terça-feira, 4 de outubro de 2011

Caminhada para o título

26 de Abril de 1987, autódromo de Cascavel, Paraná. 1º Etapa do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3. Aquela era a quinta temporada da principal categoria do continente, que até então acompanhara um massacrante domínio argentino, tanto em pilotos, motores, chassis, etc. As apostas para o quinto título mostravam nomes conhecidos como Maldonado, Sommi, Croceri, Kissling, entre outros, mas o gaúcho Leonel Friedrich seria o responsável por escrever a história daquele campeonato de forma diferente.

Competindo pela equipe argentina INI, Leonel tinha um bom equipamento em mãos e teria de dar o melhor de sí para sonhar mais alto naquela temporada e a prova de Cascavel acabou sendo a oportunidade perfeita.

Apenas 16 pilotos estavam inscritos naquela prova. 12 argentinos e apenas quatro brasileiros (Leonel, "Bocão" Pegoraro, Pedro Bartelle e Pedro Muffato). O campeão de 1986, Maldonado, dominou os treinos e marcou a pole position com o tempo de 1min02s21. Croceri largava em segundo com 1min02s75. Abrindo a segunda fila estava o gaúcho Leonel, com 1min02s77.

Com a primeira fila dominada pelos "hermanos", parecia que o público assistiria mais uma vitória argentina, mas já na largada o jogo começava a virar. Com uma largada espetacular, Leonel conseguiu chegar na curva 1 disputando posição com Maldonado e o ultrapassou por fora, assumindo a ponta. Por lá esteve durante 10 voltas, sempre mantendo Maldonado pouco mais de um segundo atrás. E foi na volta 11 que parecia que tudo estaria perdido. Ao passar por uma mancha de óleo na entrada da curva 2, feita em última marcha, o Berta #6 da Ipiranga derrapou e Maldonado acabou ultrapassando o gaúcho. Por instantes ele pensou estar com um pneu furado e quase entrou nos boxes, o que acabaria com suas chances na prova, mas logo depois se deu conta do que havia acontecido e tratou de buscar a aproximação a Maldonado. Leonel conseguiu se aproximar, mesmo com o argentino fazendo sua melhor volta na prova. E por uma ironia do destino, aquela mesma mancha de óleo seria a aliada de Leonel. Na volta 18 Maldonado passou por sobre a mancha e Leonel retomou a liderança para não mais perdê-la. Além disso marcou a melhor volta da prova (40ª) com 1min02s72, tempo melhor do que conquistado na classificação.

Leonel venceu seguido de Maldonado, Croceri, Benamo, Sommi, Furlan, Scarazzini, Bartelle, Muffato e Cingolani, os 10 primeiros.

O resultado final do campeonato todos sabem, Leonel sagrou-se campeão, mostrando que a pilotagem brasileira em nada devia aos vizinhos castelhanos.





Fonte das imagens: revista Corsa.

2 comentários:

Granito disse...

Que bom chegamos a F-3 sulamericana que este ano comemora 25 anos , portanto bodas de prata pro título do Leonel Friedrich que tem 13 vitórias na F3 e um título. No quesito vitórias só estão na frente dele Furlan com 37, Fabiano Machado recém campeão de 2011 com 17 , Dirani16, e Piquet com 14. Mas ele ganhou a primeira e primeirão é primeirão , certo?
um abraço

Guilherme da Luz disse...

Os melhores blogs sobre carros da web!


Caro Amigo do Blog do Sanco,

O seu blog foi selecionado para fazer parte do Guia Emprestimo.org sobre os melhores blogs e sites na web que inspiram o leitor sobre o universo dos automóveis.

Emprestimo.org é um guia independente de Finanças no Brasil e que foi lançado em dezembro de 2010. Porém, com apenas alguns meses no ar, o site já tem Page Rank 3 e está na sexta posição do Google sobre "empréstimo", e por isso está na primeira página do Google ao lado de grandes nomes como a Caixa, HSBC e Banco BMG.

Temos diariamente centenas de visitantes em nosso site e muitos deles querem dicas para financiar um carro novo ou fazer um empréstimo para comprar uma caminhonete. É neste sentido que o site empréstimo tem um importante link com blogs sobre carros e criou um artigo sobre os melhores sites e blogs de carro da web, dando dicas importantes para que o consumidor planeje bem na hora de fazer uma compra.

O leitor visita o seu site e se inspira com as belas imagens de carros
simples ou luxuosos, nacionais ou importados, esportivos ou para toda
a família e mais tarde ele resolve comprar um!

Sites como o seu, oferecem fantásticas dicas sobre carros e são bem elaborados para inspirar qualquer pessoa a realizar um sonho de consumo.

Gostaria de solicitar a sua autorização para publicar o nosso artigo
e em breve enviarei o link para a sua apreciação.


Um grande abraço e parabéns pelo seu ótimo trabalho!


Guilherme da Luz
Editor


"You must take risks, both with your own money or with borrowed money. Risk taking is essential to business growth." – J. Paul Getty