sábado, 10 de setembro de 2011

Fórmula Ford - 1985

A turma matou rápido a resposta do último Desafio. Era o Luiz Carlos da Silveira com seu JQ Reynard, que estampava o #1, conquistado no ano anterior, em 1984.

O registro veio dos arquivos do Aloisio Adib, lá de Osório. O Adib já foi citado aqui algumas vezes. Era ele quem fazia os projetos das carenagens e das pinturas dos carros do "Chico" Feoli na época em que este competia na Fórmula 2. Ao longo dos anos, o Adib fotografou inúmeros carros, sempre procurando registrar as inovações dos monopostos da época.

Pois bem, a prova em questão foi provavelmente a última do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford de 1985, disputada no dia 1 de Dezembro daquele ano. A segunda do ano disputada em Viamão. Serge Buchrieser já era o campeão antecipado, título conquistado na etapa anterior, em Guaporé no dia 24 de Novembro.

Das oito etapas, Serge venceu quatro, Amadeu Campos, que foi o vice, duas, Aldo Piedade, que foi o terceiro, uma e Milton Sperafico também uma.

Voltando à imagem, eu não tinha lembrança deste carro do "Kamikaze". Ao que consta ele fez sua estreia no campeonato de 85 na terceira etapa em Interlagos, mas os resultados do ano ficaram muito longe daqueles do ano anterior. Na imagem é possível ver o chassi Bino com o qual ele correu em 84, mas não reconheci o piloto. Alguém aí deve saber quem era. Na mesma imagem aparecem o #5 Luiz Fernando Cruz, #35 Carlos Alberto Fornari, #89 Túlio Meneghini, #81 Milton Sperafico, #82 Eloi Sperafico e o #48 Aroldo Bauermann.

Nas imagens seguintes aparecem também outros carros: #59 Djalma Fogaça, #33 Jindra Kraucher, #77 André Rebechi, #3 Aldo Piedade, #51 Rogério de Abreu, #11 Maria Cristina Rosito, #28 Buchrieser e por fim, o #38 do Augusto Cesário ("Formigão") e um chassi diferente ao fundo, que me parece um argentino, talvez um Crespi. Alguém pode confirmar?










O grid da Fórmula Ford em 1985 ficou entre 30 e 40 carros. Entre eles vários gaúchos. Além dos já citados Buchieser, Aroldo, Cristina, Rebechi, Fornari, Cruz, Silveira, encontrei registros também do "Baguncinha", Edemar Stédile, Jorge Litwinczuck, Egon Herzfeld, Roberto Tillmann, Paulo Ratkiewicz e Airton Diehl.

Em breve mais alguns arquivos do baú do Adib.

Fonte das imagens: arquivo Aloísio Adib.

8 comentários:

Tohmé disse...

Caramba, Sanco. Gostei daquele Chassis atrás do Bocão. Tem mais detalhes?

granito disse...

F-Ford campeonato q deixou saudade e que faz muita falta hj em dia. O carro do Aldo Piedade com alguns melhoramentos corre ainda hj ai no Sul , não é mesmo?

granito disse...

Dizendo melhor o modelo do carro do Aldo ainda corre no RS?

fabiano70 disse...

O carro vermelho atrás do Fornari não é o que o Silveira foi campeão em 84? E quem guiava em 85?

Carlos Giacomello disse...

O modelo de fórmula Ford que o Aldo Piedade utilizava, ainda corre aqui no sul, na categoria light, destinada aos carros que não são da marca Techspeed,considerados mais modernos.
O motor foi trocado por um VW 1.6, mas o cambio Ford continua o mesmo para as duas categorias.

Henrique Pereira disse...

o que vocês quizerem saber,pergunta para o Adib este sabe,um grande abraço Adib

Anônimo disse...

O Chassi "desconhecido" foi pilotado ( se não falaha a memória) pelo Gustavo Romanello, filho de um Uruguaio que morou, ou mora, em P. Alegre. Não o vi de perto mas acredito que seja um Bino, com alterações feitas pelo seu paí.

Anônimo disse...

O anônimo sou eu Aloisio Adib.