sábado, 16 de novembro de 2013

Cláudio bateu, mas chegou na frente.

O último Desafio foi quase que um enigma, pois além de um dos pilotos estar disfarçado com um capacete de outro, o ângulo encontrado pelo fotógrafo para registrar aquele click, deixava dúvidas em relação ao exato local da pista, mas a turma fez a lição de casa e matou a charada.
 
Bom, voltamos a Tarumã, 17 de Setembro de 1972. Segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Fórmula Ford. A tomada de tempo havia sido realizada três semanas antes, mas a corrida teve de ser adiada em função do mau tempo. Mau tempo que se fez presente naquele final de semana, mas não chegou a adiar novamente a disputa.
 
Cláudio Mueller fazia a primeira prova com seu novo chassi Bertete, construído pelo uruguaio Hugo Lorenzo Bertete Souza. Largando da pole position, acabou se enroscando ainda na primeira volta com Alfredo Oliveira, entortando uma roda, sendo ultrapassado por Clóvis de Moraes. Apesar do carro desalinhado, Mueller conseguiu superar Clóvis e vencer a primeira bateria, que teve ainda Cezar Pegoraro fechando em terceiro.
 
Pegoraro correu com o capacete de seu irmão Sérgio, por isso as dúvidas em relação ao Desafio. Ele informou que antes mesmo da largada o seu capacete já estava encharcado, por isso pegou emprestado o do seu irmão, que não correria naquela prova. A imagem do Desafio mostrava ele em disputa com Mueller, na entrada da curva do Tala Larga.
 
A segunda bateria viu uma má largada de Mueller que caíra para o sexto lugar. Mesmo assim, recuperou-se, posicionando-se em terceiro, atrás de Pedro Carneiro Pereira e Clóvis. A cinco voltas do fim, mais um acidente envolvendo o piloto do carro #11. Em um enrosco com Antônio Fornari, acabou rodando, mas conseguiu manter-se na pista. Três voltas depois conseguiu ultrapassar Clóvis, parecendo que terminaria na segunda posição, porém, Pedrinho acabou batendo no final, deixando o caminho livre para o corajoso Cláudio Mueller.
 
Após as duas baterias o resultado foi o seguinte:
 
1° - #11 - Cláudio Mueller - 40 voltas
2º -  #22 - Clóvis de Moraes - 40 voltas
3º - #10 - Cezar Pegoraro - 40 voltas
4º - #5 - Pedro Carneiro Pereira - 40 voltas
5º - #2 - Ênio Sandler - 38 voltas
 
Abaixo alguns registros daquela prova, mostrando na sequência: Muller em disputa com Sandler na curva 1, Antônio Fornari, Clóvis, Pedrinho e Sandler.
 
 

 
 


Fonte das imagens: revista Quatro Rodas e arquivo Antônio Fornari.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não me lembrava deste chassi Bertete que o Cláudio Müller pilotou.

Aproveitando para desejar um ótimo aniversário para o nosso anfitrião Leandro Sanco!!

Renato Pastro