sábado, 20 de agosto de 2011

Itacir Gasparotto

O meu amigo Paulo Rotta foi certeiro no palpite do último Desafio. Era mesmo o Itacir Gasparotto, em Guaporé, 1983. Alguns ficaram na dúvida ao ver um Fiat 147 correndo junto, mas tratava-se de uma prova do Gaúcho de Marcas, categoria que reuniu os Fiats e os Chevettes em uma mesma disputa. Naquele ano, quem levou a melhor na geral foram os Fiats, com o título do Evaldo Quadrado. Para constar, o Fiat azul que vinha atrás do Gasparotto era o do Luiz Ernani Mello.

Pois bem, quem me enviou o retrato foi o filho do piloto do Chevette, o meu amigo super gente fina Giancarlo Gasparotto. Tudo começou quando dia desses ele foi "dar uma geral" na garagem e achou algumas coisas legais. As coisas legais eram várias fotos da família em ação. Tem dele no kart, do pai com o Chevette, dos tios e por aí vai. Hoje e nos próximos dias tudo isso vai aparecer por aqui.

O Itacir começou a correr em 1974 na categoria Estreantes e Novatos com um Chevette #18. Para quem não lembra, o Gian hoje anda com um igualzinho na rua, fazendo a alegria da gurizada. Abaixo há uma foto mostrando o #18 seguido do #56 do Rommel Pretto e mais um, o Alcides Gasparotto. Pois bem, o Gian lembra de uma história curiosa sobre aquela prova: "Seis Chevettes de Encantado alinharam para a largada. Todos preparados pelo Alcides "Chide" Gasparotto. Terminaram todos nas seis primeiras posições... mas terminaram todos desclassificados. O "Chide" trocou os venturis dos carburadores originais por outros de bronze devidamente "arrombados", porém fora do regulamento. Parece que a turma de Encantado não lia direito o regulamento ou era bem malandrinha...hehehe."



Abaixo um registro de 1975, com Itacir puxando a fila dos Chevettes Divisão 1. Atrás dele aparece o Walter Soldan, mais atrás o Ricardo Baldino, entre outros. Neste mesmo ano, participou das 12 Horas de Tarumã com este carro, ao lado de "Chide" e de Sady Abê. Largando da 30ª posição, entre 35 participantes, concluiu na 13ª no geral e 4ª na categoria A. Eles lideravam na categoria (vencida pelo Passat de Attila Sipos, Luis Paternostro e Roberto Sávio), quando tiveram a suspensão do Chevette quebrada.


Após uma interrupção, Itacir voltava às pistas em 1982, na Copa Chevette, dividindo a pista com nomes como João Carlos de Andrade, Ronaldo Nique, Henrique Damo, entre outros. Naquele ano correu com o seu Chevette em dupla com João Alfredo Ferreira na tradicional prova 500 km de Tarumã. Obtiveram a 10ª posição no geral e a 4ª na categoria Chevette.



1983 foi o último ano de Itacir nas pistas. Um novíssimo Chevette foi preparado para competir na Copa Chevette - que entrava em seu último ano - e também no recem chegado Gaúcho de Marcas. A primeira imagem abaixo mostra o Chevette #56 alinhado para a prova 500 km de Tarumã, quando Itacir (escorado na porta) correu em dupla com Rommel Pretto (ao volante). As seguintes são do dia 4 de Dezembro em Guaporé, que marcou a despedida dele das competições.




Ainda tenho o material do kart do Gian para publicar. Farei isso em breve.

Valeu, Gian!

Fonte das imagens: arquivo Família Gasparotto - fotos Vilsom Barbosa.

2 comentários:

Giancarlo disse...

Bah, valeu, Sanco...sabe que, antes dessa prova, na sexta-feira, eu estava lá. E, com 14 anos, o velho me colocou pra dar umas voltas no chevette. Dia desses te conto essa aventura (ou eu alcançava os pedais ou enxergava na frente, pois sempre fui baixinho) e o tempo que fiz, naquela época.
Tá doido. Imagina isso acontecendo hoje em dia!
Um abraço.

paulo rotta disse...

quando indiquei ser o gasparotto no chevette, tinha quase certeza.
momentos após, liguei pro rommel para confirmar. ele me disse que não conhecia o chevette e não sabia quem era.
agora vejo que ele pilotou o mesmo chevette, só que sem os adesivos da "polauto".
quanto a noticia do giancarlo, de que houveram seis pilotos de encantado em uma prova da copa chevette, este final de semana tivemos um número parecido no gaucho de marcas, com quatro encantadenses: ronaldo giordani, marcelo gonzatti, tiago giordani e paulo rotta.
éramos cerca de dez por cento do grid.
daqui a pouco dá para fazer uma categoria E, de encantado.
abraços a todos