sábado, 9 de fevereiro de 2013

Gianfranco Ventre

O último Desafio foi fácil. O Fórmula Ford número 44 era mesmo do piloto de Novo Hamburgo, Gianfranco Ventre, durante a prova de Guaporé do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford de 1987.

Vindo do kartismo, Gianfranco iniciou no automobilismo em 1986, competindo ao lado do também kartista Cláudio Ely em um Gol no Campeonato Regional de Turismo. A parceria renovada para 1987 não atrapalhou os planos de Ventre em ingressar nos monopostos, com um JQ Reynard e preparação de Roque Bruxel, que naquele ano também participou de algumas provas. Na quinta etapa do campeonato, em Guaporé, no dia 19 de julho, mostrou todo o seu potencial ao marcar a pole position, na prova vencida Jefferson Elias. A sétima etapa voltou a ser disputada no autódromo serrano, e Ventre foi o quinto colocado, marcando também a melhor volta. O vencedor foi Gil de Ferran, que acabou sendo o campeão da temporada. Em Goiânia, última etapa, conseguiu outro bom resultado, um sexto lugar.

Em 1988, Ventre foi o único gaúcho a competir com regularidade no Brasileiro de Fórmula Ford. Conseguiu alguns outros bons resultados, mas não o suficiente para fazê-lo permanecer na categoria em 1989. Ainda em 88, acumulou algumas vitórias no kartismo gaúcho, como na prova de inauguração do Kartódromo Aristides Bertuol, em Bento Gonçalves, onde correu ao lado do irmão Marcello.

Em 1989 seu maior feito foi a vitória no Regional de Turismo, prova 6 Horas de Guaporé de 1989, ao lado de Maria Cristina Rosito.

Em 1990 voltou a participar esporadicamente do Brasileiro de Fórmula Ford, para auxiliar o irmão Marcello na disputa do título.

De 1992 até 1995 fez dupla com "Chico Bala" no lendário Voyage #25 no Gaúcho de Marcas e Pilotos.

Abaixo algumas imagens da carreira Gianfranco Ventre entre 1986 e 1995.








Fonte das imagens: revista Quatro Rodas, jornal Esporte Motor, jornal Zero Hora e arquivo Luiz Carlos Kuenzer.

Nenhum comentário: