sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A primeira da F2 Codasur

Conforme publiquei na última Quarta, o Mário Estivalét enviou um e-mail com algumas imagens da Inauguração de Tarumã, da Copa Brasil de 71 e outras que ele não lembrava muito bem quando tinha sido. Pois vou ajudar o Mário a identificar os achados dele. O Mário tinha em seu baú - e não sabia - imagens do primeiro confronto entre brasileiros e argentinos em uma prova da Fórmula 2, disputada em Tarumã no dia 17 de Outubro de 1982. Vejam que barato. Nas imagens é possível identificar alguns carros. Vamos ver o que consigo:


A primeira aí em cima mostra provavelmente a volta de apresentação. Consegui identificar, na sequência, o #1 do pole Alberto Scarazzini, encoberto por ele está o #70 do Luis Di Palma. Depois aparece o #7 do Ronaldo Ely, o #3 do Leonel Friedrich e o #23 do Juan Manuel Fangio II, o carro que parecia uma McLaren. Dá para ver também alguns outros como o azulzinho do #25 do Josué de Mello Pimenta, tendo ao seu lado o #12 do "Chico" Feoli. Mais atrás, lá em cima, aparecem também o amarelo do Adu Celdo e o preto do Dárcio dos Santos. Na fila de trás dá para ver, fazendo um esforço o branco e vermelho do Cézar Pegoraro.


Aqui já parece ser a largada e parece que Scarazzini disparava na ponta.


Aqui vemos alguns carros mais de perto. O amarelo #72 é o vencedor, Miguel Angel Guerra. O #22 é Guillermo Maldonado. Aparecem também o #17 de Pedro Passadore e o #11 de Dárcio dos Santos.

Ops, olhem o "Chico" Feoli escapando no meio do Tala!


Encerro com uma da Turismo 5000 que correu no mesmo dia. Se vocês lembram, essa foi a prova na qual alguns pilotos do Campeonato Paulista vieram correr com os gaúchos. É possível ver o #24 do Cláudio Duarte, o #7 do José De Léo, o #14 do Edison Tróglio e o #13 do Luiz Fernando Tróglio. O último lá atrás é o Maverick #86 do paulista Alberto Takashira.

Demais esses achados. Vejam o que tinha de gente no Tarumã. Eu também estava lá. Tomara que venham mais imagens lá do baú do Mário.

Valeu, Mário!

Fonte das imagens: arquivo Mário Estivalét.

10 comentários:

Marco Queiroz disse...

Eu estava lá... vendo a F2!

Mas Leandro, explica melhor esta tua idade!

LARRI disse...

LEANDRO, eu também estava lá. Junto a mais 4 amigos fomos de Passo Fundo para assistir esta prova. Na programação também tinha uma prova de motovelocidade onde participou a Maria Cristina Rosito.

Jonny'O disse...

è sempre muito bom quando aparece fotos novas da antiga F2 ,e aquele Mufatão do Pimenta era bonito mesmo ,muito modificado pelo Gigante.

Eles nunca deveriam ter mudado para F3 ,nunca houve uma conecção com a europa .

Trazer os F3 europeus foi um erro ,gostaria que ainda hoje fosse a antiga F2 ,com chassis feitos aqui no Brasil e na Argentina ,dentro de nossa realidade e com grid cheio.

Dá muitas saudades!

Tohmé disse...

Concordo com meu amigo Jonny. Adoro estas imagens, para mim o que eu mais gostei em termos de automobilismo brasileiro-sulamericano.

MAis fotos, please.

Heitor disse...

Eu também assisti esta prova da reta dos boxes, e na altura da entrada dos boxes ... na hora em que os motores subiram o giro, quando a luz vermelha acendeu, Tarumã estremeceu. Foi fantástico assistir aquela largada. Convenhamos, os motores carburados roncavam muito mais bonito que os atuais injetados.

granito disse...

Como disse o Jonny'o os F-2 com chssi da Argentina e Brasil ( e tb os motores daqui) desenvolvidos na nossa realidade ( tecnologica e financeira ) eram um show sensacional, e ainda os pilotos eram mais experientes que atualmente existem na F-3 sulamericana que funciona como categoria escola . Os pilotos encaravam como categoria fim e atrevo a dizer que, se hoje propusesem uma categoria onde se pudesse desenvolver somente carros fabricados na America do sul com um V-8 desenvolvido pelo Orestes Berta, poderiamos ter a reedição desta maravilhosa categoria que contava com pilotos com passagem pela F-1 como Guerra e Boesel, pilotos de experiencia internacional como Leonel, Bocão e Passadore e grandes nomes do automobilismo nacional do Brasil e Argetina como Maldonado, Kissling, scarazzini , Ruben di Palma, Feoli, Darcio e nomes de jovens como eram Fangio II, victor marrese e Alvaro buzaid entre outros.
Só acho que as duas podem conviver harmoniozamente tanto a F-3 revelando talentos pras competições internacionais quanto pra nova F-2 Codasur, com um orçamento mais barato , com um v-8 padrão e chassis sulamericanos com materiais e tecnologia compat[iveis com a região e a criatividade de sempre. Algum empreendedor está dispoosto?

granito disse...

Esqueci, quanto ao post, achei fantastico mais uma vez , pois adoro e ainda tenho vivo na lembrança essa categoria que acompanhei de 82 a 86 e depois os anosde ouro da f-3 sudan até o declinio e seu renascimento. Torço por ela.
E amigo Sanco eu leio diariamente seu blog pra ver as novidades e não comento muito sobre os outros temas, pq não conheço e não acompanhei muito o automobilismo gaúcho, pq antigamente o que eu tinha de informação eram poucas reportagens na auto esporte, mas hj leio atentamente histórias que eu não conhecia pra aprender um pouco mais desse automobilismo que era tão bem elogiado por aqui mais não tinhamos informação quase nenhuma. E viva os canais de tv a cabo e a internet.

vitorio soder disse...

O que é as arquibancadas lotadas...cheio o autodromo.

Leandro Sanco disse...

Meu caro, Marquinhos.

Como sabes a "doença" começou cedo. Neste dia 17 de Outubro, faltava um mês e um dia para eu completar seis anos de idade, e já desenhava todos os carros em qualquer papel de pão que aparecia pela frente...

Eita doença braba essa...

Jonny'O disse...

Hehe...olha Sanco ,isso não tem cura!