sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Agora, as motocas.

Na última semana, o Mário Estivalét nos presenteou com algumas imagens do autódromo de Tarumã nos anos 70 e 80. Um dos posts foi todo preparado com o material da primeira apresentação da Fórmula 2 Sul-Americana em solo brasileiro em 1982. Na programação correram ainda a turma da Turismo 5000 e as motos. Só faltava um registro das motocas. Agora não falta mais, pois o próprio Mário conseguiu e enviou, junto com outros clicks feitos provavelmente no mesmo dia. Fala, Mário.

"Leandro, Viva!!!!
Realmente eu tinha uma, só uma, só umazinha foto da prova de motos. Está anexa. Não tenho a menor ideia de quem estava correndo.


Só como curiosidade estou mandando duas fotos de carros em Tarumã. Uma é de uma Puma 68/69, uma das primeiras (quatro cantos do para-brisas quadrados, sinaleira de Fissore), já modificada. Eu sabia de quem era este carro, mas com o passar das décadas, realmente esqueci. O outro é um Interlagos todo modificado, em 1982, provavelmente no mesmo dia da prova do Sul-Americano. Mecânica VW. O dono deste carro morava na rua Fernando Abbott, no Passo D´Areia, e acredite: tinha mais uns dois ou três carros modificados igual, só sem a tomada de ar. Me lembro de um azul e de um verde, todos com mecânica VW, hoje um crime!!!!!

Um grande abraço,
Mário Estivalét"



Pesquisando nos arquivos, encontrei a lista de inscritos da prova das motos. Era a Copa Lee 125 cc. Vejam os nomes e tentem identificar os pilotos da imagem.


Aproveitando o assunto, já que o pessoal comentou do carro do "Pimentinha" da Fórmula 2, que parecia uma Ligier, segue aí uma imagem dele, ao lado do Polar do Ronaldo Ely em Guaporé, que não sei se já tinha publicado antes. Se já, não é problema, pois é sempre legal ver esses carros de novo.


Valeu, Mário!

Fonte das imagens: arquivo Mário Estivalét, revista Pódium Graphic e arquivo Luiz Fernando Tróglio Jr.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dois detalhes que não lembrava mais ,o Mufatão preparado pelo Gigante sem spoiler dianteiro ,as vezes os carros asa não usavam eles ,mas não lembro se na F2 isso era possivel ou se simplesmente o pimenta sofreu algum incidente.

O outro detalhe é os dois airbox do polar do Ely para entrada de ar para os carburadores bem ao estilo do Brabham BT45 Alfa de 1976 ,que também usava um motor boxer ,só que apenas 12 cilindros!hehe..

luiz borgmann disse...

Era época de garimpo de ouro na Serra Pelada, Madeira e Tapajós. Conta o folclore que alguns pilotos ganharam muito dinheiro naquelas bandas peneirando areia e com isto a verba necessária para bancar os custos altíssimos da categoria. Às vezes se ausentavam do campeonato, voltando aos locais onde haviam "fofocas" (indícios de ouro no local). Se é verdade, quem sabe?
luiz borgmann

Paulo Schütz disse...

Bem lembrado, Borgmann, era o caso do José Luiz Pimenta, o "Pimentinha", o piloto do carro do Gigante (Amandio Ferreira). Não confundir com Josué de melo Pimenta, que é o irmão do Dimas.