sábado, 8 de junho de 2013

Ciclomotores

O último Desafio foi fácil. O número 9 estampado na motinho mostrava a terceira geração da família Iwers participando do esporte a motor. Chris Iwers participou da categoria Ciclomotores entre os anos de 1988 e 89, sendo assistido por seu pai, o saudoso Henrique Iwers, que há dois anos nos deixou.
 
Os Ciclomotores faziam parte do Racing Day, evento que reunia num mesmo dia, provas de Opalas, Fuscas, Fórmula Ford e as motos, nas categorias Fórmula Gaúcha e Standard e que marcou época na história das competições em solo gaúcho.
 
Trocando algumas mensagens com o Chris, que me disponibilizou a imagem do Desafio feita em 1989 em Guaporé, ele trouxe um relato da sua maior recordação. Disse ele: "Em Tarumã foi sem duvida a PRIMEIRA etapa que mais me recordo, pois me marcou muito. Tínhamos problemas de vibração no motor que faziam "borbulhar" a gasolina no carburador, tornando uma novela carburar a máquina. Meu truque era ficar abrindo e fechando a torneira do combustível para melhorar os problemas de lenta. Só que na hora da largada eu ficava abrindo e fechando pra não morrer o motor. Resultado quando acendeu a luz verde: apagou o motor, olhei pra torneira e estava fechada. E todos se foram, e eu fiquei ali. Abri voando a torneira, saí empurrando, pegou e fuiiiiiii. Entre o Laço e a curva 9 eu passei 15 motos na primeira volta. E já cruzei em terceiro na primeira volta. Pra qualquer garoto naquela situação, a sensação de conquista era indescritível. Passei feliz na reta olhando meu pai que estava no muro fazendo sempre aquele gesto de "ACELERAAA".
 
Que bacana.
 
Abaixo alguns registros com um pódio de 1989, uma largada em Guaporé, Henrique e Chris, também em Guaporé e por fim uma do Ricardo Lazzarotto, que já apareceu por aqui, quando falou do pai, o também saudoso piloto Milton Lazzarotto.
 




Fonte das imagens: arquivos Chris Iwers e Ricardo Lazzarotto.

2 comentários:

CHRISTIAN IWERS disse...

Sem palavras para o magnífico post. Aquela foto de largada é inédita. Rolou uma taquicardia vendo isso. Obrigado Sanco por manter o espirito vivo.

Niltão Amaral disse...

Muito legal!