Hoje a colaboração vem do amigo Renato Pastro, que não tem aparecido muito por aqui devido ao trabalho, mas que sempre manda alguma coisa interessante. Identificaram o piloto da Deka? O Pastro nos conta tudo sobre a imagem.
"II Subida de Montanha, 10 de Agosto de 1958.
Prova de velocidade realizada na Estrada Velha de Santos, o antigo Caminho do Mar, caminho normalmente utilizados pelos paulistanos para ir e vir da Baixada Santista.
Vencedores: Força Livre da classe Especial, Rafael Gargiulo, pilotando um monoposto com motor Ford 8BA, estabeleceu o recorde da pista, com o tempo de 7min13. Na categoria de até 2.500 cm , o vencedor foi Plínio de Cerqueira Leite, com um Volkswagen especial, protótipo parecido com o Porsche 550 Spyder, em 7min51.
Quanto aos pilotos, além dos vencedores da classe especial participaram alguns nomes hoje conhecidos, como o designer Anísio Campos, com um Simca Conversível 1952, Hans Ravache e Godofredo Viana Filho. Destacaram-se o piloto Flavio Del Mese, que saiu do Rio Grande do Sul com seu DKW 1951 para participar da prova, Wilson Fittipaldi, que narrou a prova pela Rádio Panamericana, e Primo Carbonari, que realizou um filme jornalístico da prova para divulgá-la nas salas de cinema de todo o Brasil.
Muitos não puderam participar da II Subida de Montanha por uma razão hoje óbvia, mas na época não muito lembrada pelos pilotos: a falta do capacete. A comissão organizadora foi firme na questão e seguiu à risca as regras da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, com a supervisão da Comissão Desportiva Regional do ACB, o Automóvel Clube Brasileiro de Angelo Juliano e Osvaldo Fanucchi, e pela Polícia Rodoviária. A entrega dos prêmios, troféus e medalhas, foi feita na sede do ACB, na rua Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo."
Sabe muito esse Pastro...
Fonte da imagem: arquivo Renato Pastro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Grande feito para a epoca pois com DKW, parabens ao Flavio del Mese, fa de carteirinha da Marca, representando o Rio Grande do Sul
Deste baú só sai coisa boa! Sensacional!
Paulo Schütz
Deste baú só sai coisa boa! Sensacional!
Paulo Schütz
Caro amigo Pastro !
Não quero cometer uma gafe, porém esta viatura do Flávio Del Mese parece ser um F-91 já com propulsor 3 cilindros de 900 cc : as identificações são pela grade frontal e pelo pequeno aplique no paralama esquerdo que deve dizer SonderKlasse, cuja produção com motor 3 cilindros iniciou em 1953.
Se fosse um 1951 seria 2 cilindros e 600 cc., não seria Sonderklasse, as rodas eram em chapa toda fechada e a grade era diferente da foto....tinha varetas entremeadas grossas e finas.
Vamos perguntar ao Flávio, OK?
Postar um comentário