sábado, 14 de julho de 2012

Conde

O último Desafio foi fácil e rapidamente identificado. A resposta era Ismael Chaves Barcellos, que infelizmente nos deixou na última semana.

Os primeiros registros que encontrei da participação de Ismael no automobilismo são de 1960, quando competia com um Fusca em provas pelo interior do estado. Nos anos seguintes passou a competir com um Gordini e mais tarde com JK, DKW e Simca. Nesse período, nas provas de longa duração, seus parceiros foram Raffaele Rosito, José Asmuz e Clóvis de Moraes. Nos anos 60 também competiu no kart e foi um dos destaques da prova inaugural do Kartódromo de Tarumã, em 1966, juntamente do amigo Clóvis. E foi com um Opala preparado por Clóvis, que Ismael - que fora apelidado de "Conde" - participou da inauguração do Autódromo de Tarumã no dia 8 de novembro de 1970, onde foi o quarto colocado na Classe D. Sua primeira vitória em Tarumã viria ainda em novembro, no dia 29. A final do Campeonato Gaúcho de 1970 foi disputada no início de janeiro de 1971 e com mais uma vitória, Ismael se sagrou Campeão Gaúcho em sua categoria.

A partir de 1971, Ismael estabeleceu uma parceria com Pedro Carneiro Pereira para as provas de longa duração. Pilotando o Opala #22, com preparação de Homero Zani, Ismael e Pedro, juntamente com Juvenal Martini, quebraram quando ocupavam as primeiras posições das primeiras 12 Horas de Tarumã, mas conseguiram um segundo lugar nos 500 km. A vitória viria então nas 12 Horas de 1972, com a dupla Ismael e Pedro não dando chance aos adversários. As 12 Horas de 1973 foram difíceis em razão dos problemas mecânicos na madrugada. Mesmo assim, e após uma brilhante recuperação, Ismael e Pedro, que contavam ainda com "Dado" Andrade na pilotagem do #22, conquistaram o terceiro lugar na geral e a vitória na Classe C.

Com o acidente que vitimou seu amigo e parceiro Pedro Carneiro Pereira, Ismael decidiu que era hora de parar com as corridas, deixando a velocidade de lado e entrando para a história como um dos melhores pilotos de sua geração.






Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli, revista Quatro Rodas, revista Auto Esporte e jornal Zero Hora.

2 comentários:

Roberto Giordani disse...

A morte não é o fim; é apenas o desaparecimento temporário das pessoas, até que se encontrem novamente em um plano superior.
Para amenizar um pouco, conto um relato jocoso da qual o "Conde" foi o espirituoso: o ano era 1963 e nas telas dos cinemas, depois de protagonizar a figura de Tarzan, o ator Johny Weissmuller passou a caraterizar outro " herói africano" desta vez com trajes de safari com direito a capacete de fibra e tudo, ostentando o nome de " Jim das Selvas ", que em síntese fazia a mesma coisa que Tarzan, combatendo malfeitores nas selvas africanas, desceu das árvores, aposentou a macaca Chita e somente que agora vestido, para tapar a já flácida musculatura que a idade impunha. Weissmuller havia sido atleta e medalista olímpico de natação em 1936.
Pois bem: a corrida foi em Novo Hamburgo, em comemoração a primeira FENAC, indo até os altos de Hamburgo Velho e retornava: logo nas primeiras voltas alguém que vinha bem à frente derrapa na pista meia úmida e à descer, causando uma "melê" de batidas entre mais de 12 carros, derrubando árvores e até cerca de casas.
Entre os acidentados, o JK do Ismael, que abandonou logo a viatura, atravessou a rua para se safar das batidas : quando tudo parecia ter terminado, ainda aparece o Alfredo de Oliveira, o "Carioca", e entra naquele amontoado de árvores caídas e carros batidos. Carioca, sai do seu carro meio destruído pelo meio de galhos e folhas, olha para o Ismael do outro lado da rua e pergunta indignado : " Quem foi o- palavrão- que causou esta- outo palavrão-"....O Conde olha a figura do Carioca tentando sair de galhos e árvores, dá uma risada e solta esta: " Sai daí , Jim das Selvas,se não queres ser atropelado por outro Carioca".
Dentro daquele ar pesado de carros destruídos e pilotos chateados, a espirituosidade do Conde salvou um pouco a tristeza.
Assim era o "Conde" Ismael Chaves Barcellos......divertido, alegre, por vezes um pouco irreverente, mas bem quisto por todos e ótimo piloto.

Leandro Sanco disse...

Que belo relato, Giordani. Agradeço por dividires com todos que passam por aqui.

Um abraço.