domingo, 12 de agosto de 2012

Desafio da Semana

Que carro é esse? E o piloto? Quando? O onde vocês já sabem... 


Mãos à obra!

11 comentários:

luizborgmann disse...

Alô amigos,
Já morei em Curitiba, e havia uma empresa de lá chamada Escapamentos Portão, no bairro do mesmo nome, que patrocina esse carro. Observando o cabeçote, pode ser um VW 1.6 água com um Weber duplo. Pelo numeral e capacete, será que é o Neco Fornari? O protótipo seria um Manta-VW ?
luiz borgmann

Anônimo disse...

O carro é um Manta Volkswagen refrigerado a ar), o piloto é o paranaense Ricardo Valente.
Prova do Brasileiro da Divisão 4 em Tarumã, acredito que em 1973.

Renato Pastro

Paulo Schütz disse...

A notícia que se tem, sobre Ricardo Valente, em Tarumã, creio que foi 1972, era um Manta com motor Alfa Romeu 2150.

Paulo Schütz disse...

A notícia que se tem, sobre Ricardo Valente, em Tarumã, creio que foi 1972, era um Manta com motor Alfa Romeu 2150.

Juanh disse...

Hermoso auto, todos los SP fueron lo mejor del automovilismo.
Abrazos!

luizborgmann disse...

A observação do amigo Paulo Schütz a respeito do motor Alfa Romeo: um olhar mais atento aparece um dos cabeçotes do referido motor, e também a dupla solex 40. Será?
luiz borgmann

Julio Cesar Gaudioso disse...

Belo motor Alfa, Borgmann. Saudades do tempo que o Templo tinha patrocínio (Ipiranga) em todo o Flexi-Beam.

luizborgmann disse...

Alô Julio Cesar Gaudioso, lembra que fiz uma visita para você (Molykote) no Museu do Motor da UFRGS ? Preciso do seu email, por favor envie para o Leandro Sanco e ele fará a gentileza de me retransmitir.
Um abraço
luiz borgmann

Anônimo disse...

Realmente observando a foto com mais atenção e levando em consideração os mestres Schütz e Borgmann tenho que modificar minha opinião sobre o motor do Manta do paranaense Ricardo Valente.

O motor Volkswagen refrigerado a ar não é pelo identificação óbvia do cabeçote.

No final de 1972 (a foto é de 1973) quando ja andava de Manta-FNM o paulista José Pedro Chateaubriand, a fábrica de Márcio Leitão e Enzo Scarletti montou outro Manta com motor FNM (bloco importado da Alfa Romeo) de 2.000 cm³, desenvolvendo 170 HP-SAE a 7.200 rpm. Seu peso era de 563 Kg, com suspensão independente nas 4 rodas, utilizando um sistema de triângulos, idealizado pelos próprios fabricantes, caixa de câmbio Saenz(argentina) de cinco marchas, freios ATE nas 4 rodas com duplo circuito, sendo os traseiros acoplados no câmbio, usando 2 caburadores Weber de 45mm.

Deve ser o carro da foto.

Abraços

Renato Pastro

Julio Cesar Gaudioso disse...

Borgmann,
Você foi no MotorShow 2011, espero que tenha gostado; a gente fica correndo de um lado para outro e nem sempre (com certeza) dá a atenção que todos mereçem.
Um abraço
Meu e-mail pessoal é:
julio.gaudioso@ig.com.br

O e-mail do Museu do Motor da UFRGS é: museu_motor@ufrgs.br

Anônimo disse...

Pessoal
Sou curitibano e durante 1965 a 1974 não perdi nenhuma prova no Paraná e assisti outras várias em São Paulo e Taruma.
Afirmo que o piloto paranaense Ricardo Valente só correu de Manta ALFA ROMEO, que era patrocinado pela Revenda FNM de Curitiba IRMÃOS GULIN e pelo Escapamento Portão.Ricardo Valente tinha uma oficina nos fundos da casa do seu Avô materno Algacyr Munhos Maëder (foi Reitor da Universidade do Paraná)na Rua Dr Pedrosa em Curitiba. Tenho lembrança de uma das suas poucas vitorias,em Curitiba, qdo. na entrada da reta de chegada ele ultrapassou Pedro Mufatto que pilotava um Puma Volks vermelho que liderou toda a prova até ser ultrapassado pelo Manta Alfa Romeo de Ricardo Valente.
Quem correu de Manta Volks por muito tempo foi o saudoso Luiz Moura Brito / Abraços