domingo, 10 de junho de 2012

Desafio da Semana

Quem são os cidadãos abaixo? Que carro é esse? E para que prova eles estavam se preparando? 


Mãos à obra!

24 comentários:

luizborgmann disse...

Esse é um DKW-Malzoni, segunda metade da década de 1960, à esquerda seria o Henrique Iwers?
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

A viatura sem dúvidas é um DKW Malzone. Henrique Iwers está postado na esquerda e o local deve ser o páteo de recepção de veículos na Oficina da Avenida Paraná. O cidadão da direita será meio no chute : Werner Spener, piloto de Rally, ex-piloto de grandes aeronaves da Varig e que ainda deve estar pelo município de Tapes ou arredores onde por hobby constrói pequenas aeronaves.

Rodnei disse...

Junto com Henrique Iwers parece ser o Sr. Horst Dierks.

Anônimo disse...

Se o Capo Giordani já deu uma opinião acompanho o voto mas o biotipo do Werner lembra o MESTRE HORST.
Eng_da_Madrugada

Roberto Giordani. disse...

Amigos !
Pode até não ser o Werner Spener, mas com certeza não é o Horst Dierks. Não esqueçam que esta foto deve ser de 1965 ou 1966 ou ainda 67, quando o Werner deveria ter uns 40 anos de idade e em sua boa forma física, diferente de hoje que deve estar com 85 anos.
Vamos aguardar o desvendar do mistério.

luizborgmann disse...

Vou dar um chute com tempero no comentário: Essa foto provavelmente é de anos antes à inauguração de Tarumã, pois que se saiba o único DKW Malzoni que lá competiu foi o de Henrique Iwers com o #9. Teria sido o mesmo carro? Por outro lado, esse que está à direita na foto com Iwers teria competido em Tarumã nos primeiros anos na antiga classe "B" de 1601 a 3000 cm3 ?
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Olá Borgmann!
Sempre é bom dar um tempero nos comentários.O Malzone da foto nada tem a ver com o Malzone 9 do Heinz que somente se apresentou na inauguração de Tarumã e depois nunca mais o Heinz voltou às pistas como piloto.
Não lembro de outro Malzone ter se apresentado em Tarumã, nem nesta classe que mencionas que no caso seria Classe " C " de l,6 à 3 litros.
Estamos só no início da semana: vamos batendo papo até o Sanco nos esclarecer no final desta...... esta é a essência do Blog, e que bom que assim é.
Um grande abraço.
Roberto Giordani.

luizborgmann disse...

Olá meu caro Giordani,
Peço desculpas por não ter esclarecido meu ponto de vista:
Quando me refiro ao piloto da foto (ao lado de Iwers) ter participado da cat."B" nos primeiros anos de Tarumã, não teria sido com o DKW-Malzoni, devido à cilindrada deste. A suposição foi a de que Henrique Iwers tivesse utilizado esse mesmo carro DKW-Malzoni, anos depois da foto, em Tarumã, já com o numeral #9.
Por outro lado,por um lapso de sua memória, já que você ali participou ativamente neste periodo, nos primeiros anos de Tarumã(em especial as provas regidas pelo Campeonato Brasileiro), as categorias eram assim definidas:
Classe A = até 1600 cm3
Classe B = de 1601 a 3000 cm3
Classe C = de 3001 a 6000 cm3
Um abraço cordial,
luiz borgmann

luizborgmann disse...

Alô Mestre Giordani,
Fui pesquisar a respeito da participação de Werner Spenner. Participação em rali com Henrique Iwers, mas encontrei somente no carro com numeral #7(fonte:Renato Pastro).
Também sobre as categorias no inicio das provas em Tarumã, encontrei:
até 1300 cm3
de 1301 até 1600
1601 a 3000
até 6000
Força Livre
Com isto, e mais alterações posteriores geradas por cilindradas intermediárias, notadamente os motores 1000 (DKW), Ford Corcel (1300) e VW (1300) com inúmeros participantes nas provas.
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Caro LuizBorgmann!
As categorias iniciais da inauguração de Tarumã em 1970 iniciavam pela A até 1300 cc onde estávamos enquadrados com DKW, Corcel, 1093 e VW 1,3...... depois vinha a B de 1,3 até 1,6......e assim por diante como relatas no teu comentario imediatamente acima.
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Posso te afirmar que o Heinz somente fez a Prova inaugural de Tarumã mas na categoria maior porque não havia como enquadradra-lo nas outras : depois nunca mais competiu.

