sábado, 26 de janeiro de 2013

1983

Gosto muito de ver nos jornais locais a seção que fala sobre acontecimentos ocorridos em décadas passadas. Interessante ver o que era destaque, ver o que aparentemente "vendia" mais jornal (sobre esse assunto faço um parênteses de que muito já foi falado que o automobilismo de uma forma geral já não é um produto que "vende", ou seja, já deixou de estar - com uma ou outra exceção - na capa das publicações). Pois foi inspirado na seção "Há 30 anos" do jornal Zero Hora, que fui dar uma olhada no que foi destaque no automobilismo gaúcho há 30 anos. Essa era a resposta para o último Desafio. Todas as imagens eram de 1983.

E daí vieram as perguntas: como era o automobilismo gaúcho em 1983? Quais eram as categorias? Quem eram os pilotos, preparadores? E de tudo isso, quem foi destaque naquele ano? Com esse tema em mente, acabei encontrando uma matéria do próprio jornal Zero Hora que resumia todas essas respostas ao divulgar a premiação feita pela Associação Brasileira dos Cronistas de Automotor aos destaques do automobilismo gaúcho e brasileiro de 1983. A solenidade aconteceu no auditório da Assembléia Legislativa de Porto Alegre e contou com a presença de pilotos e preparadores das diversas categorias do automobilismo nacional, além de dirigentes, jornalistas especializados e autoridades convidadas.

O troféu Alberto, criação de Roberto Cidade para os destaques gaúchos, foi entregue por categorias. Na Fórmula Ford, João Alfredo Ferreira como piloto e "Neco" Viola como preparador. Na Copa Chevette, Ronaldo Nique, piloto, e Derli "Diko" Stefani, preparador. Na Copa Fiat 147, Paulo Hoerlle, piloto, e Ivan Hoerlle, preparador. Na Hot-Car, Flávio Pilau, piloto, e Romeu Franzoni, preparador. Na Turismo Especial Gaúcho, Antônio Gilberto Ody, piloto, e Marco Antônio Vieira, preparador. Na Turismo 5000, José Renato De Léo, piloto, e Vilmar Azevedo, preparador.

No kart, na categoria Kart Livre, o piloto premiado foi Gustavo Romanello. Serge Buchrieser na Kart Standard e "Duda" Rosa na Quarta Menor. Osvaldo Fagundes foi escolhido o preparador para todas as categorias do kart.
Receberam troféus também os representantes do Rallye. Na Graduados, Paulo Noschang, piloto e Gilberto Schury, navegador. Na Novatos, Luciano Bettio, piloto e Abrão Safro, navegador. Ivan Hoerlle foi escolhido como melhor preparador do Rallye.

Ângelo Scelzo foi escolhido o melhor piloto de Motocross e José Rocha o melhor preparador. Pedro Guzinski foi o piloto destaque na Motovelocidade e Carlos "Nenê" Lobato o melhor preparador.

O clube destaque de 1983 foi a Associação Guaporense de Automobilismo. A Mobil Oil foi a equipe destaque e Volnei Cerqueira - presidente do Clube Porto Alegre de Rallye - ganhou o troféu Alberto como dirigente do ano.

Na premiação em nível nacional, foram entregues os troféus Catharino Andreatta a Leonel Friedrich, melhor piloto da Fórmula 2 e à Dino Di Leone, melhor preparador. João Alfredo Ferreira e "Neco" Viola receberam como melhores piloto e preparador do Brasileiro de Fórmula Ford. Áttila Sipos e Hélio Fukuda foram premiados pela categoria Fórmula Fiat.

Fábio Sotto Mayor ganhou o Troféu Catharino Andreatta como melhor piloto da Stock Car e "Panchito" foi o melhor preparador."Toninho" da Matta e Giuseppe Marinelli foram premiados na categoria Marcas. No Rallye Regularidade, Nelson Carneiro, piloto, e Eduardo Santana, navegador, foram os melhores. No Rallye Velocidade os destaques foram Paulo Lemos, piloto, e Artur César, navegador. A Volkswagen recebeu o prêmio de melhor preparação de Rallye. Eduar Merhy Neto foi o melhor piloto de Kart do Brasil e Geraldo - oficina Araçá - foi o melhor preparador.

Joaquim Cardoso de Mello - na época presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo - foi eleito o melhor dirigente do ano. A melhor entidade ou associação ficou para a Associação de Pilotos de Superkart. A Ipiranga ganhou o prêmio de melhor equipe.

Eu não sabia desse prêmio, nem sabia que existia a Associação Brasileira dos Cronistas de Automotor. Sabem até que ano foi feita essa premiação? Lembro que a revista Auto Esporte tinha o ranking dos pilotos brasileiros, isso acho que foi até os anos 90. Depois, a revista Racing idealizou o troféu Capacete de Ouro, que até hoje premia os melhores do ano, no cômputo nacional.

Voltando a 1983, abaixo algumas imagens de alguns dos premiados naquele ano. Pela ordem aparecem Ronaldo Nique, Paulo Hoerlle, Flávio Pilau, José Renato De Léo, Antônio Gilberto Ody, Leonel Friedrich e João Alfredo Ferreira.








Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique, Paulo Trevisan, Roberto Schmitz, José Renato De Léo, Marcelo Vieira, Pietro Tebaldi e João Alfredo Ferreira. Fotos Vilsom Barbosa.

Nenhum comentário: