segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Histórias do kart

No último sábado publiquei alguns registros do período em que o Itacir Gasparotto participou das competições. Quem enviou foi o filho dele, o Gian, que hoje nos traz algumas das suas, encontradas naquela mesma geral lá na garagem dele. São todas do kart e mostram algumas relíquias. Vamos lá.

A primeira é da prova "200 km de Tarumã" em dezembro de 1981, quando participou em dupla com André Pasquale, no kart dele. A imagem também mostra o #5 de Luiz Fernando Cruz e Alexandre Cabral e mais atrás, meio escondido, o #12 de Waldir Buneder e Vitor Hugo Castro, os vencedores da prova.


A segunda mostra o pódio da categoria Quarta Menor do Brasileiro de Kart em Foz do Iguaçu, 1982. Da esquerda para a direita aparecem Gian, Eduar Mehry Neto, Gustavo Romanello, Christian Fittipaldi, Marcelo Sptzer e Carlos Eduardo da Rosa. Só fera!


Na sequência uma prova em Tarumã. Gian vem na frente - na verdade estava em segundo, atrás apenas do Romanello - e uma turma fraquinha logo atrás: "Chico Bala", Leonel Friedrich e Maria Cristina Rosito. É mole?! Gian ainda lembra: "Já era campeão na 4ª menor e corri essa prova também na categoria AB, nem lembro porque. Foi uma correria, pois o regulamento era diferente, então eu tinha que trocar de motor entre uma bateria e outra. Bixo...eu tinha 13 anos e meu velho me colocou nessa fogueira! Terminamos mesmo em 2º, até porque o Roma estava em grande fase."


A seguir, registros da primeira prova de kart realizada no estado do Mato Grosso, em 1985, no estacionamento do estádio de futebol do Mixto (o Gian disse que era assim mesmo, com X). Ele ganhou do Rommel Pretto, que aparece ao lado dele na foto. Gian correu com o #77, até porque o 56 era do Rommel há tempos.



Por fim as últimas provas de kart que Gian participou. Foi em Bento Gonçalves, nos anos 90. Havia uma prova festiva por lá e ele foi correr com uns amigos. Acabou vencendo por dois anos seguidos...


Valeu, Gian!

Fonte das imagens: Família Gasparotto - fotos Vilsom Barbosa.

2 comentários:

R.Mantovani disse...

Sanco,sem dúvida aquele ano de 1981 foi o melhor do Kart até hoje.A coisa era mesmo profissional e os caras que andavam na época então...Tenho orgulho de ter participado e andado pelo menos perto destas feras.Por exemplo na categoria Standard (que eu participava)era feita uma bateria eliminatória, pois o numero de inscritos era superior ao permitido pela pista.31 karts.

Carlos Giacomello disse...

Numa das 4 fotos finais, na largada, na frente do R da palavra kartódromo,
sou eu, que participei da prova de 2 horas em homenagem a Fenavinho e dava uma moto 125 como premio ao vencedor.
Eu, em dupla com o Antonio Frizzo, cheguei em terceiro.O Gian era convidado da equipe Apolo, que na época buscava os melhores kartistas do estado para correr em seus karts.
Bons tempos.