448050506972012-02-14T11:45:05.436-02:002012-02-14T11:45:05.436-02:00Tão somente a guisa de informação histórica peço q...Tão somente a guisa de informação histórica peço que observem o seguinte:<br />Quanta falta nos fez um autódromo naquela época dos anos 60 para que equipamentos de aerodinâmica e principalmente de suspensão tivessem sido desenvolvidos a altura do que foram desenvolvidos os propulsores dos carros e a imensa capacidade de pilotar dos nossos pilotos da época e neste caso especial do Opala 77 dos ótimos Juvenal Hermes Martini e Walter Dal Zotto, que se não estou enganado era amistosamente apelidado de "Macaco" pelo físico esguio, mover-se e falar sempre rápido e ter o maxilar inferior um pouco projetado para frente: era uma figura o Walter.<br />Mas vou dizer porque estávamos atrasados por falta de autódromo:<br />primeiro porque corríamos em estradas ou circuítos de rua, de piso normalmente não muito bons e irregulares, demandando uma configuração de suspensão que nada tinha a ver com pista de autódromos; segundo, por não termos acesso à autódromo não sentíamos as necessidades de que uma pista destas pede nas estruturas das viaturas e por consequência não se estabeleciam parâmetros de que se melhorasse aqui ou ali nos carros poderíamos ir a pista de autódromo que ali estava inalterada para mensurarmos as modificações. Quando muito, a não ser Cavalhada Vila Nova e Lages, tínhamos chance de voltar a correr na mesma pista mais de uma vez por ano, e lógico, não eram autódromos.<br />Reparem bem na fotos dos Opalas : o do Pedro Victor que tinha pelo menos Interlagos a disposição tem cambagem negativa na suspensão dianteira, spoilers de pressão frontal, pelo menos parabrisa e certamente demais aberturas em "plaxglass" aliviando uma barbaridade o peso principalmente nas partes altas da viatura do Pedro Victor, minimizando o efeito de pêndulo vertical. No 77 aparentemente não tem nada disto porque recém estávamos sentindo necessidade destes dispositivos. A realidade neste caso e nos demais semelhantes era que os tempos eram inferiores àqueles que já tinham experiência ou os pilotos locais tinham que apelar para milagres para acompanhar estes primeiros.<br />Outro exemplo foram as primeiras corridas de Fórmula Ford, onde tomamos um "vareio" da turma de São Paulo que vinham até de experiências européias : quando aprendemos, as posições se inverteram com vitórias e mais vitórias do Clóvis Moraes e do Chico Feoli.<br />Vejam nas viaturas Turismo que em 2ou 3 anos de Tarumã aprendemos rápido e nos equiparamos aos de fora.<br />Um grande abraço a todos.Roberto Giordaninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1318794350714698106.post-84225351760401592112012-02-13T22:41:09.009-02:002012-02-13T22:41:09.009-02:00Martim Kim
A incrível história do Simca#77 contad...Martim Kim<br /><br />A incrível história do Simca#77 contada por Carlos Érico Costamilan, sócio gerente da agência Simca- Importadora Auto Nordeste Ltda, que aparece na foto,<br />em seu relato para o Fórum amigos do Simca.<br /><br />"Em Abril de 1960 realizou-se o KM lançado de Taquara/RS, cidade perto de Caxias do Sul e Porto Alegre. O SIMCA CHAMBORD venceu em diversas categorias. Ainda em 1960, organizamos a 1ª Subida da Montanha, na BR2, hoje BR116, de Galópolis a Caxias do Sul, com chegada defronte ao Monumento Nacional ao Imigrante. Venceu o SIMCA CHAMBORD de Catarino Andreatta. Assim que – segundo os próprios dirigentes da fábrica – Caxias do Sul e a nossa revenda IMPORTADORA AUTO NORDESTE LTDA, foi a pioneira em colocar o Chambord em competições esportivas. <br />Granjeamos então notável simpatia em todos os setores da fábrica a ponto de, num contato particular com o Diretor Presidente Sr. Pasteur termos sido contemplados com a doação do "SIMCA CHAMBORD" que fazia as filmagens do “VIGILANTE RODOVIÁRIO”, e que havia sofrido uma pequena “batida” e estava a cargo da seguradora. Trouxemos o carro para Caxias do Sul e o preparamos para a grande corrida das 12 Horas de Porto Alegre, no circuito da Cavalhada - Vila Nova. <br />A já famosa dupla gaúcha Catarino Andreatta (carro 2) e Breno Fornari (carro 35) corriam de SIMCA CHAMBORD. Breno era um formidável preparador de motores, desde o tempo das carreteiras. Foi ele o primeiro grande inovador em motores dos SIMCAS. Entre outras pequenas melhorias ele aumentou o diâmetro dos pistões de 67,5 mm, para 69,5 mm, ocasionando importante aumento da cilindrada, que originalmente era de 2.351 cm³. Os motores ficaram então com muito mais potência e mais torque. <br />A SIMCA DO BRASIL, logo percebeu o potencial de melhorar a imagem de seus carros, através de corridas. Contratou pilotos experientes como Ciro Cayres, Jaime Silva e Fernando(TOCO) entre outros. Criou um departamento de competições, que ao mesmo tempo, estabelecia melhorias para os carros de linha. <br />Pois bem, voltemos às “12 Horas de Porto Alegre”. Aqui em Caxias do Sul, preparamos o nosso SIMCA (ex-vigilante rodoviário), com todo o carinho. Pintamos o carro todo de branco e com o número 77, pilotado por dois entusiastas, WALTER DAL ZOTTO e JUVENAL HERMES MARTINI, porém hábeis pilotos. <br />Estes dois pilotos já haviam participado da edição anterior da “12 Horas de Porto Alegre” em 1962 e estavam ponteando a prova quando por pane seca (sem gasolina) perderam a liderança. O vencedor foi Breno Fornari, com o seu CHAMBORD 35. <br />Estamos agora em Junho/1963 e a fábrica SIMCA com uma equipe de corridas veio a Porto Alegre com uma carreta e cinco carros e seus pilotos famosos, respaldados por todo o aparato de uma fábrica. Três dos cinco carros da fábrica deram largada pilotados por Jaime Silva, Toco e Zoroastro Avon (se não me engano). Pontearam a prova até o amanhecer (a largada era a meia-noite). Um capotou e dois tiveram problemas no motor. Ao meio dia de 23 de Junho de 1963, a bandeira quadriculada saúda o vencedor: "CHAMBORD 77" de Dal Zotto e Martini, sob o patrocínio da IMPORTADORA AUTO NORDESTE LTDA. Breno Fornari com o Chambord 35 foi o segundo colocado."<br /><br />Fonte: Fórum Amigos do Simca<br /><br />Martim KimAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1318794350714698106.post-54221318978414552222012-02-13T21:27:18.171-02:002012-02-13T21:27:18.171-02:00Buenas!
E será que alguém identifica o menino de m...Buenas!<br />E será que alguém identifica o menino de macacão no meio dos dois, na frente do Simca,na segunda foto.<br />Abração.<br />PedrãoAnonymousnoreply@blogger.com