domingo, 17 de novembro de 2013

Desafio da Semana

Quem? Onde? Quando?
 

Mãos à obra!

7 comentários:

luizborgmann disse...

Olá amigos,
Parece ser a corrida da Classe "C" na inauguração do Autódromo de Tarumã. Os modelos de Opala nesta foto são todos de 4 portas, o que sugere que o modelo de 2 portas ainda não havia sido lançado, então o periodo da foto é compreendido entre a inauguração de Tarumã (1970) até final de 1971. Com o lançamento do Opala pela GM no final da década de 1960, os Opalas eram considerados os mais cobiçados para as pistas, em especial o modelo 3.800cm3, que mais tarde passou para 4.100 (de fábrica). Um dos mais desenvolvidos, na época, era o Opala de Carlos Alberto Sgarbi (#51 na foto), que apesar de sua aparência externa, continha equipamentos de preparação de ponta importados dos USA. Já ao seu lado o #84 de Pedro Victor de Lamare, um dos ícones da época pela excelência na preparação dos six-in-line, que diziam estar nos 4.300cm3, já continha também alterações externas aerodinâmicas. Este carro, mais tarde, vem parar no RS adquirido por um piloto gaúcho, depois que PV de Lamare opta pelo modelo de 2 portas. Ainda na foto, bem à direita, pode ser o #45 do astro paranaense das carreteras Altair Barranco. Os demais na foto é dificil identificar isoladamente.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Mestre Borgmann!! Era a Classe D!!
De 3.001 a 6.000 cm³.
Realmente inauguração de Tarumã.
Acredito que na curva do Tala Larga.
Onze Opalas largaram para a Prova "Tarumã".
Alem dos já citados #51,#84 (vencedor da prova),#45 consigo identificar na foto:
Opala com 4 faróis de Pedro Carneiro Pereira (entre o #51 e #84)
Opala branco do Ismael Chaves Barcellos por fora na curva junto ao Altair Barranco.

Renato Pastro

Carlos Belleza disse...

Pastro, no 1º EBRAVE tu já estavas no ACRGS? A pergunta é para tentar saber há quanto tempo eu conheço o Pastro! É porque nós convivemos por uns vinte anos, ou mais, no meio aeronáutico e nunca trocamos uma única palavra sobre automobilismo!!! Escrevo isto, porque sempre é uma baita surpresa para mim, o Pastro trazer tanta informação e com tamanha precisão sobre o automobilismo de quarenta anos atras!
Muito bom, amigo Pastro, as tuas informações são ótimas!
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Pessoal, mas que baita foto! Vocês lembram do "sonido" destes Opalas subindo a reta em Tarumã? O ronco dos "6 em linha" era um espetáculo!

Abração.
Catô.

Anônimo disse...

Catô Indio Véio!!!

Eu comecei no Aeroclube do RGS-ARGS em 1983, portanto eu sou pré-EBRAVE.

Nós voamos juntos também nos Rallyes Aéreos, Velhas Águias - Curitiba e por ai vai!!!

Forte Abraço

Pastro

Roberto Giordani. disse...

A curva é o Tala Larga mesmo. Observem como era rico de categorias e diversidade de pilotos no automobilismo brasileiro, bem ao contrário do atual que só se foca stock car e GT isto, GT aquilo, corridas de mono marcas, carros caríssimos, concentração de patrocinadores e metade dos pilotos correm em quase todas categorias.
Resultado? Desinteresse do grande público e autódromos vazios de espectadores. A luz no fundo do túnel parece ser estas categorias atuais de mono postos F-Júnior, 1.6 e 1.8 e um esperado campeonato de marcas que está em gestação, onde o regulamento permite custos suportáveis.
Um grande abraço a todos amigos do blog.

Anônimo disse...

Sanco, que foto linda! Parabéns ao autor. Competente e iluminado.
Abraço à todos..

Marcelo Wild

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu aniversário.
Abç
Júlio