quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Meta alcançada

No último final de semana o Velopark recebeu as provas do Marcas e Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6. Sobre esta última, é importante destacar um grande feito alcançado pelos organizadores da categoria. E quem nos dá detalhes é o amigo Carlos Giacomello.


"No último final de semana, a Fórmula 1.6 atingiu a meta que tinha sido estabelecida lá em julho de 2010, para ser atingida no final de 2011. Alinharam 20 carros no Autódromo do Velopark, sendo que 21 carros estavam lá, porém um carro não participou por quebra do motor.

Quando nos reunimos naquela oportunidade, a categoria estava passando por dificuldades, com poucos carros no grid e com péssimo conceito junto aos clubes e federação. Contava porém com um pessoal com grande capacidade, infelizmente desmotivados.


A partir da escolha de uma comissão que passaria a gerir os interesses da categoria, iniciou-se um planejamento estratégico, focado principalmente no aumento do grid, com extensa publicidade dentro e fora do estado, convites para testes, remodelação do site, com novo administrador e paralelo a isso uma conscientização de todos os envolvidos para que os carros passassem por melhor manutenção a fim de evitar quebras, além da preocupação com o visual dos carros e equipes.

Trabalhamos junto ao Departamento de Kart da FGA, em busca de interessados vindo do kart.

Fomos atrás dos pilotos da extinta Fórmula São Paulo, oferecendo a mesma competitividade, porém com o dobro do grid e com um custo por prova mais de 50% inferior à realidade deles.


Nosso pessoal buscou carros parados em todos os rincões deste Brasil e trouxeram para o RS a fim de adaptá-los ao nosso regulamento.

A comissão técnica, ao elaborar o regulamento de 2011, manteve a premissa básica do custo baixo e paridade de equipamentos.

A Pirelli também se fez presente e subsidiou uma parte dos jogos de pneus para essa temporada, reduzindo o custo em 50%.

As Lojas Benoit, parceiras de primeira hora nesta nova empreitada, em 2010 distribuíram prêmios aos pilotos da categoria e em 2011 estão bancando o custo de transmissão das provas pelo Speed Channel, Ulbra TV e Rede Vida, ajudando a divulgar a categoria para toda a América Latina.

Vários sites e blogs passaram a dar destaque aos monopostos gaúchos.

A Minelli, fabricante de chassis nos anos 90, voltou a se interessar e já está finalizando os primeiros chassis novos para entrega no final de 2011.

Todo este "barulho" acabou despertando o interesse de muita gente e hoje a categoria conta com pilotos de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins, além do grande interesse de paulistas e mineiros.

Ditas esta "poucas" palavras, queremos agradecer o apoio e a torcida de vocês para que a Fórmula 1.6 atingisse o atual estágio.

Muito obrigado pelo incentivo. Foi fundamental.

Grande Abraço,
Carlos Giacomello."

Venho acompanhando - de longe - toda a movimentação para reerguer a categoria. Aí está um exemplo de que com boas ideias, planejamento, gente séria e força de vontade, é possível fazer acontecer.

11 comentários:

Anônimo disse...

Acho que todos precisamos reconhecer a importância de uma categoria de monopostos acessível aos que começam no automobilismo, pensando em carreira. Tenho acompanhado à distância o sucesso da categoria, com o esforço dos participantes. Estão todos de parabéns pela conquista, belo Grid, com belos carros, sem abrir mão de um ótimo nível. Continuo torcendo para que prossigam com o mesmo sucesso, realmente merecem.
Paulo Schütz

vitorio soder disse...

eu particularmente tbm gosto do monopostos tem seu charme tbm,ronca bonito e anda bem...
vida nova a formula..

Anônimo disse...

Amigos :
Não tinha maiores informações sobre a FF, assistindo pelo canal Speed a prova da Sta. Cruz fiquei entusiasmado, logo tive a impressão seria o ressurgimento da categoria que tenho particular simpatia ,pois foi na FF que tive os meus primeiros contatos com mono postos,e onde aprendi muito
Penso que e a melhor categoria para a iniciação no automobilismo de competição.
Já que a iniciativa não vem dos que dirigem o nosso esporte quero dar meus parabéns a todos que de uma ou outra maneira estiveram ou estão envolvidos.
Desejo lhes o maior sucesso, espero ver novamente o grid repleto como no auge da FF
Com um forte abraço a todos
Chico Feoli

Carlos Giacomello disse...

Clovis
Gostariamos demais de recebê-lo em nossos box nas proximas provas(16 de outubro em Guaporé e 13 de novembro "no" Tarumã). Hoje já temos a presença constante do Clovis de Moares, em função do sobrinho dele, que compete(e lidera) a categoria Light. A Fl.6 não tem o mesmo charme da década de 70/80 mas estamos fazendo um trabalho de base para faze-la voltar aos bons tempos. Já estamos com falta de carros, já que não se produzem carros novos há mais de 10 anos. A Minelli deve suprir esta lacuna em 2012. O interesse de pilotos de todo o Brasil é um atestado de que estamos trabalhando de forma correta.
Da mesma forma, sobrenomes famosos do automobilismo gaúcho estão começando a demonstrar interesse na categoria.

Carlos Giacomello disse...

Onde se lê "Clovis", leia-se "Chico".
Perdoem a minha falha, mas são os dois maiores expoentes gaúchos dos monopostos.
Dificil não associa-los.

paulo rotta disse...

oi giacomello.
acompanho a categoria desde 1997, quando comecei a andar no marcas.sempre tive um especial carinho, especialmente pela união dos pilotos, preparadores e colaboradores da fórmula 1.6.
vejo que a briga é somente na pista, e que fora dela, todos trabalham em prol da categoria, unidos.
todos estão de parabéns pelo sucesso.
tenho certeza que o grid irá crescer ainda mais em 2012.
abraços

granito disse...

Viva a Formula 1.6 a velha excelente fórmula , espero que este exemplo vire um torneio nacional

granito disse...

Viva a Formula 1.6 a velha excelente fórmula , espero que este exemplo vire um torneio nacional

granito disse...

Viva a Formula 1.6 a velha excelente fórmula , espero que este exemplo vire um torneio nacional

Anônimo disse...

Excelente notícia!..., São nos monopostos de entrada que os kartistas fazem a transição para o automobilismo. Câmbio, suspensão,aerofólios e algumas regulagens que os carros de turismo
não possuem. ötimo que a Minelli esteja presente. Melhor ainda se outras empresas também o façam.Vida longa para a categoria!
Aloisio Adib

Snowmeow disse...

A F-SP extinguiu-se, então? Putz... Nessas horas, tenho vergonha de ser paulista...

Mas, "Habemus Formulam", que a Fórmula 1.6 gaúcha consiga passar as fronteiras e pelo menos alcançar SC e PR em 2012. Parabéns ao pessoal que se esforçou para que 20 monopostos pudessem alinhar no grid.

E parabéns à Minelli, que percebeu o óbvio: Não surgirá nenhum novo piloto de ponta na F-1 sem se trabalhar na base, representada pela Fórmula 1.6, ao sair do kart.