domingo, 11 de dezembro de 2011

12 Horas - Release

Enquanto as impressões sobre as 12 Horas (acompanhada do tradicional resultado ilustrado) não vem, por total preguiça, e para não deixar a turma esperando, segue release enviado pelo Marcelo Matusiak, que já dá uma boa ideia do que rolou por lá. Assim que der, eu volto.

Tubarão garante vitória no último minuto em prova de tirar o fôlego

12 Horas de Tarumã deu um show de raça e superação e diferença da vitória foi de 44 segundos

Foi um final histórico, exemplo de superação e sacrifício. Com 12 horas de corrida o vencedor só foi decidido no último minuto numa emocionante briga do protótipo Tubarão número 5 e do MCR 4. Não bastasse esse duelo, houve a frustração absoluta do protótipo MCR 46 que liderou por mais de 11 horas e meia e não conseguiu fazer com que o carro se mantivesse na frente. A equipe do Tubarão, de Campo Bom, levou a melhor e conquistou o bicampeonato para explosão de alegria do piloto Tiel de Andrade.

- Essa vitória foi demais. Eu tive ainda antes dessa disputa toda a infelicidade de bater no meu pai durante a madrugada. Isso destruiu a suspensão traseira e o carro ficou todo desalinhado. O meu pai que estava em outra equipe foi lá e ajudou a reconstruir - comemorou.

O experiente preparador e pai do piloto vencedor, Carlinhos de Andrade não conteve as lágrimas.

- Eu não lembro de uma vitória tão difícil e com tanta qualidade com carros resistentes e pilotos tão bons. Eram 4 carros pelo título e faltando 8 minutos eram 3 carros brigando pela vitória - declarou Carlinhos.

O lance decisivo da corrida aconteceu por volta das 11h, quando os dois líderes pararam ao mesmo tempo nos boxes. Desde então a corrida se transformou e quem conseguisse colocar o carro de novo na pista vencia a prova. O Tubarão conseguiu voltar para pista e logo depois o MCR 46 saiu ainda na 1ª posição. Só que o desgaste do carro não permitiu que, mesmo com toda garra de pilotos e preparadores, fosse sustentada a liderança do carro 46.

- Tivemos um problema no câmbio e a equipe não desistia nunca. Quando eu saí com o carro pensei que tinham todas as marchas só que vazou óleo nos pneus traseiros e eu rodei. Daí sem óleo só andava em primeira marcha - lamentou o piloto João Sant´Anna.

Com os dois carros parados nos boxes quem viu as chances de vitória muito próximas foi o MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi. Andando no limite a equipe conseguiu descontar

- Foi muita luta e muita batalha. O carro foi se desgastando. Ficamos 26 voltas atrás e conseguimos chegar na mesma volta do líder e isso é uma vitória incrível - comentou Felipe Bertuol.

Mesmo com extrema dificuldade, o MCR 46 ainda voltou para pista e completou na 4ª posição.

As 12 Horas de Tarumã tiveram emoções desde o início da corrida em um ritmo alucinante, com uma boa parte dos competidores a vitória na prova-relâmpago, promovida com o objetivo de homenagear o ex-piloto, José Asmuz. A competição aconteceu dentro das 12 Horas de Tarumã, porém com o tempo cronometrado de 52 minutos. O número foi uma alusão ao tempo obtido pelo piloto quando venceu a prova Antoninho Burlamaque, que fazia o percurso Porto Alegre-Tramandaí, em 1961. A equipe MCR 46, formada por Carlos Kray, Vitor Genz, João Sant´Anna, Mateus Castro e Christian Castro terminou na 1ª colocação.

Durante a madrugada o domínio foi do MCR 46. Em alguns momentos o time chegou a abrir 8 voltas de vantagem para o 2º lugar. No segundo pelotão, pelo menos 3 carros se revezaram o tempo todo brigando por posição.

Ainda durante a noite a equipe do Spyder 7 sofreu um susto. O carro incendiou e o piloto conseguiu trazer o protótipo para os boxes onde as chamas foram contidas. O incidente, porém, fez com que a equipe de Passo Fundo perdesse muito tempo, desperdiçando a possibilidade de brigar pela liderança.

