sábado, 25 de maio de 2013

Bandeirinha e fotógrafo

O Heitor bem que tentou, mas errou por algumas curvas. A imagem publicada no último Desafio mostrava a chegada de alguns carros na Curva do Laço, durante a  2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas de 1990. A pista molhada acabou fazendo algumas "vítimas", como aparece nas imagens abaixo. Entre elas, o Uno #4 da dupla Clóvis Groch e Fredo Hennig, que curiosamente havia protagonizado capotagem idêntica um ano antes, durante a disputa da 6ª etapa do então denominado Campeonato Regional de Turismo, também disputada debaixo de chuva. Por uma infelicidade do destino, o Uno #4 ainda teria mais uma capotagem na mesma curva, durante a 5ª etapa do campeonato de 1990, quando perdemos Fredo Hennig.

Pois bem, como havia comentado, o retrato fora feito pelo então fiscal de pista, Franck Machado, que naquela época já "namorava" uns Fusquinhas para acelerar. Em meio às inúmeras fotografias dos Speeds, encontrei essas de 1990, que mostravam, além da prova do Marcas, os "Opalon", os Speeds e a Fórmula Ford, ainda correndo com os pneus radiais de rua. Um barato.

Bom, vejam abaixo e tentem identificar a pilotada. Não sei se foi coincidência, mas as que recebi e publico agora, mostram em sua grande maioria pilotos da serra gaúcha, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. Fala aí, Franck, tu és da "sera" também?
 






 







 Fonte das imagens: arquivo Franck Machado.

3 comentários:

Gilson Kuenzer disse...

Nosso voyage era preto com vermelho nessa epoca, acho que aparece na 3° foto. Abraços!

Franck Silveira Machado disse...

Realmente na 3ª foto é o Voyage de Chico"Drift"Bala, a pilotagem do Chico sem dúvida era um show aparte nas corridas.

Franck Silveira Machado disse...

Nessa época se corria com os pneus Firestone F-560, esse modelo quando era novo não vinha tempo legal mas depois de gasto parecia um pneu slick. Me lembro bem, muitas vezes vi a pilotada comprar os pneus "F-560 novinhos" e meter eles no esmiril para melhorar a aderência! Bons tempos que não voltam mais!!!!