sábado, 22 de dezembro de 2012

Panchos e Chorizos

Bem que a turma tentou, mas dessa vez, o Desafio da Semana venceu. Também pudera, aquela imagem do Dodginho era complicada e não dava nenhuma pista de quem o pilotava. A unanimidade ficou por conta da pista, que todos facilmente reconheceram como sendo em Rivera, no autódromo Eduardo Cabrera. Por falar nisso, o autódromo está em reformas desde o início de 2011, com direito ao reasfaltamento, reconstrução da torre e ampliação do traçado. Bem que caberia uma excursão da nossa pilotada para participar de uma prova por aquelas bandas. Já havia comentado isso aqui tempos atrás. Já pensaram uma prova, estilo "Torneio de Verão" feita lá junto com os uruguaios? Seria muito legal.

Mas voltando ao ponto, o piloto do #32 bem que poderia ser o Arlindo Marx, que além de inúmeras vitórias no Uruguai, sempre correu com este numeral, porém aquele carro era pilotado pelo José Fernando Schlosser, de Santa Maria. O carro era patrocinado pela revenda Dodge de Santa Maria, a Miorin Mello e Cia Ltda.

Foi ele que entrou em contato com o blog, trazendo várias informações da época em que competiu, além de aumentar o acervo do blog com diversas imagens daquela época.

Fernando começou a competir em meados dos anos 70, na maioria das vezes nos autódromos uruguaios com carros turismo. Correu em Salto, Melo, El Pinar e Rivera. Aquela imagem do Dodginho é de 1977. Ele lembra que a competição se chamava "Torneio Fronteiras Irmãs" e a maioria dos pilotos era do Uruguai. Ele escreveu: "era uma época muito romântica. Alguns viajavam com os carros de corrida. A pista era muito curta, muito óleo na pista, largadas queimadas, mas fora da pista muita parceria. Em uma das provas passei a noite ajudando um uruguaio a refazer o motor do carro dele. Até hoje tenho amigos desta época. Imagina que na noite de sábado, para promover as corridas, alinhavamos dois a dois e fazíamos uma arrancada em plena Av. Sarandi, em Rivera. E no domingo, dê-lhe pancho e chorizo com pão."

Ainda no final dos anos 70, Fernando participou de provas do Torneio Passat que aconteceram no Rio Grande do Sul, entre Tarumã e Guaporé. Entre 1982 e 83, Fernando competiu em provas do Campeonato Gaúcho de Kart. A partir de 1984 ele passou a fazer dupla com Paulo Barreto novamente nas provas de turismo. A dupla guiou um Passat. O #15, amarelo que aparece nas imagens abaixo era preparado pelo Ruy Dornelles, que também fazia o carro do Délcio Dornelles. Depois disso, entre 1988 e 1989, a preparação ficou a cargo do Romeu Franzoni. Eventualmente a ida ao Uruguai acontecia, como pode ser visto nas últimas imagens, provavelmente em 1989 ou 90.


Antes de pendurar o capacete, Fernando ainda participou de algumas provas do regional de Fórmula Ford de 1990, sempre em parceria com Paulo Barreto.

Por fim, Fernando registrou: "foi muito legal ver no blog as nossa fotos e as dos pilotos que correram conosco. Participei daquele período em que corriam grandes pilotos como "Bocão", Anor, Buneder, "Castrinho", Cristina, delegado Ribas, Fornari, professor Quadrado, entre outros que marcaram época. Sempre tivemos muitas dificuldades, pois eu trabalhava como engenheiro em uma empresa metalúrgica e nunca podia treinar nos autódromos, mesmo assim foi um período muito bonito e do qual tenho muito carinho. Fiz poucas amizades, mas todas elas muito sinceras."


Abaixo alguns registros da trajetória do Fernando nas pistas. Agradeço a ele pela colaboração.









 
Fonte das imagens: arquivo Fernando Schlosser (algumas fotos Vilsom Barbosa).

Nenhum comentário: