sábado, 28 de julho de 2012

Escapando a traseira até nas retas...

A turma chegou bem perto de acertar o último Desafio. O Fabiano Guimarães, que inclusive é o autor da terceira foto deste post, informou que o trio que pilotava o Fiat Oggi seria o Giuseppe Marinelli, o Leonel Friedrich e o "Toninho" Da Matta. Foi por pouco, pois na verdade, foi o Cezar Pegoraro que fechou esse trio com os dois primeiros, na prova Mil Milhas de 1985.

E foi o próprio "Bocão" que me escreveu algumas linhas sobre sua participação naquele prova. Vai, "Boca"!

"Seguinte: Corridas de endurance, muito pouco me atraíram durante meu período esportivo. Assim mesmo, corri muitas delas, porém Mil Milhas Brasileiras, apenas essa.

Creio que larguei em 36º, mas lembro com certeza que uns 40 minutos após a largada (zero hora), andei na ponta até às 2:00 e pouco, quando o Leonel assumiu e manteve a ponta até a quebra do câmbio. Na real, isso só aconteceu porque chovia muito e eu, com um carro leve, fui favorecido.

Foi muito legal andar na ponta dessa corrida com um Fiat Oggi, na frente de carros muitas vezes mais potentes do que aquela saboneteira, que saía de traseira até nas retas..."

No fim das contas, mesmo com várias voltas perdidas, terminaram em 18º no geral e em 4º na categoria.

Abaixo três registros daquela prova e um último, de 1984, mostrando "Bocão" já em ação com um Fiat Oggi da equipe Sada, durante sua participação no Brasileiro de Marcas, em dupla com Jorge Freitas.





Fonte das imagens: revista Auto Esporte, jornal Esporte Motor, arquivo Fabiano Guimarães e Cezar Pegoraro.

4 comentários:

Heitor. disse...

O "Bocão" Pegoraro tocou num assunto, que aqueles que conhecem preparação de automóveis sabem, e que conseguem ser imparciais em uma análise, de que os Fiat, tanto o 147, Oggi,o Uno, sempre andaram bem nas competições, em especial em provas de longa duração, quando preparados por conhecedores da marca, e pilotados por ases competentes, por que apesar de serem automóveis com motor pequeno, em relação na maioria das vezes à concorrência, invarialvelmente andavam na frente, faziam bonito e até ganhavam corridas, e até um campeonato, o Brasileiro de Marcas
de 1983. A concorrência sempre andou em cima de muitos "cavalos" à mais.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Por isso então o Attila Sippos me disse que preferia os 147 aos Oggi e que só mudou pq foi "obrigado" já que era piloto da Fiat, mesmo não oficial de fabrica. Reclamou que o carro era um 147 com + 60kg de pendulo atrás do eixo traseiro.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Sanco, não lembro se "roubei" aqui mas tenho também estas duas fotos: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=242528589177004&set=a.223112084451988.48739.100002595933967&type=3
e
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=242528719176991&set=a.223112084451988.48739.100002595933967&type=3&theater

Leandro Sanco disse...

Fala, Marcelo! Essas que tu te referes são ótimas, mas não foram publicadas aqui no blog. Valeu!