sábado, 9 de junho de 2012

Irmãos Coragem

O Heitor Cardoso acertou parcialmente o último Desafio aqui do blog. Era mesmo a Patrícia de Souza, porém faltou citar seu irmão Paulo, com quem fazia dupla naquela temporada do Gaúcho de Marcas e Pilotos de 1990.

Paulo e Patrícia, os irmãos de Caxias do Sul, iniciaram aquela temporada competindo com um Passat, mas na metade do campeonato, em razão das alterações do regulamento, optaram trocar o velho Passat por um Gol, e já na estreia, na quarta etapa obtiveram um segundo lugar na prova 3 Horas de Guaporé.

O Gol acabou sendo também utilizado na prova de Tarumã do Brasileiro de Marcas e Pilotos. A dupla fazia uma excelente prova, mas uma rodada acabou prejudicando um melhor resultado dos irmãos.

Paulo iniciou no kart, no início dos anos 80, mas foi no Rallye que obteve seu primeiro título, em 1986, fazendo dupla com o navegador Jacques Demore com um Voyage da categoria Estreantes. No ano seguinte voltou para o kart e em 1988 participou de algumas provas do Gaúcho de Opalas. Na última etapa do ano venceu, mesmo largando da última posição, comprovando o seu talento e demonstrando que estava disposto a brigar pelo título de 1989 e foi exatamente isso que aconteceu. Paulo venceu a maioria das provas, tendo em César Mathias o seu grande adversário, mas acabou desclassificado de uma prova e o título ficou para Mathias. Porém, Paulo entrou com um recurso na justiça e já no ano seguinte, conseguiu reverter a decisão e finalmente foi declarado campeão da temporada de 1989.

Por sinal, 1989 foi um ano de muitas conquistas para os irmãos Souza. Na última prova do ano, as 12 Horas de Tarumã, eles venceram, saindo da pole position, tendo ainda Luiz Gustavo Lazzari na pilotagem do Opala.

Aquele resultado não foi uma surpresa, pois nas 12 Horas de 1988, os irmãos, na ocasião correndo com Rudimar Berlaver, haviam feito a pole position e se não fossem problemas mecânicos teriam naquela oportunidade.

Depois de 1990, Paulo correu mais algumas provas do Brasileiro de Marcas em dupla com Eduardo de Freitas, vindo a falecer anos mais tarde.

Patrícia também iniciou no kart, por influência do irmão. Por pouco não saiu vencedora de sua prova de estreia, nas 12 Horas de 1988. Depois de competir no Gaúcho e Brasileiro de Marcas, participou de outras categorias como TC1600, Copa Fiesta Feminina, além de provas de longa duração. Na última 12 Horas de Tarumã, participou de uma equipe apenas de gurias, tendo a Isadora Diehl e a Sabrina Kuronuma. O trio obteve um excelente segundo lugar na Classe IV e 11º no Geral.

Abaixo algumas imagens da carreira dos irmãos.












Fonte das imagens: jornal Esporte Motor, arquivo Clube Porto Alegre de Rallye, arquivo Muriel Hirschmann, revista Auto Esporte, site Inema e arquivo Patrícia de Souza.

Um comentário:

Anônimo disse...

O saudoso Paulo Eduardo de Souza juntamente com o navegador Jacques Demori foram CAMPEÕES BRASILEIROS DE RALLLYE DE VELOCIDADE na Categoria Novatos no ano de 1986.

Tive a honra e a oportunidade de competir "contra" ele em etapas do Campeonato Gaúcho de Rallye de Regularidade nos anos 2000. Inclusive em uma etapa devo um lugar no pódium a ele que me retirou de um "barranco desastrado" durante uma etapa com muito barro...

O sempre atuante Clube Caxias de Rally - C.C.R, organiza regularmente uma prova que leva o seu nome pois Paulo foi um dos fundadores e incentivadores daquele Clube.

Renato Pastro