Desta vez vou entrar no palpite : o meio cabeludo do lado esquerdo da foto é o piloto Júlio Renner, com o Vilmar Azevedo, preparador, à direita. A viatura é uma fusquéta azeitérra que também era pilotada pelo Fernando Esbroglio em Endurance. A pista é Tarumã e o ano não posso precisar, mas deve ser entre 1972 e 1974. Júlio Renner é um piloto atípico por ser meio "fechadão" de conversa, mas com "tiradas" espirituosas.
Há um piloto no cokpit que pode ser o Esbroglio, indicando que a corrida é Endurance ou em baterias. As árvores podem ser da pista de São José dos Pinhais no Paraná. Vou parar de fazer adivinhações. Espero que que alguém tenha mais certeza do que eu.
Olá amigos, Um olhar mais atento (veja no vão formado pelo braço de Julio Renner) aparecem as letras PA, no barranco do autódromo, lá atrás. Para quem frequentou o autódromo de Tarumã desde a inauguração, sabe que havia, em letras grandes, a inscrição SORIPA de empresa de propaganda, acho que era entre a 1 e 2. É só um indício do local. Por este motivo, os carros poderiam estar no sentido anti-horário, naquele local. Lembro que já foram realizadas corridas no sentido anti-horário em Tarumã, mas nesta categoria não me recordo. O barranco ascendente que aparece na foto, contribui para a divagação...Na certa, os amigos vão confirmar. luiz borgmann
Oi Borgmann! O bom das perguntas do Blog é que geram diversos comentários. Também não lembro que tenha havido alguma corrida desta categoria no sentido inverso; aliás, acho que não houve qualquer corrida oficial no sentido inverso, somente alguns carros andaram para ver como era. A inversão do circuíto provocaria uma série de medidas muito dispendiosas. O assunto chegou a gerar polêmica e discussões após a vinda de um Inspetor da FIA ou algo semelhante que recomendou inverter o sentido,para que o circuíto ficasse no sentido horário e os boxes à direita da pista...... manias daquela época que nada tinha a ver. A "brincadeira" acabou quando o Selhane "deu uma de piloto", pegou o JK acredito que do Panatto e deu um estampaço na "saída" do Curva do Tala à subir. A medida criava também outros dois problemas : não havia "alicate" que conseguisse frear os carros à descer e chegar na freada da Curva 9, e a "saída" da Curva 1 vindo da 2 vira trampolim do diabo, uma verdadeira rampa de lançamento. Fugiu um pouco do assunto, mas vale a história. O única alinhamento que eu lembro que foi feito fora da reta de chegada, foi no dia da inauguração de Tarumã quando a "concentração" foi feita lá embaixo na curva 8 e depois fomos levados para a largada no local tradicional.
Olá meu amigo Giordani, Como diria o saudoso Carlos Alberto Petry, quem sou eu para contestar suas informações! Brincadeiras à parte, lembro de ter assistido a uma corrida oficial de Speed no sentido inverso (horário), e não faltaram cacetadas, especialmente na chegada da 1. Agora eu mesmo me questiono: teve mesmo a corrida ou é fruto da imaginação? Mas me parece ter havido também em outra categoria, vamos investigar. Por outro lado, o não menos saudoso João de Deus Selhane Costa, que hoje faz companhia ao Petry, era meu vizinho, desfrutei com ele as novidades de Tarumã na época e o seu famoso Gordini 1093 que era utilizado como veículo de apoio eventualmente nas competições, cujo carro aparece em fotos antigas de Tarumã nos anos 70. Obrigado por seu comentário. luiz borgmann
Um importante evento nacional (nada a ver com esse carro) com percurso invertido em Tarumã,foi o último "prime" do "Rally da Integração Nacional", de 1972. Acho (memória já não ajuda) que só deu o puminha do Balder.
Caro Borgmann : Até é possível que depois daquela tentativa havida no início e metade dos anos 70 tenha havido alguma tentativa com a Speed que é bem mais recente que daquela época. A verdade de tudo isto, é que se inverter o sentido da pista de Tarumã, irá quitar dela o seu desafio contra a velocidade, curvas de alta que são o "xodó" dos pilotos, e ter que realizar muitas obras de adaptação principalmente na curva 1 que fica uma rampa de lançamento. Deixem-na assim com o sentido que está: podem melhorar muito ainda e aumentar a vontade de pilotar em Tarumã, até para velhinhos assanhados 75 anos como eu. Um grande abraço a ti e aos que frequentam o blog.
