sábado, 29 de junho de 2013

Promessa descumprida

O último Desafio foi fácil. E quem matou a charada foi o companheiro de equipe daquele que pilotava o kart #29. O Roberto Mantovani, que corria com o #19 e que por diversas vezes já passou por aqui, contribuindo com seus registros e memórias, identificou o Fernando Maciel e logo atrás o Paulo de Souza, numa prova do Campeonato Gaúcho de Kart de 1981, categoria Standard, em Passo Fundo.
É impressionante o que relatam aqueles que participaram daquela temporada. Todos com os quais já tive contato asseguram que aquele foi o melhor ano do kartismo gaúcho. Já passaram por aqui o Roberto Lacombe, o Roberto "Pareci", o Gian Gasparotto, o André Pasqual, o próprio Roberto Mantovani, o André Rebechi, Waldir Buneder, Luiz Fernando Cruz, "Neco" Fornari, "Duda" Rosa entre outros e agora o Fernando Maciel.
 
 

O Fernando já foi tema de outro Desafio, em uma imagem enviada pelo próprio Mantovani. Recentemente fiz contato com ele, que há pouco nos presenteou com vários registros de sua trajetória nas pistas, divulgados através de seu próprio blog (www.macielmotorsport.blogspot.com.br). O legal do blog é que o Fernando está publicando algumas histórias passadas nos autódromos como essa que publico hoje e que nos conta sobre a sua participação em sua primeira 12 Horas de 1990, quando correu no Voyage dos amigos canoenses Sérgio Cardoso e Jorge Rodrigues.
 
"Eu lembro que havia começado a dar meus primeiros passos nos carros, isso foi nos Fuscas em 1989. Comecei a alternar as provas no kart com as do Fusca 14 Chicama/Quimiogravura, quando fui convidado pelo Maninho Cardoso e pelo Jorge Rodrigues pra correr as 12 horas de 1990. Inexperiente em provas de longa duração, achei a corrida extremamente desgastante e no final, acabei prometendo pra mim que nunca mais participaria em outra prova longa... É claro que descumpri a promessa! Nós acabamos a prova em 7º lugar na geral e os vencedores (fita azul) também pilotando um Voyage foram Carlos Alberto Tavares e Vitor Hugo Ribeiro de Castro. 
 

 
Apesar da história, que mostrava um piloto não muito à vontade com uma prova tão longa, seis anos se passaram e lá estaria o mesmo piloto, no lugar mais alto do pódio, após vencer as 12 Horas de Tarumã de 1996, correndo em um Aldee em parceria com Vitor Hugo Castro e o "opaleiro" Eduardo de Freitas.



Em breve publicarei mais material sobre a trajetória do Fernando Maciel nas pistas.

Desde já, deixo aqui o meu agradecimento ao Fernando e seu filho "Cadu" (atual líder do Gaúcho de Marcas - Classe B) pela colaboração com o blog.

Fonte das imagens: arquivo Fernando Maciel.

3 comentários:

Blog do Veleiro Planeta Água disse...

Caro amigo Leandro,
Uma pequena correção... A foto do desafio a primeira deste post foi clicada em Cachoeira do Sul e não Passo Fundo. Aquele piloto lá no fundo capacete azul e luvas laranjas é o monstrinho Chico Bala... Na época Kart 25 (Varig/Ag.Farrapos).
Abraços pra todos !

Leandro Sanco disse...

Grande, Fernando. A menção foi dada à foto publicada na semana passada, na qual aparece o #60 da PNS (o Paulo Souza).
Abraço e mais uma vez, agradeço pela colaboração!

Blog do Veleiro Planeta Água disse...

Corretíssimo Leandro !

A foto com o 60 PNS (Paulo Souza) é mesmo no Kartódromo da Roselândia em Passo Fundo/RS. Mil desculpas ao querido Roberto Mantovani e a ti meu amiguinho !

Forte abraço...