terça-feira, 16 de agosto de 2011

Subindo...

Hoje a colaboração vem do amigo Renato Pastro, que não tem aparecido muito por aqui devido ao trabalho, mas que sempre manda alguma coisa interessante. Identificaram o piloto da Deka? O Pastro nos conta tudo sobre a imagem.


"II Subida de Montanha, 10 de Agosto de 1958.

Prova de velocidade realizada na Estrada Velha de Santos, o antigo Caminho do Mar, caminho normalmente utilizados pelos paulistanos para ir e vir da Baixada Santista.

Vencedores: Força Livre da classe Especial, Rafael Gargiulo, pilotando um monoposto com motor Ford 8BA, estabeleceu o recorde da pista, com o tempo de 7min13. Na categoria de até 2.500 cm , o vencedor foi Plínio de Cerqueira Leite, com um Volkswagen especial, protótipo parecido com o Porsche 550 Spyder, em 7min51.

Quanto aos pilotos, além dos vencedores da classe especial participaram alguns nomes hoje conhecidos, como o designer Anísio Campos, com um Simca Conversível 1952, Hans Ravache e Godofredo Viana Filho. Destacaram-se o piloto Flavio Del Mese, que saiu do Rio Grande do Sul com seu DKW 1951 para participar da prova, Wilson Fittipaldi, que narrou a prova pela Rádio Panamericana, e Primo Carbonari, que realizou um filme jornalístico da prova para divulgá-la nas salas de cinema de todo o Brasil.

Muitos não puderam participar da II Subida de Montanha por uma razão hoje óbvia, mas na época não muito lembrada pelos pilotos: a falta do capacete. A comissão organizadora foi firme na questão e seguiu à risca as regras da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, com a supervisão da Comissão Desportiva Regional do ACB, o Automóvel Clube Brasileiro de Angelo Juliano e Osvaldo Fanucchi, e pela Polícia Rodoviária. A entrega dos prêmios, troféus e medalhas, foi feita na sede do ACB, na rua Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo."

Sabe muito esse Pastro...

Fonte da imagem: arquivo Renato Pastro.

4 comentários:

enio wermuth disse...

Grande feito para a epoca pois com DKW, parabens ao Flavio del Mese, fa de carteirinha da Marca, representando o Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

Deste baú só sai coisa boa! Sensacional!
Paulo Schütz

Anônimo disse...

Deste baú só sai coisa boa! Sensacional!
Paulo Schütz

Roberto Giordani disse...

Caro amigo Pastro !
Não quero cometer uma gafe, porém esta viatura do Flávio Del Mese parece ser um F-91 já com propulsor 3 cilindros de 900 cc : as identificações são pela grade frontal e pelo pequeno aplique no paralama esquerdo que deve dizer SonderKlasse, cuja produção com motor 3 cilindros iniciou em 1953.
Se fosse um 1951 seria 2 cilindros e 600 cc., não seria Sonderklasse, as rodas eram em chapa toda fechada e a grade era diferente da foto....tinha varetas entremeadas grossas e finas.
Vamos perguntar ao Flávio, OK?