sábado, 2 de junho de 2012

El Pinar, 1975

O último Desafio trouxe uma bela e rara imagem, mostrando uma prova no circuito Víctor Borrat Fabini, ou simplesmente El Pinar, no Uruguai. Quem identificou o local foi o Fernando D'ávila Soares, o "Naná", que por várias vezes correu naquele autódromo.

O registro foi primeiramente publicado pelo Fernando, lá do blog Hiperfanauto que por sua vez descobriu a imagem no facebook Historia del Automovilismo de Uruguay.

El Pinar, que fica a cerca de 30 km de Montevideo, foi inaugurado em 1956 e, segundo os registros, foi reinaugurado em 1975, com algumas provas na programação, entre elas a da Divisão 3, que teve a participação de vários pilotos gaúchos. Conforme lembrou o "Castrinho", que aparece na imagem com seu Fusca #87, foi uma prova festiva. "Naná" esteve presente na prova da Divisão 1.

Como já citado aqui mesmo no blog em várias oportunidades, era comum os pilotos gaúchos correrem no Uruguai, inclusive com provas válidas pelo Campeonato Gaúcho.

Dos pilotos que aparecem na imagem foi possível identificar quase todos. O Fusca #74 era de Voltaire Moog, o Fusca escuro era do Bruno D'almeida, na segunda fila aparece o Fusca #80 do Fernando Moser e o Mini Morris do uruguaio Pedro Kent, preparado por  Pedro "Vasco" Sehabiague, na fila seguinte, estavam "Castrinho" e o #7 de Arnaldo Fossá. Por fim, aparece o Chevette #71 de Ronaldo Ely e o Fusca #4 que é o único que não consegui identificar. Pensei que pudesse ser ou o Jorge Fleck ou o Cláudio Mello, mas o "Naná" achou que poderia ser o piloto Arduino de Santana do Livramento.

Bruno D'almeida lembra que quem venceu foi o Mini, mesmo largando da segunda fila. Já ele, terminou a prova na segunda posição.

Procurando nos arquivos, acabei encontrando uma imagem do Arnaldo Fossá que creio ser da mesma prova.



Fonte das imagens: arquivo Arnaldo Fossá e Historia del Automovilismo de Uruguay.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc viu as fotos do piloto Fernando Parrado. Sabe que o automobilismo não foi sua maior aventura?

fernando Nana disse...

Sanco em 72 corri a primeira ves em El Pinar de corcel D1 nas 6 horas de El Pinar na cat 1300cc tomamos um banho dos Morris ,faltando 2 voltas para terminar faltou freio na gota d´agua capotei o corcel,naõ tinha idea na epoca q as pastilhas não aguentarian a prova,abraço NANA