sábado, 30 de março de 2013

Raul Robles - Um piloto folclórico

Acertou quem identificou no último Desafio - mesmo com a peruca e dentadura - o piloto da cidade de Montenegro, Raul Robles, o "Chileno". A imagem publicada na semana passada era um exemplo do bom humor típico do folclórico piloto, que tinha no automobilismo o seu hobby, procurando acima de tudo se divertir.
 
"Chileno" iniciou sua participação nas corridas na categoria Estreantes, com um Fiat 147 em 1984. Não sei ao certo quando que "subiu" para as outras categorias de turismo, mas lembro que em 1987 participou de algumas provas do Campeonato Regional de Turismo com um Fiat Prêmio. Voltou às pistas na segunda temporada da Copa Fiat de Velocidade, onde participou de algumas provas até o ano de 1992 ou 93.
 
As brincadeiras eram rotina na área de box. Naquela prova em que apareceu com a peruca, em Guaporé, 1991, exatamente às 6 horas da manhã, estourou alguns foguetes para acordar todos que lá estavam. Em seguida, através de um autofalante com música já a mil, começou a chamar a todos para participar da aula de aeróbica que estava iniciando.
 
Numa das provas acabou emprestando seu carro para o piloto Paulo Jacovenko participar da prova de Estreantes, que fazia parte da mesma programação. E não é que seu carro ganhou? "Chileno" se justificava: "o carro só anda bem com estreantes."
 
Em outra ocasião, de última hora, ficou sem parceiro de pilotagem. Para evitar que Robles ficasse de fora da prova (que era obrigatoriamente disputada em duplas), Celso Ferlauto, piloto e organizador do campeonato, se dispôs a participar. Logo em seguida este recebeu um recado: "olha, não acelera muito para não ficar chato para mim".
 
Grande figura.
 
Abaixo um registro do uno #91, também chamado de "ZH Classificados", tal a quantidade de apoiadores que estampavam seus nomes no carro. Na sequência alguns outros que participaram da temporada de 1991.
 







Fonte das imagens: jornal Esporte Motor.

5 comentários:

Alexandre disse...

Vários anos atrás fui com meu pai na Ibiauto, antiga concessionária Fiat de Montenegro. Chegando lá, vi um Uno de corrida na oficina e fui encher o saco do mecânico que estava trabalhando nele. Após algum tempo o "Chileno" chegou e deu umas "afinadas" no motor: fora ele e mecânico não ficou ninguém dentro da oficina tamanho o barulho que fazia o Uninho.

Abraços.

Anônimo disse...

Um grande amigo, trabalhamos juntos no escrit. regional da Fiat
em 1986/87. La, que negociei meu primeiro carro de corrida, um 147 de propriedade do Chileno. Tive que pintar o carro todo, pois haviam muitos patricinadores escritos. E verdade. Troquei este fiat por um corcel de rua que possuia. Saudades de suas brincadeiiras. Que Deus o tenha!
Um abraço a todos. Guaracy Costa
]

Clóvis Irigoyen disse...

Grade lembrança....

CELSO FERLAUTO, Grande amigo, parceiro que a anos não o vejo. Pessoa de indiscutível amistosidade, e grande entusiasta do automobilismo.
Conhecido no bairro Ipanema como
o famoso "Major Forquilha", apelido do tempo de quartel (Serraria).
Acredito que o Luiz Borgmann também o conheça não somente das pistas como da zona sul, eis que também tem as suas raízes na região.
Abraços a todos a ao meu amigo
"Major Forquilha", caso ele veja estas palavras.

Henrique Pereira disse...


Ele tinha no box um boneco de pano empalhado e dizia que era o mecanico dele, colocava aquele boneco sentado na cadeira de pernas cruzadas era uma grande pessoa,tudo estava bom para ele

Anônimo disse...

Grande lembrança apesar de eu ser pequeno naquela época me lembro bem que era uma pessoa muito boa e engraçada agora aquela vez que emprestou o carro pro Paulo Jacovenko foi um sarro o carro sempre andava atrás dai o cara chega em P1