Tentando descontar o atraso, hoje publico a resposta do Desafio da semana retrasada. Era mesmo o caxiense Eduardo de Freitas, como bem identificou o Paulo Schutz. Ele correu poucas provas com aquela pintura, na temporada de 1991, até retomar o clássico patrocínio do Motel Chaparral.
Pelas informações que obtive, "Nego" Freitas, como era conhecido, iniciou sua trajetória nas pistas na categoria de Estreantes e Novatos, em 1984 com um Opala. Dois anos depois, ainda de Opala, foi um dos fundadores da categoria monomarca que foi amplamente dominada pelos seus conterrâneos. 1991 foi talvez o seu ano de maior sucesso, já que além de vencer o campeonato, venceu as 12 Horas de Tarumã, prova que voltaria a vencer em 1996, desta vez com um Aldee.
Freitas ainda teve registradas participações em algumas Mil Milhas em Interlagos, além de ter passado por outras categorias, como Gaúcho de Marcas e Pilotos com Voyage e Escort, Brasileiro de Marcas com Gol, Copa Corsa, Copa Fiat, além da Pickup Racing, onde encerrou suas atividades como piloto em 2007 ou 2008.
Abaixo seguem algumas imagens de sua passagem pelo automobilismo.
Fonte das imagens: arquivo Rodyvan Moller, Fernando Maciel, jornal Zero Hora, jornal O Pioneiro, jornal Esporte Motor, www e arquivo pessoal.