sábado, 15 de outubro de 2011

Habla poco pero promete bastante

Este era o comentário publicado na revista Corsa argentina sobre a estreia do gaúcho Egon Herzfeld na 3ª etapa do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 de 1987. A prova foi disputada em Interlagos, no dia 19 de Julho.

Egon, recem chegado da Inglaterra, onde fizera alguns testes na Fórmula 3 local, fora contratado como mecânico pela equipe chefiada por Clóvis de Moraes e que tinha Cezar Pegoraro e Pedro Bartelle como pilotos. Na ausência de Bartelle, comum devido aos vários compromissos do piloto-empresário naquele ano, Egon acabou sendo escolhido como substituto para algumas provas, começando pela etapa paulista.

Dos 19 carros que participaram dos treinos classificatórios, o primeiro brasileiro aparecia apenas na sétima posição, com Pedro Muffato. Egon largava na 13º, com o tempo de 2min43s451, contra 2min40s847 do pole position Guillermo Maldonado.

Com uma ótima largada e uma primeira volta perfeita, Egon ultrapassou oito (!) concorrentes para fechá-la na quinta posição. Por alí ficou durante alguns giros, mas acabou sendo ultrapassado, entre outros, por seu companheiro de equipe "Bocão" Pegoraro. Este, por sua vez, fazia uma corrida perfeita, chegando a ocupar a terceira posição. Entretanto acabou abandonando no final, após a quebra de uma ponta de eixo. A falta de sorte do companheiro acabou por presentear o estreante gaúcho com um lugar no pódio, fruto da sexta posição após as 19 voltas. Egon foi o primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada na vitória de Kissling, seguido de Croceri, Sommi, Guerra e Furlan.

Na etapa seguinte, em San Jorge, na Argentina, Egon participou novamente. Largando da 16ª posição, fez outra ótima largada, passando na primeira volta na 10ª colocação. O pole, Leonel Friedrich perdeu duas posições na largada, concluindo a prova em terceiro. Egon ainda conseguiu ultrapassar mais dois concorrentes e fechou a prova na oitava posição.

Não tenho registros da participação de Egon nas provas seguintes, mas é provável que ele tenha participado de mais duas, antes de Pedro Bartelle retomar a pilotagem do Berta VW azul e preto.

Abaixo algumas imagens que mostram a participação de Egon Herzfeld na Fórmula 3 Sulamericana. Na primeira ele é o primeiro da direita para a esquerda. Na terceira, aparece logo atrás de "Bocão" Pegoraro e na última lidera o companheiro na etapa de San Jorge.





Fonte das imagens: revista Corsa.

3 comentários:

granito disse...

Na foto 3 em primeiro plano Muffato e ao fundo Miguel Angel Guerra.
um abraço

roger disse...

Este SABE!

Tohmé disse...

Vi provas lindas do Egon. E esse carro branco do Muffato era demais.