Anônimo disse...

Se ajudar na identificação do carro o certificado de propriedade era número 437481 as placas eram 53.50.60 e o ano de fabricação era 1966.

Renato Pastro

Roberto Giordani. disse...

Realmente, o impasse está somente no Malzone, pois fiz contato com o Eng. Oscar Leke e o mesmo confirmou ser o Cmte. Werner Spenner, além do Heinz, é lógico.
Confesso que a identificação feita pelo Renato Pastro é fantástica, mas não sei onde emprega-la para descobrir a propriedade do Malzone.
Temos que "sofrer" até o final da semana para o Sanco dizer........
Um grande e forte abraço a todos.
Giordani.

Paulo Schütz disse...

Pelo que me lembro, houve um Rali, com a participalçao da dupla Iwers/Spenner, a bordo de um Malzoni.

luizborgmann disse...

Pelas informações do comandante, será que a participação do DKW-Malzoni da foto com Iwers/Spenner foi no Rallye Ipiranga de 1968? Ainda com a participação de Karl Iwers em um DKW Belcar? E a vitória de um VW/Leke?
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Amigos !
Houve sim um Rally que o Heinz como piloto, teve o Werner Spenner com navegador. A dúvida é saber se o Malzoni da foto com o número 51 é o mesmo nº 9 que o Heinz fez a prova de força livre no dia 08 de novembro de 1970, data da inauguração de Tarumã.
Para falar a verdade, estou quase admitindo que o DKW Malzoni era o mesmo.
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Luiz : tens mais detalhes desta eventual participação do Karl Iwers com Belcar em Rally?
Perdoa minha incomprensão: mas o que é vitória de WV/Leke?

luizborgmann disse...

Alô Giordani,
Desculpe meus palpites de rali, pois estou só no chute, pois nosso especialista comandante Renato Pastro deve estar nos observando...
Nesse Rallye Ipiranga de 1968 me expressei mal, na verdade houve a participação de Nelson Jochims e Frederico Carlos Leke com um VW 1300, porém não é mencionada a classificação desse carro. Já Henrique Christiano Iwers/Werner Spenner, com GT Malzoni, obtiveram a 9a. colocação. Já Karl Iwers (RS) em dupla com Luiz Mondim (SP) a bordo de um DKW Vemag Belcar, obtiveram o 15° lugar. É o que consta.
Vamos ver o resultado nas mãos de nosso amigo Leandro Sanco.
Um abraço,
luiz borgmann

Naninho Dieterich disse...

Caro Giordani o Henrique só teve um DKW MALZONI e era 1966, pois a partir de 1967 o veículo passou a chamar-se PUMA DKW. O mesmo carro foi o de rallye e pista.
Abraço,
Naninho

Roberto Giordani. disse...

Oi Naninho!
Quanto tempo não nos falamos: que prazer em poder ler os teus esclarecimentos, já que naquela época vivias muito intensamente as provas de Rally.
Com a tua afirmação e a complementação do Borgmann, acredito agora que "matamos a charada" da semana de que as figuras são Heinz Iwers e Cmte. Werner Spenner. o Malzoni é o mesmo que competiu em Rallye e pista somente com numeração diferente e a Prova foi em 1968 no Rallye Ipiranga.
Bela integração no Blog do Sanco.
Um grande e forte abraço a todos.
Giordani.

luizborgmann disse...

