sábado, 14 de setembro de 2013

Simca Regente

Não tinha como não acertar, afinal aquela foi uma das poucas provas (senão a única) daquele Simca Regente branco #35 do Breno Fornari no Tarumã. A imagem do último Desafio mostrava uns quantos carros contornando a Curva do Laço, na prova principal da programação inaugural do autódromo de Viamão.

O carro era o mesmo que dois anos antes protagonizou o famoso acidente no muro da Delegacia de Polícia da Avenida Wenceslau Escobar, quando disputava a prova 500 km de Porto Alegre no dia 11 de Agosto de 1968.

Fornari competiu com este carro até 1971. Sua última apresentação foi na prova Grande Prêmio Internacional de Tarumã no dia 30 de Maio.

A imagem do Desafio mostrava ainda os Pumas #46 do piloto paulista Freddy Giorgi e o #48 do também paulista Angi Munhoz, um Simca, que provavelmente era o #85 do Afonso Iglesias, um VW, que creio que possa ser o #8 do Lino Reginatto (puro chute) e um tal paralamas.

O meu amigo Carlos "Catô" Belleza lançou um outro desafio em meio a este, mas seria muito difícil tentar aqui dar um parecer, afinal o paralama traseiro do carro que ia logo à frente do #35 aparecia muito pouco. Mesmo assim, foi levantada a hipótese de ser o Simca #87 do José Madrid. Será? Fui buscar uma imagem daquele mesmo dia onde aparece esse carro. É difícil confirmar.

Bom, as imagens me foram gentilmente enviadas pelo Alexandre Fornari, que cuida com todo o carinho do acervo do seu saudoso pai. Seguidamente é possível encontrá-lo em alguma exposição de carros antigos, divulgando a memória do Seu Breno.

Fiquem com mais outros registros do Regente #35 no dia da inauguração do Tarumã.
 
Olhando com atenção a última imagem, percebe-se que o Simca de Fornari, que aparece seguindo o "Chico" Feoli, estava com a frente inteirinha para os treinos. Nas demais, onde é possível vê-lo na pista, nota-se que Seu Breno havia provavelmente dado uma encostada nas latas com a lateral dianteira direita.





Fonte das imagens: arquivo Alexandre Fornari.

2 comentários:

Carlos Belleza disse...

Breno Fornari, foi o primeiro piloto que eu vi ganhar uma corrida de automóveis! Foi em Rivera, no início dos anos 60. Eu tinha 12 ou 13 anos e olhava para aquela pessoa e via um super-homem!! Uns 11 anos depois eu estava dividindo a pista do nosso Tarumã com o "velho" Breno!! Foi nas 6 horas de Tarumã, D1, o "seu" Breno e o querido amigo, Nêni no Doginho nº 35 e o Soldan e eu no Doginho nº 10! O Polara 10 foi o vencedor na classe B! Sinceramente, apesar da imensa alegria, eu tive vontade de pedir desculpas ao "seu" Breno por ter chegado à sua frente, tamanha era a admiração que eu tinha por ele!
Tudo isto eu já tive a oportunidade de dizer pessoalmente ao Nêni, penso que o Sanco foi testemunha, e agora quero deixar registrado publicamente a minha profunda admiração por Breno Fornari como exemplo de homem, cidadão, piloto e pelo chefe de família que foi. Peço que o Alexandre, o Nêni e o Neco, ao receberem o meu abraço, levem esta mensagem à todos os descendentes do "seu" Breno.

Catô.

fernando Nana disse...

O Jose Madri Veio a Pelotas ao velorio do meu pai que eram muinto amigos nesta carretera Sinca Motor Corvete, dai veio meu lado piloto erança de Jose Madri quemme criei na garage em Pelotas ,e depois em porto ,eo seu Breno fes meu pimeiro carro um Sinca
Tufão.