Dia desses descobri o Blog do Ford Maverick e uma postagem sobre o Maverick #88 que pertenceu ao piloto de Santo Ângelo, Ernani Nei Debacco.
O Maurício de Andrade disse que certo dia acabou fazendo uma visita na casa da família Marx (Arlindo e Luciano) e que no meio da conversa apareceram algumas fotos de época. Como o Maurício é fã do carrão, acabou registrando alguns clicks do #88 em ação, durante a temporada de 1975. Se não estou enganado, este carro teve a preparação de Arlindo Marx.
1975 foi um ano bastante movimentado na Divisão 1 e os Mavericks fizeram sucesso, duelando com os Opalas na Classe C. Entre os concorrentes daquele ano, estavam Marino Schunck, Júlio Tedesco, Antônio Alceu Ribeiro, Rommel Pretto e José Francisco Bammann, todos com Opalas e Roberto Schmitz, Antônio Fornari, Arlindo Schunck Filho, Edeny Peres Rocha, Carlos Kuenzer, Brasílio Terra, com Mavericks.
Tentei encontrar quem foi o campeão da temporada, mas não tive sucesso. Sei apenas que Debacco acabou sendo o vice-campeão.
Pouco sei sobre a história de Ernani Debacco nas pistas. Por outro lado, fora delas, a história é triste. Ao que consta, poucos meses após sagrar-se vice-campeão, foi morto pelo próprio pai.
Abaixo uma imagem mostrando Ernani e seu V8 nos boxes de Tarumã em 1975. Ao longo da semana publicarei mais alguns registros do Maverick em ação.
Fonte da imagem: arquivo família Marx - Blog do Ford Maverick.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Buenas!
Saindo do plantão, Vi a postagem sobre o Ernani.
Como já comentei. Eu era guri, e vi o Ernani com uma Berlineta Interlagos branca, na frente da revenda Willys, em Santa Rosa. Fiquei horas olhando o carro. Acho que era por 67 ou 68. Depois, acompanhei algumas corridas em que ele correu. Estive nos boxes durante as 12 horas, se não me engano em 1975, onde ele correu de Maverick. Não lembro o resultado. Conheço bem um cunhado dele, que foi meu colega de faculdade e é político.
Abraço Forte.
Pedrão-SMO
Eu não tenho plena certeza, mas acho que o campeão de 75 foi o Edeni, com Marverick. No ano anterior tinha sido campeão da classe A, com Chevette.
Veja o carro com placas. Dizem que usava o carro na rua, saida de Santo Angêlo "pilotando" até o autodromo e participava das corridas direto. Guiava muito o Neizão.
Boa noite amigos...Encontrei o blog de vcs.Sou filho do Ernani Nei Debacco.
Sou Lorenzo Debacco,em breve envio para vcs muitas fotos do coroa Neizao,tenho todas fotos do taruma,corcel,fusca,opala e maverick....
Pena que nao pude conhecer meu pai,mas herdei dele a paixao por carros....Grande abraco e parsbens pelo blog.
Meu email:lorenzo@floripa.com.br
Abraco para todos
Lorenzo Brandao Debacco
Legal o detalhe citado antes dos carros com placas, correr com o mesmo carro que usava no dia-a-dia era normal. Eu sou neto do Antônio Alceu Ribeiro, e ele conta que uma vez até roubou um ''Dodginho'' da minha avó, preparou durante a noite/madrugada e correu no outro dia... Deveria ser uma época boa... (Nem preciso dizer o estado que o Dodginho voltou pra casa). heheheh
Bom Pessoal !!
Para mim é um orgulho comentar um pouco que lembro do Neizão (Ernani Nei Debacco), começou a pilotar no inicio dos anos 70, começou correndo com um Fusca 1300 (88) na categoria Estreantes e Novatos, como era apaixonado por velocidade não foi difícil subir de categoria em pouco tempo. Passou então a correr na divisão 3 (Livre preparação nos motores e aerodinâmica nos carros totalmente pelados para aliviar o peso), Lembro muito bem de um Corcel (88) ano 1973, veiculo em que ele corria, faziam uma volta no autódromo com o tempo de 1.29m / 1.30m, incrível, era o mesmo tempo que faziam os Maverick V 8, categoria que ele alcançou também em bem pouco tempo. Quanto as 12 horas de Tarumã na qual ele correu em seu Maverick ((05)mudou o nr. porque eram sorteados)), em parceria com os Piloto Flávio Pilau de Giruá e o Renomado piloto Claudio Müller de Porto Alegre, conseguiram chegar em 2º Lugar na Geral, foi uma bela colocação pelo fato que tiveram muito pouco tempo para acertar melhor o Carro, pois na Quinta feira nos treinos livres o Piloto Flávio Pilau capotou o carro na curva nove, (perda total), não perderam muito tempo e já na sexta feira bem cedo estávamos (eu estava junto)Ag FORD Ribeiro Jung em Porto Alegre para aquizição de um veículo "novo" 0 KM, um Maverick branco, que dali mesmo já saiu pelado, direto para a casa das Surdinas localizada na Farrapos em Poa para instalação do escapamento dimensionado, KIT Quadriget, santo antônio
de aço e suspensão regulável... Tudo isso na sexta feira até a tardinha.. No Sábado bem cedinho rumo ao autódromo para pouco treinar e já partir para as tomadas te tempo.. Um Detalhe,, aquele que esta ao lado do Maverick (88) na foto não é o Neizão, é um Mecânico de São Leopoldo. Grande Ernani Nei Debacco,, muita Saudades. No meio dos pilotos o chamavam de Gordo Loco, porque o Cara era muito determinado, andava muito forte. Outro dia conto outras histórias em que tive a oportunidade de conviver com Ele, mesmo que por pouco tempo. Bem,, acho que ainda não me identifiquei. Meu nome É Vanderlei Debacco, Primo irmão do Neizão, moro em Santo Angelo e até hoje acompanho Corridas de Carros por este Brasil afora.. meu E Mail é: vanderleidebacco@hotmail.com Se algueém tiver algumas foto das corridas da época gostaria que me enviassem, pois tenho muitas desta Época. É isso aí... um abraço !! Santo Ângelo, 01 de fevereiro de 2014.
Este na foto não é Ernani,peço que troque a foto e coloque somente o carro. Att.
P.s:Aos que sabem da verdade e o real motivo pelo qual hoje ele não esta nas pistas deixo um abraço,aos demais que ocultam e não sabem da condenação do elemento que finalizou seus dias,procurem saber a verdade antes de falar.Sem mais. R.I.P (E.N.D).
Morto pelo pai. Contra fatos e provas do assassinato não há argumento. Abraço aos verdadeiros amigos do ERNANI N.D.,SEM MAIS.
Postar um comentário