sábado, 11 de agosto de 2012

Júlio Renner

O último Desafio rendeu boas discussões. Primeiro em relação ao carro e os personagens que apareciam na imagem e depois sobre a realização ou não de provas no sentido inverso de Tarumã.

Pois bem, a imagem do Desafio me foi enviada pela Fernanda Renner, esposa do rapaz que aparecia no lado esquerdo do retrato, o Júlio Renner, proprietário do famoso Fusca #1 no qual dividia a pilotagem com Fernando Esbroglio (dentro do carro), com preparação do Vilmar Azevedo (à direita).

A prova em questão era a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Viaturas Turismo, disputada em Curitiba no dia 3 de junho de 1973. A turma chegou a ficar em dúvida em relação ao local, pois realmente o barranco lembrava um pouco o de Tarumã.

Esbroglio competiu na Classe A e largou na 21º posição entre 26 competidores. Após uma hora de prova, cruzou a linha de chegada na 7º posição, na mesma volta do vencedor. Outros representantes do RS na Classe foram Brasílio Terra, Bruno D'Almeida, Emílio Boeckel e Ricardo Trein.



Sobre as provas disputadas no sentido invertido de Tarumã, aí abaixo estão dois registros encontrados que comprovam a disputa. Conforme bem lembrou o Luiz Fernando Costa, ocorreram três provas nesse sentido, sendo a primeira disputada em 1997. Nesta eu estive presente e estava acompanhando meu tio, Noel "Paulista" Teixeira, que competia na Copa Fiat. As largadas aconteciam na saída da curva do Tala Larga e o grid se acomodava até a curva 8. O ponto mais complicado, ao menos para os Fiats, de traseira leve, era a temida Curva 1. Os carros chegavam em alta velocidade embalados pelo longo trecho de pé no fundo, desde a Curva do Laço. Me lembro que foram várias as rodadas espetaculares na saída da 1, onde os carros iam "sambando" até metade da reta, agora em descida. Um dos protagonistas foi o próprio "Paulista" e o outro o Professor Evaldo Quadrado, que naquele ano acabou conquistando o campeonato em dupla com João Sant'Anna.

Abaixo duas imagens da Speed 1600, creio que de 1998.



Fonte das imagens: arquivos Fernanda Renner, Roberto Schmitz e Arnaldo Fossá.

3 comentários:

Roberto Giordani disse...

Só na 3ª avaliação consegui um foco que seria São José dos Pinhais.
Muito boa esta "pegadinha" com o "artista" Júlio Renner.... deu papo para mais de metro.
Fernanda : vê se dá um jeito de colocar este ermitão para fora de casa e manda ele estar conosco na Festiva dos Jurássicos na próxima quinta feira dia 16.

luizborgmann disse...

Olá Mestre Giordani,
Me parece que Julio Gaspar Renner já é falecido, posso estar enganado.
Um abraço,
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Oi Borgmann !
Obrigado pelo Mestre.
O Júlio, graças ao Bom Deus está bem vivo. O problema que está meio ermitão, não querendo ver gente.
Mas está bem vivo.