sábado, 30 de novembro de 2013

II Grande Etapa do Campeonato Gaúcho de Kart, 1972

Quem mandou o último Desafio foi o meu amigo Henrique Mércio, o famoso "Caranguejo", lá de Bagé. A imagem mostrava o piloto Sidnei Ollé contornando a esquina da Marechal Floriano com a Hipólito Ribeiro, lá em Bagé, em 1972. O "Caranguejo" me disse que essa "pista" ficava a duas quadras de onde ele mora hoje. Ele chegou a assistir essa prova, mas não tem maiores informações sobre o tal piloto. Só lembra que era dos bons.
 
Sidnei Ollé era da família de um grande piloto de Carreteras, o Nicanor Ollé, também de Bagé e que competia com a #18, a Gilda, o primeiro carro de corridas que o "Caranguejo" viu na vida, e que hoje repousa no Museu do Automobilismo Brasileiro do amigo Paulo Trevisan lá de Passo Fundo.
 
Não tenho nenhuma informação sobre os pilotos participantes ou o resultado daquela prova. Sei apenas que aquela foi a segunda prova realizada na cidade. Pude ver isto nas fotos do arquivo do Ibraim Gonçalves que reproduzo abaixo. A prova de 1971 foi no dia 15 de Agosto enquanto que a de 72 foi no dia 16 de Abril. As fotos são de bastidores e na última delas é possível ver o Ibraim abrindo uma cerveja Polar.
 
Bagé sempre foi uma referência do kartismo gaúcho, principalmente da zona sul do estado. O kartódromo da cidade foi inaugurado em 1983 e creio que ainda está em atividade.
 
E vocês, além do Ibraim, reconhecem alguém mais nas fotos?
 


 
 
 
Fonte das imagens: arquivo Henrique Mércio e Ibraim Gonçalves.

4 comentários:

Carlos Belleza disse...

Quem levou o Kart para Bagé foi o meu irmão Luiz Mário Belleza. Neste ano, consegui reunir o Ibraim e o Luiz Mário numa reunião dos "Jurássicos", havia muitos anos que não se viam.
Caranguejo, eu me lembro do José Ollé correndo de kart, do Sidnei, não lembro. o Seu Nicanor Ollé, tive o prazer de conhecer.
Na foto 1, reconheço o Carlos Sá Azambuja, o "Guanaco",de bigode, kartista também, depois entrou para a política e como prefeito construiu o kartódromo de Bagé, foi também deputado federal.
Na foto 3, reconheço o Nelson Sarmento Junior, "Neco Sarmento",kartista também, está de pé, de bigode e a tuba da banda está a sua esquerda.
Na foto 4, onde o Ibraim faz discurso apoiado numa Polar, (KKK), tem na sua frente o Ricardo Malcom, e o primeiro que aparece a sua esquerda é o José Madrid, filho do velho Madrid das carreteras. Tem mais uns guris de Pôrto Alegre, mas não lembro os nomes. Paulinho Shütz, ajuda!
Sanco, no final de 60 e início de 70, toda a gurizada de Pôrto Alegre corria de kart, as corridas no interior eram muito festivas, e a FGA, por intermedio do Ibraim, dava a maior força, era muito bom!
Abração.
Catô.

Anônimo disse...

Verdade, Catô:
E eu tive o prazer de assistir ao Luiz Mario Belleza em ação na "pista" daqui.
Quanto ao piloto, também fiquei intrigado. Localizei essa foto em um álbum do Facebook intitulado "Fotos Antigas de Bagé", e o kartista aparece creditado como Sidnei Ollé.
Também lembro do Zé Ollé e seu irmão Fernando, do Carlos Azambuja, do Mario Belmonte Moglia, do Danubio Barbosa e outros.
E também lembro do Bino Fórmula Ford do Luiz Mario, patrocinado pelo Expresso Fronteira/Correio do Sul.
Lá pelos idos de 74...
Abraço.
Caranguejo

Anônimo disse...

O alemão ao lado do Zé Madrid é o Néco Torres.

Paulo Schütz disse...

Eu sou terrível com fisionomias, só reconheci depois das indicações do Catô. Neco Sarmento, à época, estudante de veterinária na UFRGS, meu vizinho em Porto Alegre, kartista e em cuja garagem na Eça de Queiroz, se preparavam karts. depois automóveis, alguns campeões. Grandes lembranças.