sábado, 22 de fevereiro de 2014

Autódromo de Passo Fundo

Vou deixar a resposta de dois Desafios anteriores para falar do último, que a turma acertou em cheio, apesar de eu achar que não seria tão fácil.
 
O Dodge #74 da imagem do último Domingo era do paranaense Juarez Martins, durante a prova inaugural do autódromo de pista de terra de Passo Fundo, no dia 02 de Junho de 1991. Juarez foi o vencedor da categoria Hot-Dodge. A programação ainda contou com provas de Autocross, Opalas, Marcas e 1600 cc. Cerca de 80 carros participaram da festa, presenciada por um excelente público. Os Opalas apresentaram o maior grid, com 20 carros.
 
Os demais vencedores em suas categorias foram Marcos Klein na Autocross, Clóvis Concatto na Opalas, Edson Dalla Valle (Voyage), na Marcas e Alessandro Gonsales (Gol) na 1600 cc.
 
Entre as diversas personalidades presentes, como autoridades e pilotos do passado, uma delas foi responsável por realizar a volta inaugural com sua carretera: Breno Fornari.
 
Meu amigo Paulo Trevisan, que também esteve competindo naquele dia, me contou um pouco mais sobre aquele autódromo.
 
"A pista era muito longa e difícil de manter úmida e com trechos bem arenosos, que dificultavam provas como pista de terra. Os organizadores tinham consciência e o autódromo iria ser asfaltado e com alguns desses dirigentes fortes puxando, com certeza teria acontecido. Mas o grupo de investidores que adquiriram esses aproximadamente 70ha para o autódromo tinha como maior proprietário o antigo piloto, pé pesado, Paulo Tagliari. Vários outros antigos pilotos Passofundenses também se envolveram, como Gilberto Bevegnu ("Perdigão"), Sérgio e Hélio Ughini e outros abnegados. Um dos responsáveis por conseguir trazer aqueles imensos grids foi o João Finardi ("China"), mega campeão no automobilismo de terra de SC/PR. De Passo Fundo tinha pelo menos uns 8 carros na parada; e acho que uns 3 ou 4 Opalas e o jovem Cláudio Ricci num deles."
 
Ele continua, falando agora sobre sua participação na prova e sobre o destino da pista.
 
"Eu havia retornado a Passo Fundo após residir em Porto Alegre por 17 anos em 1989 e não participei do grupo, mas na semana da prova comprei um Gol 85 super novo e peguei o antigo preparador "Zica" para participar da prova, achando que o regulamento iria ser rigoroso. Que nada, tanto a 1600cc (a minha) como a Marcas, mais forte, largaram juntas. Havia mais de 30 carros no grid e como eu havia caído de um barranco na tomada de tempo larguei na 26ª posição! A burrice nossa foi total porque sem acertar o chão e correndo ridiculamente com pneus sem câmara, baixamos muito a calibragem e o pneu traseiro esquerdo murchou porque entrou terra entre o aro e a carcaça, ficando com apenas umas 8 libras. Curvas para o lado esquerdo, pé enfiado e para o lado direito, atravessado. Ainda cheguei em 9º, cheguei a beliscar o 6º, mas com umas duas rodadas e 360º para o lado direito não deu. Eu já vinha de 3 anos em pista de terra na época.

Essa foi a 2ª tentativa de Passo Fundo ter tido seu autódromo, e as divergências no grupo após o evento da inauguração lamentavelmente conduziu para a desintegração do propósito. Mesmo com um público imenso e o resultado positivo, ficou apenas na inauguração. A área virou lavoura e está dentro do município limítrofe de Mato Castelhano."


Abaixo alguns registros da festa, mostrando a vista aérea do autódromo, todos os vencedores, alguns pódios, fechando com o Gol do Trevisan.

 
 



 
 
 
 
 
 
 
Fonte das imagens: arquivo Paulo Trevisan e jornal Esporte Motor.

5 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Que show de postagem, Leandro! De arrepiar!!!
E meus conterrâneos chapecoenses 'mataram a pau' nessa prova!
Um dia eu ainda 'pego de jeito' o Paulo e faço ele andar uma prova da TCC aqui em SC (e garanto que os pneus tem câmaras... hahaha).
Será uma honra imensa tê-lo aqui!
Abraços empoeirados

Anônimo disse...

Realmente era um belo circuíto e não estas coisas horríveis que são feitas pelo alemão Hermann Tilke...

Renato Pastro

Fabiani C Gargioni #27 disse...

É isso aí Francis, assino em baixo!!!

Jonny'O disse...

Que pena que o projeto não foi pra frente.A pista parecia boa!

Ernesto disse...

Estive lá e, realmente, a festa foi grande e muito bonita. Mesmo tendo apenas 6 aninhos de idade, lembro-me perfeitamente do Opala do Cacau (Claudio Rucci) numa livery verde e amarela, muito legal! Há ou havia uma foto desse carro ali no KCPF (Kart Clube Passo Fundo). Bem, a história que ouvi falar foi de que uma petrolífera (a da concha, se não me engano) estaria disposta a assumir a bronca e bancar a conclusão das obras do autódromo, porém exigia exclusividade no fornecimento dos combustíveis, dentro da pista, para as competições por 20 anos. O impasse teria se dado justamente por essa questão do "período de carência" que a petrolífera exigia no fornecimento dos combustíveis para as competições. Procede?

Desculpe a falta de fontes, e, na verdade gostaria mesmo de saber se esse "causo" procede. Obrigado.