Olá Giordani,
Será que o DKW-Malzoni #51 da foto seria o mesmo carro com que Henrique Iwers competiu com numneral #9 posteriormente em Tarumã?
Como sabemos, a DKW Vemag fechou suas portas no final de 1967, depois de adquirida pela VW. A equipe de competições da Vemag já havia acabado anteriormente, no primeiro semestre de 1966. Mas as informações do vínculo da Vemag com os Malzoni remetem a um período anterior: depois de Mario Cesar Camargo Filho (o Marinho) testar e aprovar o DKW Malzoni na pista, Rino Malzoni (o construtor, com a fábrica em Matão-SP) entrega 10 carros desse modelo para o departamento de competições da Vemag, e o de Henrique Iwers (que era piloto da fábrica na época) tinha o chassi G0004. Os outros carros eram de Marinho, Eduardo Scuracchio, Anisio Campos...mas também foram pilotados por Jan Balder e Emerson Fittipaldi (extra-oficial)quase vencendo uma edição das Mil Milhas Brasileiras com esse carro, perdendo para o Camillo João Christófaro no finalzinho da prova.
Resta saber, com esse detalhe, se é o mesmo carro, ou se ele havia retornado ao depto de competições da fábrica. Aquele que adquiriu o veículo posteriormente, adquirido de Iwers, poderá dizê-lo. A veracidade das informações, salvo melhor juizo, foram obtidas via Internet.
Um abraço.
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Oi LuizBorgmann!
Tuas informações são precisas, entretanto, vou te pedir desculpas antecipadas ao te dizer que de fato, o Heinz nunca foi piloto oficial da Vemag. A coisa mais próxima que chegou, e foi somente em uma oportunidade, o Heinz foi convidado a pilotar um carro da equipe Vemag e acredito que fosse um F 92 sedan e não um Malzoni. Ao chegar em São Paulo, o carro era tão ruim, tão ruim, que o Heinz desistiu de pilota-lo. A Simca ou a Willys ou até mesmo a Ford convidavam os pilotos regionais a pelo menos uma vez pilotarem as máquinas das fábricas. Posso estar equivocado, mas que eu saiba, nem o Heinz ou o Seu Iwers chegaram a pilotar uma viatura de fábrica.
A primeira frase do teu último comentário também tenho dúvidas: o Oscar Leke é que me informou que o 51 e o 9 eram o mesmo Malzoni, mas eu tenho dúvidas ainda.
O Naninho Dieterich informa que o Heinz teve somente um Malzoni, o que concordo, mas este 51 pode ser do próprio Cmte. Werner Spenner.
Já estou me tornando repetitivo, mas afirmo com certeza que em 1968 o Heinz disputou e fez 3º na Geral com o Malzoni de nº 9 nos últimos 500 Kms disputados na Cavalhada-Pedra Redonda, vencido pela BMW do Landi/Balder, seguido da Carretera 4 do Vitório: e só retornou a pista em 1970 na Inauguração de Tarumã, sendo sua última apresentação como piloto de competição de pista.
Vamos ver o que o Sanco nos informa.

Heitor disse...

Esta diversidade de épocas é que é fantástico neste blog, e o que torna brilhante a narração da história do nosso automobilísmo.Desta época eu tomo conhecimento atravéz de vocês, pois eu ainda estava em casa descobrindo como desmontar um carrinho de fricção ... rsrsrs ...

Roberto Giordani. disse...

Olá amigos !

Para corroborar que o Malzoni 51 do Rallye era o mesmo que o 9 de Tarumã, o Oscar Leke deu a recente explicação de que o nº 51 correspondia a posição de largada em cada Prova, ou seja, nesta da foto estavam com o nº 51 por largarem n posição 51 da ordem de largada. Mas que novela......rsrsrs
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SANCO : tu estás nos devendo organizares um encontro entre os blogueiros e os velhos jurássicos..
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Oi Heitor : é verdade o que falas, por este motivo, vai selecionando e arquivando notícias de um passado recente ou dias atuais, pois dentro de alguns anos quando os velhos como nós que temos até mais de 75 anos formos forçados a passar para o patamar de cima, aí restará para a turma do meio e a nova manter o blog do Sanco em atividades.

Heitor disse...

Roberto Giordani. Será sempre uma honra e uma grande satisfação participar deste blog, trocando informações sobre o que eu participei e conheci, e aprendendo outro tanto com vocês, sobre a história anterior ao meu convívio em nosso automobilísmo.

werner spenner disse...

Prezado Giordani!

Realmente o cidadäo da direita sou eu a idade tambem esta correta e estou em perfeita saude atualmente em viagem pela Alemanha. O Henrique e eu fizemos tres Rallys neste Malzone, dois Ipiranga e o Rally Freios Varga em Säo Paulo, mas o mais sensacional do Rally Freios Varga foi a viagem para Diadema onde fomos recebidos pelo Jan Balder, a viagem foi feita em menos de 12 horas no Malzone!!!Abraco Werner Spenner