sábado, 23 de março de 2013

André Pretto

Acertou quem respondeu que era o piloto André Luiz Pretto no último Desafio. O catarinense de Campos Novos entrou em contato com o blog recentemente, dividindo alguns registros de sua trajetória nas pistas.
 
O André já foi assunto aqui no blog, tempos atrás, quando um Desafio mostrava a imagem de um Corcel I #31. Era sim o Corcel do André, porém na época em que ainda pertencia ao Ozenaide Pacheco, o "Pachekinho" de Canoas, que correu com ele na Divisão 3. André adquiriu o carro e deixou a preparação a cargo do Jackson para fazer sua primeira corrida na categoria Estreantes, no final de 1980.

André Pretto - que me disseram ter parentes em Encantado (está explicada a origem do gosto pela velocidade) - estudava na Unisinos e aproveitava os finais de semana para competir. Isso me lembrou outro piloto de fora do RS, que tinha história semelhante, o Paulo de Tarso Marques, que correu na Divisão 1 em meados dos anos 70.

A carreira do piloto de Campos Novos foi bastante breve, mas suficiente para deixar sua marca de piloto muito veloz. As matérias dos jornais da época descreviam o seu desempenho como notável, imbatível, surpreendente, entre outros adjetivos. Ele chegou a conquistar nada menos do que quatro vitórias consecutivas na Estreantes em 1981, antes de passar para a Turismo Especial Gaúcho, onde também teve destacada atuação. Não foi o campeão - título que ficou com Cláudio Ely - mas recebeu da Associação de Cronistas de Automobilismo do RS o troféu destaque da referida categoria.

Após aposentar o Corcel I, André chegou a fazer duas provas de um campeonato brasileiro em 1982, o Torneio Corcel II, com um dos carros da equipe Tênis Campeão - Strassburger. Seu parceiro foi Antônio Gilberto Ody, ex-adversário na Estreantes e na TEG. Na prova de Guaporé foi o sétimo colocado, mesmo resultado obtido na semana seguinte em Tarumã. Após essa prova, André encerrou sua participação nas pistas.

Ao longo da semana publicarei mais algumas imagem do piloto em ação. Por enquanto fiquem com os registros abaixo.

Agradeço ao André pelo contato e por ter compartilhado seus arquivos.

Valeu, André!
 


Fonte das imagens: arquivo André Luiz Pretto - fotos Vilsom Barbosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Abraço pr André Pretto!!andava muito e ficou amigo do meu Pai!!na epoca do brasileiro de corcel II o pai teve um avc na etapa do campeonato em guaporé em 1982!na epoca meu pai Marcos era preparador da equipe!!

Marcelo Vieira

paulo rotta disse...

se tinha origem em encantado, devia guiar muito! quem toma da água daquela cidade, tem gasolina nas veias.
abraços