Hoje publico mais algumas recordações do Nelson Ely Filho.
Como todos sabem o Autódromo de Tarumã foi inaugurado no dia 8 de Novembro de 1970. Com a proibição das corridas de rua, após as 12 Horas de Porto Alegre de 1968, os pilotos passaram a correr em provas de estrada como a Encosta da Serra, a Estrada da Produção, em Rivera no Uruguai, em Curitiba, na praia de Imbé e em km de arrancadas. E o Nelson esteve presente em boa parte delas.
As imagens abaixo mostram três momentos daquele período, começando pela prova na praia. Ele ainda lembra dos detalhes:
"1º Festival Automobilístico da Praia do Atlântico Sul, no Imbé (antigo Braço Morto), pista feita pela Prefeitura e provas organizadas pela FGA. Lá estavam Rosito, Vitório Andreatta, Catharino Andreatta, José Asmuz, "Gordo" Esbroglio e tantos outros... Mais de 50 carros. As provas eram por categorias, (A) até 1.300 cl; (B) até 2.400 cl; (C) Força Livre. A largada era por sorteio e fiquei em último do lado direito. Na bandeirada de largada, saí pela direita, tomei a ponta antes da curva, liderando toda prova. Ressalto que fui bí-campeão com o DKW."
A seguir viria a prova no Paraná. Ele continua:
"Prova de Curitiba. Larguei na pole position com a primeira marcha quebrada na tomada de tempos. É óbvio que largando em segunda, que era muito longa, fui ultrapassado por vários carros. Na terceira volta assumi a ponta até faltando 500 m da chegada onde furou um pistão e fui ultrapassado por vários carros chegando ainda em quarto lugar... não me lembro bem."
A terceira e última imagem é de Rivera, do circuito Eduardo Cabrera.
Nelson ainda tem mais algumas para nos contar. Publicarei em breve.
Fonte das imagens: arquivo Nelson Ely Filho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ahh essa ultima foto eu sei onde é..começo de um retão..acho..
Show o karmann ghia #77...
A curva é de 90 graus e da início a reta dos boxes à subir e que finda em outra curva de 90 graus, à esquerda também, no Autódromo de Rivera. O ano, creio que 1970.
Estávamos por lá também com o DKW 88. A pista de Rivera era muito peculiar, porém interessante para pilotagem.Ali foi possível enfrentarmos marcas mundiais como NSU, 1093 dos argentinos( ótimas viaturas )e um Ford Cortina 1.3 litros que havia feito parte do Rally da Copa de 1970.....quando o Rally passou pelo Uruguay duas viaturas destas tiveram seus propulsores danificados e por lá foram deixados. Posteriormente comprados por locais, recuperados e postos na pista: belo carro.
Um grande abraço a todos.
Roberto Giordani.
É interessante observar no DKW do Ely o recorte nos paralamas dianteiros. Em algumas provas usava o complemento, noutras não. Era um prenuncio de utilização de apêndices aerodinâmicos ou era uma abertura maior para refrigeração dos freios?
luiz borgmann
Postar um comentário