Tiveram durante tres anos seguidos corridas do campeonato gaucho da Copa Fiat, Fuscas e talvez Marcas no sentido inverso de Tarumã. No primeiro ano usou-se o "S" das motos na curva 9. No segundo um "S" de pneus perto do fim da reta. No terceiro, como a gauderiada já estava afinada, tudo liberado.Em um destes anos, tivemos em Guaporé uma prova no sentido inverso também.Não lembro exatamente os anos, mas deve ter sido entre 1997 e 2000. Todos que andaram nessas provas não esquecem.
Parece q o professor Claudio Muller, usava o traçado d Tarumã invertido. Embora ñ tenha assitido, lembro q houve corridas na forma comentada por Luiz Fernado Costa. Acho q errar a freiada da nove descendo a reta é punk. Também, para subir até o laçõ tem q ter muito motor. Particularmente, prefiro no sentido tradicional. É um prazer ler os comentários do Sr. Roberto Giordani, assim como o site dos jurássicos.
Buenas! Lembro bem que no Tala havia por muito tempo faixas de posição de largada pintadas no chão. Mas nunca vi corridas em sentido contrário. Pedrão-SMO
Essa é para o amigo Roberto Giordani: Conversei hoje com o seu Vilmar Azevedo, que caminha com dificuldade e com auxílio de uma bengala depois da cirurgia no pé. Pois o seu Vilmar não viu esta foto do blog, mas afirma que esse carro participou, com Julio Renner e Esbróglio, em algumas provas em Rivera, e que surpreendeu a turma de lá, andando inclusive na frente de alguns BMW. Era isso, vamos aguardar o resultado do Desafio. Um abraço. luiz borgmann
15 comentários:
Desta vez vou entrar no palpite : o meio cabeludo do lado esquerdo da foto é o piloto Júlio Renner, com o Vilmar Azevedo, preparador, à direita. A viatura é uma fusquéta azeitérra que também era pilotada pelo Fernando Esbroglio em Endurance. A pista é Tarumã e o ano não posso precisar, mas deve ser entre 1972 e 1974.
Júlio Renner é um piloto atípico por ser meio "fechadão" de conversa, mas com "tiradas" espirituosas.
Revendo melhor : pode não ser Tarumã e sim Rivera no Uruguai.
acho que rivera nao é na minha epoca nao tinha aquelas arvores...
Há um piloto no cokpit que pode ser o Esbroglio, indicando que a corrida é Endurance ou em baterias.
As árvores podem ser da pista de São José dos Pinhais no Paraná.
Vou parar de fazer adivinhações.
Espero que que alguém tenha mais certeza do que eu.
Olá amigos,
Um olhar mais atento (veja no vão formado pelo braço de Julio Renner) aparecem as letras PA, no barranco do autódromo, lá atrás. Para quem frequentou o autódromo de Tarumã desde a inauguração, sabe que havia, em letras grandes, a inscrição SORIPA de empresa de propaganda, acho que era entre a 1 e 2. É só um indício do local. Por este motivo, os carros poderiam estar no sentido anti-horário, naquele local. Lembro que já foram realizadas corridas no sentido anti-horário em Tarumã, mas nesta categoria não me recordo. O barranco ascendente que aparece na foto, contribui para a divagação...Na certa, os amigos vão confirmar.
luiz borgmann
Acho que o Giordani matou. É no Paraná, Pinhais, ano 1973, fusca do Júlio Renner, preparado pelo Vilmar com o Esbróglio no comando.
Abração.
Catô
Oi Borgmann!
O bom das perguntas do Blog é que geram diversos comentários.
Também não lembro que tenha havido alguma corrida desta categoria no sentido inverso; aliás, acho que não houve qualquer corrida oficial no sentido inverso, somente alguns carros andaram para ver como era.
A inversão do circuíto provocaria uma série de medidas muito dispendiosas.
O assunto chegou a gerar polêmica e discussões após a vinda de um Inspetor da FIA ou algo semelhante que recomendou inverter o sentido,para que o circuíto ficasse no sentido horário e os boxes à direita da pista...... manias daquela época que nada tinha a ver.