Quem também esteve entre os ponteiros a maior parte do tempo foi o MCR 99 de Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle, Pedro Castro e Giovani Bianchessi. O time vinha bem até a metade da prova quando houve uma quebra da suspensão. Até o final, a equipe superou diversos problemas mecânicos e emocionou a torcida ao cruzar a linha de chegada com o carro completamente destruído e sem o bico.

- Foi uma batalha grande dos meninos que andaram comigo e da minha equipe. Na sexta-feira batemos o carro e eu imaginava que não íamos nem participar. Então chegar meio de arrasto é uma vitória e receber a bandeirada é uma vitória - contou o experiente piloto Paulo Hoerlle.

O protótipo MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi, deixou a chance de vitória escapar quando um defeito na suspensão obrigou a equipe a ficar 26 voltas no box.

- Não veio o troféu de 1º lugar, mas foi um resultado excelente para equipe e para os pilotos. A gente se superou e conseguiu administrar toda a pressão - disse Felipe Bertuol

Quem também vibrou foi a equipe do Maseratti 111 de Anderson Toso, Gustavo Martins, Vilson Junior e Luis Sérgio Sena Jr que terminou em 1º lugar na categoria Turismo.

- O carro importado é forte mas a durabilidade era uma incógnita. O carro estava muito confiável e é especial porque foi a minha primeira na turismo. Desde as 8h da manhã a gente vinha economizando o carro porque vimos que tinha uma quebradeira geral na pista - comemorou Anderson Toso.

Com a realização das 12 Horas de Tarumã, o automobilismo gaúcho encerra a temporada 2011. Na próxima sexta-feira (16), acontece a entrega dos troféus aos campeões das principais categorias do Rio Grande do Sul em evento organizado pela Federação Gaúcha de Automobilismo no Clube Parque das Águas, em Viamão.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Final Corrida - 12 Horas Tarumã

1º) 5 - G.Andrade/B.Justo/D.Dieter (1, Tubarão), 551 voltas em 12:00:28.492 (média de 138,39 km/h)
2º) 4 - Bertuol/Marini/Bertuol/Finardi (II , MCR), a 44.022
3º) 46 - Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro (1 , MCR), a 17 voltas
4º) 99 - Hoerlle/Castro/Hoerlle/Bianchessi (1 , MCR), a 20 voltas
5º) 111 - A.Toso/V.Virardi/L.Sena/G.Martins (III , Maserati), a 35 voltas
6º) 22 - R.Muller/E.Muller/F.Justo (III , BMW), a 60 voltas
7º) 7 - Stedile/Webber/Ricci/Stedile (II , Spyder), a 62 voltas
8º) 64 - Andrade/Amorim/Landi/Rossi (III , Audi A3), a 74 voltas
9º) 222 - Vieira/Halmenschlager/Ribeiro/Nehrke (IV , Gol), a 83 voltas
10º) 18 - J.Kreuz/R.Kreuz/JB.Rodrigues (1 , MRX), a 93 voltas
11º) 11 - P.Souza/S.Kuronuma/I.Diehl (IV , Gol), a 101 voltas
12º) 51 - T.Jr/E.Postal/I.Kicheberle (IV , Logus), a 147 voltas
13º) 28 - G.Trindade/C.Rosito/A.Diehl (III , Golf), a 210 voltas
14º) 2 - J.Castilhos/S.Loff (II , Spyder), a 238 voltas
15º) 53 - P.Avila/M.Martins/C.Beleza (IV , Gol), a 247 voltas
16º) 89 - M.Stumpf/R.Stumpf/J.Frigeri (II , Spyder), a 284 voltas
17º) 177 - D.Elias/M.Bernardi/J.Puhl/R.Lenke (IV , Gol), a 302 voltas
18º) 78 - E.Narciso/J.Bastos/H.Ott (IV , Uno), a 364 voltas
19º) 3 - C.Crestani/F.Mello (III , Maserati), a 380 voltas
20º) 1 - I.Toresan/E.Santo (II , Gol), a 396 voltas
21º) 31 - P.Fontes/M.Ritter/J.Fontes (IV , Fusca), a 426 voltas
22º) 77 - F.Baretta/A.Lima/R.Tardivo (IV , Gol), a 444 voltas
23º) 8 - A.Buneder/P.Poeta (IIIA , Ferrari), a 510 voltas
24º) 16 - Irineu Camargo (IIA , Spyder), a 510 voltas
25º) 9 - Claudio Ricci (IA , Tango), a 512 voltas
26º) 52 - Wagner Santos (IVA , Chevette), a 514 voltas
27º) 43 - Marcos Voges (IIIA , Opala), a 533 voltas
28º) 81 - N.Amaral (IVA , Passat), a 535 voltas

