sábado, 9 de julho de 2011

Waldir Buneder

Ao longo desse período em que o blog está em atividade muitos foram os pilotos retratados aqui. Pilotos da antiga, da atualidade, os "botas", os bons e os nem tanto. O espaço, como sempre disse, é democrático. O objetivo é preservar e divulgar a história do automobilismo gaúcho.

Dia desses, revendo os nomes, me dei conta que ainda não tinha falado de um dos grandes pilotos que o Rio Grande e o Brasil já viu. Mas como? exclamei. Pois é, essa terra já produziu tantos ótimos pilotos que esquecer de um ou outro até que não é uma falha tão grave.

O negócio era colocar a mão na massa e preparar uma rápida pesquisa sobre a trajetória do personagem. Selecionar e publicar uma imagem para o Desafio da Semana e pronto: poucas horas depois a turma já tinha o nome dele desvendado: Waldir Buneder.

Com a ajuda de um outro "bota", o "Castrinho", consegui um contato com o Buneder que foi muito gentil e me confirmou algumas informações, Tudo isso feito, era hora de contar para vocês um pouco da história dele nas pistas.

Buneder, começou muito cedo, mais cedo do que eu imaginava, no kart, no distante 1973. Com um kart que era do Jorge Fleck, ele fazia as provas do Campeonato Gaúcho na categoria Estreantes e Novatos: ao final do campeonato, o primeiro título. Foi Campeão, deixando Carlos Krug em segundo e Erbert Frischmann em terceiro.

Entre 1973 e 1979, Buneder participou de várias provas, porém, me disse ele, de forma esporádica. Falando com o amigo Paulo Trevisan, este me enviou um registro de uma lista de inscritos para uma prova do Campeonato Gaúcho de 1977 em Tarumã. Por coincidência, Paulo e Buneder corriam na mesma categoria, a 125 cc B, que era standard. Outros nomes que destaco daquela listagem são o Cícero Santoro, Itamar Bianchesi, Marcos Ribeiro, Paulo Wendt, todos esses tendo passado mais tarde para as categorias de Turismo ou Monopostos.

Ainda em 1979, Buneder participou do Torneio Carro do Povo de kart, disputado em duas etapas, na praia de Torres. Se não estou enganado foi no Parque da Guarita. Na soma de pontos ele acabou conquistando o título.

1981 se tornaria um ano inesquecível na história do kartismo por conta de suas disputas e pelo nível dos pilotos participantes. E lá estava Waldir Buneder, com seu já tradicional kart #12. Competindo na classe 125 cc Preparada, enfrentou nomes de peso como Gerson Morschbarcher, "Neco" Fornari, Luiz Fernando Cruz, os irmãos Friedrich, "Beto Pareci", entre outros para conquistar o Campeonato Citadino. No Gaúcho também teve bom desempenho, concluindo as provas sempre entre os ponteiros. Para fechar o ano, Buneder fez dupla com Vitor Hugo Castro para juntos vencerem os "200 km de Tarumã" no dia 13 de Dezembro. Buneder lembrou que o prêmio para a dupla vencedora foi uma televisão, que acabou ficando com Vitor, "pois ele casaria primeiro", disse Buneder.

Consolidado como um dos grandes talentos do kart, Waldir Buneder participou da modalidade até 1985. Um ano antes ainda conquistou mais um título, o de Campeão Gaúcho.

A passagem para os carros era questão de tempo e a estreia ocorreu no dia 16 de Novembro de 1985, na prova "500 km de Guaporé", penúltima etapa daquela temporada do Campeonato Regional de Turismo. Buneder correu com um Gol fazendo dupla com um antigo parceiro, Jorge Fleck. A prova foi noturna, o que aumentava o grau de dificuldade para o estreante. Largando da sétima posição, a dupla só cresceu na prova, chegando a andar na liderança, o que deixou Buneder eufórico enquanto estava nos boxes. Com muita regularidade, o ex-kartista guiou na parte final da prova, chegando na terceira posição, na mesma volta dos vencedores, a dupla Luiz Carlos Ribas e Walter Soldan, com um Fiat 147. O pódio já na primeira prova era um indício do que estava por vir.

Saberemos mais sobre os anos seguintes no próximo post.

Abaixo algumas imagens dos primeiros anos de Waldir Buneder no kart e no automobilismo. Iniciamos com um registro de 1973, na categoria Estreantes, depois a folha de inscritos de 1977 (enviada pelo Trevisan), alguns lances de 81 e por fim uma imagem da prova de Guaporé em 85, quando Buneder fez sua estreia nos carros. O seu carro (Gol) aparece bem à direita.








Fonte das imagens: jornal Folha da Tarde - arquivo Roberto Schmitz, arquivo Paulo Trevisan, revista Kartbox - arquivo André Pasquale, jornal Zero Hora, arquivo Roberto Lacombe e jornal Esporte Motor.

2 comentários:

Machão Cardoso disse...

NOTA DEZ.Foi o melhor piloto gaucho que tivemos em carro de turismo.Ganhou aquele campeonato brasileiro de palio em 1998, com todas aquelas feras,entre elas castrinho o segundo melhor pilto gaucho de todos os tempos, Xandi Negrão,Paulão,Leonel,Pater,Ingo,Bragantini,Guto Negrão,Conil entre outros. Acelerava muito..........

William Gaiewski disse...

Saudades, pilotava muito, é uma pena não ver mais ele nas pistas, a conquista no Brasileiro de Palio citada pelo o machão foi fantástica, só tinha fera mesmo. mas não podemos esquecer, tinha um baita preparador também, o Zé, saudades dessa época.