sábado, 16 de junho de 2012

DKW Malzoni 1966 Pérola

O último Desafio gerou uma ótima discussão entre os blogueiros e quem assistiu a tudo isso, aguardando para se pronunciar foi o Comandante Renato Pastro, que foi quem enviou a imagem do Malzoni e de seus ocupantes, o saudoso Henrique Iwers e seu companheiro Werner Spenner.

O Pastro nos trouxe várias informações sobre a imagem, além de mais algumas para dividir com todos. Vai Comandante!

"Nas fotos onde aparece o GT Malzoni DKW de N° 51 (único modelo deste tipo inscrito na prova) são referentes ao I RALLYE IPIRANGA realizado em 30 de Novembro a 01 Dezembro 1968.

Era pilotado por Henrique Christiano Iwers e navegado por Werner Spenner, dupla de Porto Alegre que terminou a prova na 9ª colocação final com 600 pontos perdidos entre os 164 concorrentes na disputa.
Deve-se destacar a ótima performance na primeira etapa onde perderam somente 57 pontos terminando em 3° lugar.

Em uma das fotos podemos ver Werner Spenner com o seu equipamento de navegação. Ele era Comandante Master da VARIG em vôos internacionais.

Com este mesmo carro, no ano de 1968, Henrique Iwers participou de provas de velocidade nas estradas do Rio Grande do Sul como:
11 de Fevereiro - XII ANTONINHO BURLAMAQUI – 5° Lugar
11 de Agosto – 500 QUILÔMETROS DE PORTO ALEGRE - PEDRA REDONDA - 3° Lugar

A terceira foto abaixo é em Caxias do Sul na preparação para a continuação do Rallye em sua segunda etapa.

As fotos do DKW N° 82 são relativas ao II RALLYE IPIRANGA disputado em 25 e 26 de Outubro de 1969. Novamente a dupla Iwers/Spenner participou chegando em 44° lugar entre os 116 carros que conseguiram classificação."

O Pastro conseguiu ainda um registro da inscrição da dupla na prova de 1968, que mostra o ano de fabricação do carro, um 1966 cor Pérola. Ao que consta foi com esse carro que Iwers fez sua última prova, na inauguração do Autódromo de Tarumã, no final de 1970. De acordo com o Pastro esse carro está preservado por Eduardo Pessoa de Melo no DKW Clube do Brasil.

Por fim, publico mais uma imagem do Iwers, desta vez em Capão da Canoa, após a prova Antoninho Burlamaqui de 1968.

Agradeço ao Pastro pelas colaborações e pelos amigos que passaram a semana discutindo os detalhes de mais um Desafio.








Fonte das imagens: arquivo Renato Pastro.

5 comentários:

luizborgmann disse...

Na primeira foto, o navegador no seu local de trabalho. O GT Malzoni, com o volante Fórmula 1 (dos Fittipaldi) e câmbio no assoalho, era o sonho de muita gente. Lembrei de imediato do GT Malzoni (ou Puma DKW) do Nygaard, vermelho, era impecável.
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Foi prazeroso trocar mensagens com os amigos blogueiros. Sempre que o assunto for DKW estaremos "ligados" para trocarmos mensagens.
Obrigado Pastro, por nos propiciar estes momentos agradáveis.
Luiz: caso não tenhas conhecimento, existem dois Puma DKW vermelhos inteiríssimos de dar água na boca com dois Jurássicos : Teodoro Janusz e Oscar Fernando Leke.
Um grande abraço a todos.

luizborgmann disse...

Olá amigos,
Posso estar enganado: houve uma época em que o motociclismo no RS era muito mais disputado e apreciado no RS, campeonatos regionais com grids volumosos, participação gaúcha nos torneios nacionais (Copa RD350, Fórmula Honda 400, 350 Nacional, Força Livre,etc). Certa ocasião, na categoria de acesso (ciclomotores)houve a participação de um garoto chamado Christiano Iwers, que vem a ser o filho de Henrique. Esta afirmação vem de cabeça, já faz muito tempo e já não tenho mais toda a certeza. O Christiano (Chris) hoje é luthier e especializado no Creedence Clearwater Revival (Só Creedence). Mas acelerou, não foi?
Um abraço.
luiz borgmann

Macchina disse...

as dkw's sempre deram show!!

Christian Iwers disse...

Ola amigos, é veridica a lembrança do luizborgmann. Participei sim, durante 2 anos da categoria ciclomotores, e modestamente sempre estive entre os 4 primeiros dentre 18/20 competidores. Valeu a lembrança, e magnifico Post. Segundo meu Pai esse Malzoni fornecia 90HP. Um grande abraço.