terça-feira, 30 de agosto de 2011

Só com Bússola

Essa aconteceu com o Fernando D'áliva Soares, o "Naná", durante a terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Hot Car disputada no dia 16 de Julho de 1985 em Tarumã.

Uma forte chuva atingia o autódromo de Viamão, impossibilitando inclusive a realização de uma prova de exibição com DKWs e Gordinis. Mesmo assim, a Hot Car iria correr. Na pista apenas 10 carros formavam o grid da categoria, que já não ia muito bem das pernas naquela época.

Dada a largada, Arnaldo Fossá e seu Fusca dispararam na ponta, demonstrando que seu carro estava muito bem preparado para aquelas condições. Ele utilizava pneus Pirelli enquanto que os demais corriam com Pneubrás. Entretanto, o que chamava a atenção era o Passat #77 de "Naná", que, largando da última posição, vinha ultrapassando um a um os seus adversários para chegar na segunda colocação. Veio então a disputa entre os dois e Fossá não resistiu, sendo ultrapassado pelo pelotense.

"Naná" venceu debaixo do aguaceiro, seguido de Fossá, José Renato De Léo, Carlos Hofmeister, Neri Fernandes, Hélio Neves e Júlio Berger. Após a prova, foi realizada uma reunião onde decidiu-se que a segunda bateria seria realizada em uma outra oportunidade.

Enquanto isso, o vencedor explicava que não conseguia enxergar nada e que só venceu pois havia trazido um relógio com bússola para ajudá-lo debaixo daquele tempo.

Abaixo dois registros daquela prova. No primeiro quase não se vê os carros, no segundo "Naná" mostrava a bússola aos seus adversários. Por fim uma imagem do Passat #77 em outra prova em Guaporé, no mesmo ano.




Fonte das imagens: jornal Zero Hora e arquivo Fernando D'ávila Soares.

3 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

História de pescador essa... hehehehe
Eu adorava os Hot Car. Eram carros de corrida mesmo, daqueles pra homens, não pra meninos.
Abraços

Anônimo disse...

Historia boa essa,o Nana era gente fina mesmo!!será que ele nao guardou esse passat em sanco?abraço


marcelo vieira

Anônimo disse...

Lembro bem da prova e da brincadeira com a bússola. Grande cara e grande piloto, andava muito.
Paulo Schütz