Melhor Volta: Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro, 1:04.169 (169,20 km/h)

fonte: CRONOMAP Timing
www.cronomap.com.br


Fonte: Playpress Assessoria de Imprensa.

8 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Parabéns a todos e principalmente ao automobilismo gaúcho, feito com garra!

Abs

LARRI disse...

Mesmo de longe acompanhei a prova pela internet na madrugada e também pela manhã. Só espero que ano que vem tenha mais caros participando. Mesmo assim parabéns ao Automobilismo Gaúcho e quem dele faz parte.

Ike Nodari #41 disse...

Grande Sanco. Deixo aqui os meus cumprimentos a todos os envolvidos e parabéns aos vencedores. Pela 1ª vez acompanhei o evento ao vivo e pude, juntamente com meus amigos da TCC, vivenciar a emoção de uma competição tão importante e tradicional como é as 12 Horas de Tarumã. Ano que vem estaremos aí novamente. Grande abraço

Anônimo disse...

Nos "bastidores" a corrida teve até queda de luz quando o Tubarão estava prestes a conquistar a ponta da prova. Sem cronometragem seria um nebuloso final.
Parabens aos vitoriosos finalistas da prova que homenageou o grande Piloto José Asmuz.

Zé99

Marcelo Pacheco #49 disse...

Pra economizar letras, considero o mesmo que disse o Ike Nodari mas vou além. Conhecer o Janjão valeu a ida. Muito simpático e atencioso, contou algumas das muitas histórias e ainda ficou de me mandar mais algumas fotos por email. A propósito Sanco, falasse que tens uma imagem para me mandar do Uno que tem a pintura similar ao meu. Meu e-mail supervisormarcelo@hotmail.com.
Já lançamos na volta uma ideia de talvez andar na prova da clássicos ano que vem pra sentir como é andar no asfalto, se conseguirmos uma liberação especial e ir como "convidados" já que nossos carros não se enquadram na clássicos gaúcha, embora digo que esta na hr de repensar para carros até 93, ultimo ano antes de entrar o Gol bola, assim poderiam se encaixar Voyage, Escort, Uno, o próprio Gol quadrado e daria um up grade em número de carros na categoria.
Um abraço
Marcelo Pacheco
Uno Scuderia #49

Marcelo Pacheco #49 disse...

Obs: Quando disse convidado não quis dizer de graça. Quis dizer autorizado a correr rsrs..

Francis Henrique Trennepohl disse...

Grande "tiu Lêandu", obrigado pela receptividade e pela atenção.
Foi E S P E T A C U L A R poder realizar o sonho de ver 'ao vivo' uma edição das 12 Horas.
Agora só falta realizar a última parte deste sonho, que é voltar a Tarumã com o capacete e o macacão, mas isso é um sonho bastante distante ainda, apesar da cabeça ter ficado cheia de "ideia ruim" depois deste final de semana.
Foi muito bom rever os amigos, conhecer outros e apertar a mão de alguns heróis, além da excepcional receptividade deles, como do Chico Feoli, do Roberto Giordani e do "Janjão" Freire.
Baita abraço empoeirado pra turma-maravilha do Sul-maravilha!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Ah sim, faltou dizer: fiquei muitíssimo feliz com a notícia que você me deu.
Teremos mais um blogueiro/amante da velocidade no mundo. Que venha com muita saúde e com o pé direito bem pesado!