segunda-feira, 30 de julho de 2007

Churrasco no Tala Larga

Identificaram a dupla do post anterior? Ninguém menos do que dois dos maiores pilotos que o RS já produziu em todos os tempos. Iniciaram e encerraram a carreira mais ou menos na mesma época. Por varias vezes dividiram o mesmo grid. Além de adversários são amigos, quase irmãos. Cezar Pegoraro, mais conhecido como "Bocão", e Leonel Friedrich devem ter muitas histórias pra contar.

Esses caras marcaram e muito a minha infância. Participaram em varias categorias do automobilismo regional e nacional e não era difícil ir ao Tarumã e encontrá-los acelerando alguma coisa. Me lembro como se fosse hoje de uma prova em que o Bocão corria e de repente o carro dele quebrou, ou recebeu um toque e acabou parando na entrada da curva do Tala Larga, logo após a Figueira. O ano devia ser 1982, naquela época a tela que dividia o publico da pista ia muito além do que está hoje. Me lembro de estar agarrado na tela, como sempre, e de repente o carro dele foi parando no lado de lá da pista, ele saiu do carro, atravessou a pista e veio na direção onde eu e minha família estávamos. Caramba, quando vi, ele estava comendo um pedaço de carne de churrasco com o meu pai! Tudo bem que o meu pai sempre foi - e ainda é – um assador de mão cheia, mas o cara estava correndo a mil e logo em seguida degustava uma carne com o meu velho!? Me lembro inclusive que ele recusou um gole de cerveja numa daquelas latas da SKOL, acho que foi a primeira cerveja em lata que eu me lembro de ter visto. Eles conversaram um pouco, e logo depois ele saiu caminhando em direção aos boxes.

O meu pai também conhecia o Leonel. Após a prova de F2 em Tarumã em 1987, fomos ate os boxes e lá encontramos o Leonel no caminhão da equipe, descansando após uma árdua batalha contra os argentinos. Não me lembro o resultado da prova, mas ele parecia muito feliz e me deu de presente um adesivo azul, com as cores da Ipiranga e que mostrava o carro dele, o #6. Na manhã seguinte, na escola, eu já exibia, colado ao meu melhor caderno, o troféu. E meus colegas babando, me perguntavam como tinha conseguido aquilo. Eu dizia que não era para qualquer um... e que tinha que ter um pai amigo de um grande piloto.

Viraram meus ídolos. Nunca vou esquecer disso.

As imagens abaixo mostram alguns momentos da carreira destes dois ases do volante. Durante toda esta semana tem mais.

Bocão na prova de estréia da Fórmula Ford em Tarumã, 1971. Ele pilotava um dos carros da equipe Renner.


Leonel em uma prova do Brasileiro de Fórmula 2 Brasil, em Tarumã, 1982.


Bocão testando o carro para uma prova do Brasileiro de Fórmula 2 Brasil, em Tarumã, 1984.



Leonel em uma prova do Sul-americano de Fórmula 2, em Tarumã, 1987.


Nenhum comentário: