sábado, 13 de agosto de 2011

Só deu Gaúcho na Fórmula 2

Sem maiores dificuldades, a turma acertou a resposta do último Desafio. Etapa de Tarumã da Fórmula 2 de 1984, disputada no dia 13 de Maio daquele ano. Era a segunda prova do ano. "Bocão" Pegoraro, que já havia vencido na primeira prova em Interlagos, repetiu o feito, disparando na liderança do campeonato. O piloto ainda venceria mais duas provas, em Cascavel e Jacarepaguá, garantindo o título na última etapa, em Guaporé.

Os gaúchos eram maioria no campeonato. Eram oito. "Bocão" e Pedro Grendene corriam pela Taurus/Grendene/Havoline. Os irmãos Leonel e Anor Friedrich pela Ipiranga GP Super. Ronaldo Ely pela Denim, "Chico" Feoli pela Kodak/Gradiente, Aroldo Bauermann pela Zaluski e "Castrinho" pela Zocolotto/Gasa.

Com tanta participação, os resultados não poderiam ter sido melhores para a gauchada: Além de "Bocão" ter vencido quatro provas e ficado com o título, todas as demais provas foram também vencidas pela turma dos pampas: Ely venceu a terceira em Brasília, Anor a quinta em Goiânia, Feoli a sétima em Tarumã e Leonel a oitava e última em Guaporé.

Dos seis primeiros no campeonato, apenas um não era gaúcho, o paulista Marcos Troncon, que fechou com o vice.

Abaixo as três primeiras imagens são de "Bocão" e as demais são de alguns representantes da brigada local.









Fonte das imagens: arquivo revista Placar, jornal Esporte Motor, arquivo Cezar Pegoraro e arquivo Aroldo Bauermann.

8 comentários:

fabiano70 disse...

Sanco,
sempre quis saber o que era Zaluski?
Abs,
Fabiano.

Giancarlo disse...

Bah...lembro da galera do kart indo pro alambrado na saída da 9, em Tarumã, nos intervalos das baterias quando tinha prova no mesmo dia. Ficávamos planejando que nós iríamos estar lá.

Leandro Sanco disse...

Fala, Fabiano!

A Zaluski era, ou melhor, ainda é a dona da revenda San Marino Fiat, além de outras empresas. O Aroldo era casado - não sei se ainda é - com a filha do dono da empresa. Ele teve o patrocínio ora da Zaluski, ora San Marino, por muitos anos.

Abração!

Tohmé disse...

Leonel, meu eterno ídolo....

Granito disse...

Foi um baita ano pros gaúchos né , mas além deles apareceram no grid aquele ano o Troncon com o heve monza # 16 já comentado, o #4 Adu Celso, #11 Josue Pimenta, #20 Muffato , #17 Jose Carlos Romano que chegou a correr na Indy (tentou se classificar em alguns GPs pela equipe do Giupponi França), #41 Claudio Gonzalez, #66 Victor Marrese,#49 Leopoldo Abi Eçad, #2 Guaraná, alem do #9 Sala e Boesel #31 mas só correram as etapas que contavam pontos pro sulamericno de f2.Pra quem gosta da F-2 e F-3 sulamericana e tem o jogo "GP2" eu fiz dois carsets e disponibilizei no site www.grandprix2.de, com boa parte dos carros e pilotos destas temporadas. Um abraço

Anônimo disse...

Olá amigo Sanco!!
O Giancarlo tem razão, eu também assistia da curva 9 os bólidos passando.Éu gostava tanto que assistia até treinos.
R.Mantovani

Anônimo disse...

Sanco, não tens nenhuma foto do Aroldo com patrocinio da Chapeco, lembro do carro, mas não sei bem o ano. Obrigado Rogerio Kremer

Anônimo disse...

querem saber da Zaluski ,ele ai falou bobagem o Piloto Aroldo era dona da San Marino ,e casado e sua cunhada casada com um dos socios da Zaluski , fale certo e nao o que nao sabe sobre o Grande Piloto Aroldo Bauermann ,Meu Idolo