A "brincadeira" acabou quando o Selhane "deu uma de piloto", pegou o JK acredito que do Panatto e deu um estampaço na "saída" do Curva do Tala à subir. A medida criava também outros dois problemas : não havia "alicate" que conseguisse frear os carros à descer e chegar na freada da Curva 9, e a "saída" da Curva 1 vindo da 2 vira trampolim do diabo, uma verdadeira rampa de lançamento.
Fugiu um pouco do assunto, mas vale a história.
O única alinhamento que eu lembro que foi feito fora da reta de chegada, foi no dia da inauguração de Tarumã quando a "concentração" foi feita lá embaixo na curva 8 e depois fomos levados para a largada no local tradicional.
Olá meu amigo Giordani,
Como diria o saudoso Carlos Alberto Petry, quem sou eu para contestar suas informações!
Brincadeiras à parte, lembro de ter assistido a uma corrida oficial de Speed no sentido inverso (horário), e não faltaram cacetadas, especialmente na chegada da 1. Agora eu mesmo me questiono: teve mesmo a corrida ou é fruto da imaginação? Mas me parece ter havido também em outra categoria, vamos investigar.
Por outro lado, o não menos saudoso João de Deus Selhane Costa, que hoje faz companhia ao Petry, era meu vizinho, desfrutei com ele as novidades de Tarumã na época e o seu famoso Gordini 1093 que era utilizado como veículo de apoio eventualmente nas competições, cujo carro aparece em fotos antigas de Tarumã nos anos 70.
Obrigado por seu comentário.
luiz borgmann
Um importante evento nacional (nada a ver com esse carro) com percurso invertido em Tarumã,foi o último "prime" do "Rally da Integração Nacional", de 1972. Acho (memória já não ajuda) que só deu o puminha do Balder.
Caro Borgmann :
Até é possível que depois daquela tentativa havida no início e metade dos anos 70 tenha havido alguma tentativa com a Speed que é bem mais recente que daquela época.
A verdade de tudo isto, é que se inverter o sentido da pista de Tarumã, irá quitar dela o seu desafio contra a velocidade, curvas de alta que são o "xodó" dos pilotos, e ter que realizar muitas obras de adaptação principalmente na curva 1 que fica uma rampa de lançamento.
Deixem-na assim com o sentido que está: podem melhorar muito ainda e aumentar a vontade de pilotar em Tarumã, até para velhinhos assanhados 75 anos como eu.
Um grande abraço a ti e aos que frequentam o blog.
Tiveram durante tres anos seguidos corridas do campeonato gaucho da Copa Fiat, Fuscas e talvez Marcas no sentido inverso de Tarumã. No primeiro ano usou-se o "S" das motos na curva 9. No segundo um "S" de pneus perto do fim da reta. No terceiro, como a gauderiada já estava afinada, tudo liberado.Em um destes anos, tivemos em Guaporé uma prova no sentido inverso também.Não lembro exatamente os anos, mas deve ter sido entre 1997 e 2000. Todos que andaram nessas provas não esquecem.
Alô amigos,
Será que os carros estão parados na descida do Tala, pois o barranco é muito parecido.
luiz borgmann
Parece q o professor Claudio Muller, usava o traçado d Tarumã invertido. Embora ñ tenha assitido, lembro q houve corridas na forma comentada por Luiz Fernado Costa. Acho q errar a freiada da nove descendo a reta é punk. Também, para subir até o laçõ tem q ter muito motor. Particularmente, prefiro no sentido tradicional. É um prazer ler os comentários do Sr. Roberto Giordani, assim como o site dos jurássicos.
Tazio Nuvolari
Buenas!
Lembro bem que no Tala havia por muito tempo faixas de posição de largada pintadas no chão. Mas nunca vi corridas em sentido contrário.
Pedrão-SMO
Essa é para o amigo Roberto Giordani:
Conversei hoje com o seu Vilmar Azevedo, que caminha com dificuldade e com auxílio de uma bengala depois da cirurgia no pé.
Pois o seu Vilmar não viu esta foto do blog, mas afirma que esse carro participou, com Julio Renner e Esbróglio, em algumas provas em Rivera, e que surpreendeu a turma de lá, andando inclusive na frente de alguns BMW. Era isso, vamos aguardar o resultado do Desafio. Um abraço.
luiz borgmann
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