sexta-feira, 20 de julho de 2007

Regional de Turismo

Dia desses comentei sobre o Campeonato Regional de Turismo, que na minha opinião foi o melhor campeonato de automobilismo do RS desde que me conheço por gente. Iniciativa do Alan Magalhães e se não me engano do Antônio Gilberto Ody, reuniu os carros que até 1984 competiam na Copa Itali de Turismo. Me lembro de ir ao Tarumã com a minha família passar o Domingo e muitas vezes a única atração eram as provas deste campeonato, que duravam 3 Horas, 500 Km, sempre provas estilo endurance. Abaixo segue a foto da largada da primeira prova, em 1985, que contou com 12 carros.



No ano seguinte o Regional de Turismo batia recordes de carros inscritos. Quando eu estava fazendo a pesquisa da história da categoria para a Revista Esporte Motor, do saudoso Walter Boor e do Cláudio Fontoura, em 1997, o delegado Ribas me disse que em 1986 chegaram a alinhar 46 carros numa prova em Tarumã, porém esse número não bateu com os dados que peguei em jornais e na Federação Gaúcha de Automobilismo - o máximo registrado foi de 41. A pesquisa saiu na edição número 3 da revista, que infelizmente não durou muito mais do que isso. Independente do número exato, fica a certeza de que provas como aquelas que reuniam num mesmo grid, carros das quatro marcas da época em igual condições de vitória, com pilotos com nomes de peso no automobilismo regional e nacional, lotavam Tarumã e Guaporé e levantavam o público.

5 comentários:

Anônimo disse...

Apenas hoje tomei conhecimento do teu Blog,através do Blig do FG,e que legal achar um gaucho que está se dedicando ao automobilismo anos 80.Ótimo,até porque é um período com muitos vazios de informações. Conhece o site do meu Museu www.museudoautomobilismo.com.br ? Voce tem fotos do Passat 6 hotcar que era do Bresolim(foi do DaMatta)que agora está comigo? Vamos mantendo contato.PAULO TREVISAN

Leandro Sanco disse...

Que ilustre visita! Teu site esta entre os que recomendo no blog. Veja na coluna da direita.

Tenho algumas imagens do Passat 6. Vou procura-las e publicarei em breve.

Grande abraco e volte em breve.

Anônimo disse...

PARABÉNS LEANDRO.

É MUITO BOM VER PESSOAS COMO VC E O TREVISAN QUE NÃO DEIXAM MORRER O NOSSO AUTOMOBILISMO.

PARABÉNS PELO SITE E PELAS FOTOS DOS CARROS DO MEU PAI CARLINHOS DE ANDRADE NOS TEMPOS DA COPA ITALI E DO REGIONAL DE TURISMO NO QUAL ELE TAMBÉM FOI UM DOS IDEALIZADOROES.

PARABÉNS E UM GRANDE ABRAÇO AO PAULO TREVISAN QUE NÃO DEIXA OS TUBARÕES SEREM ESQUECIDOS.

Anônimo disse...

Paulo, aqui tem uma:
http://fotos.ya.com/zecarlim/ph11712328587441.jpg

Lacombe

Anônimo disse...

Que grata surpresa. Estava fazendo uma pesquisa e me deparei com este valioso material do Regional de Turismo. Foi realmente um trabalho que deu certo, uma página vitoriosa do automobilismo gaúcho, que serviu de exemplo para o Brasil naquela época. pena que a visão de alguns participantes tenha sido tão obtusa na época e os planos de expansão do certame para todo o Brasil através de franquias acabaram naufragando diante da situação causada internamente na categoria. Mas foi muito legal. Tenho até hoje a 4 Rodas com matéria de 6 páginas sobre o evento, colocando-o como "nosso melhor torneio de marcas". Parabéns pelo blog.