sábado, 3 de setembro de 2011

Vitória histórica

A turma ficou na dúvida se era 1985 ou 1986, mas o Granito foi taxativo e confirmou que se tratava de 86, ano daquela histórica vitória do gaúcho Leonel Friedrich. Nem tanto pela própria vitória, obtida após problemas com o carro de seu maior rival, Guillhermo Maldonado, mas por vingar a amarga derrota da prova de 85, quando liderava a prova e acabou sendo ultrapassado pelo próprio Maldonado na última volta. Aquela não poderia ter escapado.

E foi com esse pensamento que a torcida gaúcha entupiu o Tarumã no dia 20 de Abril daquele ano para acompanhar a segunda etapa do campeonato Sulamericano de Fórmula 2 e ver mais uma vez o duelo entre brasileiros e argentinos. Maldonado alinhava na pole position, tendo Leonel ao seu lado. A seguir uma fila de hermanos. Leonel estava cercado pelos inimigos.

Dada a largada, os dois primeiros no grid dispararam na ponta, com Leonel colado em Maldonado. Por 31 das 33 voltas, o gaúcho não desgrudou do Berta #1 e, como num daqueles filmes de Hollywood, o "vilão" argentino teve problemas com seu carro e acabou sendo ultrapassado pelo "mocinho" que corria na frente de sua torcida. Mais duas voltas e a bandeira quadriculada apareceu primeiro para o gaúcho, deixando o autódromo num clima de grande festa.

Além da vitória, Leonel fez também a melhor volta, com o tempo de 1min00s940, novo recorde oficial para o autódromo naquela época.

As imagens abaixo mostram alguns lances da prova, como o momento da ultrapassagem, Leonel sendo carregado nos braços e a lamentação de Maldonado, que acabou concluindo na terceira posição.








Fonte das imagens: arquivo revistas Quatro Rodas e Placar.

3 comentários:

paulo rotta disse...

bom dia blogueiros!
fato de menor importância, mas que me veio à memória, é que eram distibuídos na entrada do autódromo, adesivos da fórmula 3 do leonel, idênticos a original, grafados com ipiranga gp super.
eu ainda tenho um adesivos destes no meu quarto, na casa de meus pais, em encantado, colado no guarda roupas.
lembro, também, que à época, eu acompanhava meu pai na troca de óleo do carro, geralmente no sábado de manhã, e exigia que ele colocasse o óleo ipiranga GP super.
eu tinha idéia de que o carro andaria mais e que meu pai estaria usando óleo de competição.
saudosa época.
abraços aos amigos.
ótimo final de semana.

granito disse...

sensacional, e lembrar que na época dominavamos a F1 com piquet e Senna e tinhamos um campeonato deste nível na America do Sul, com gente do talento de Leonel, Maldonado , Bocão, Passadore, Guerra, Kissling luis di Palma e outros...

granito disse...

sensacional, e lembrar que na época dominavamos a F1 com piquet e Senna e tinhamos um campeonato deste nível na America do Sul, com gente do talento de Leonel, Maldonado , Bocão, Passadore, Guerra, Kissling luis di Palma e outros...