domingo, 16 de outubro de 2011

Desafio da Semana

O piloto do Opala tem sido assunto por aqui nesses últimos dias e creio que não será muito difícil de identificá-lo. O legal é tentar adivinhar quem era no Jeep...


Mãos à obra!

12 comentários:

Anônimo disse...

Essa do Jeep foi forte...
De fato, lembrar deve ser algo especialíssimo.
Lembro que o Pedro J. Morelatto
tinha um Jeep com mecênica de Corvette. Mas ....
Não recordo bem mas acho que era modelo antigo.
Dificílima essa!

Anônimo disse...

Quem tinha um Jeep com V8 era o irmão mais velho de famoso piloto de motocross
Eng da Madrugada.

luizborgmann disse...

Pelo numeral #23 seria o Ely? Trocou TD por TT? É dificil dizer a respeito desse Opala, mas alguns pilotos do RS andaram na D3 com os 4 portas, mas não vi o Ely em Tarumã com esse carro, mas a dianteira é parecida com o do PV de Lamare ou Edson Yoshikuma. Também lembro do Jeep do Pedro (Peter) Morelatto e de uma cupê Ford com mecânica Chrysler, mas não lembro dele acelerando.
luiz borgmann

Carlos Giacomello disse...

Pode ser o Videlberto Colau, que teve um Jeep parecido com este.

Nelson Ely disse...

Tenho recordação que este JEEP era de Bento Gonsalves e sua mecanica de Corvette,tinha algo a ver com os Bertuol?????
Abraços Nelson Ely Opala 23

luizborgmann disse...

Alô Ely, conta como foi o resultado desse arrancadão. Me parece que os pneus do Jeep eram muito finos para o grip de transferência, enquanto que os do Opalão eram slick, ou não?
luiz borgmann

Nelson Ely disse...

Caro Luiz borgmann.Realmente este Opala da foto desalhinava quando passavas a quinta marcha,por ser muito leve e ter um motorão feito originalmente pelo Bertta.Nesta prova disputamos a final eu e o Rui Souza com a carreteira.Os mil metros começavam na praça de Gravatai aos seiscentos metros tinha uma leve curva para a esquerda e depois tudo reta.Vinha o Opalão folgado na frente quando desligou o contagirus e quebrei uma valvula.Mesmo assim a chegada foi fucinho com fucinho,ganhando o Rui por um bigode....KKKKKKKKKKKKKKKKKK
abraços, Nelson Ely

Anônimo disse...

Bah,,,,,,,,, Luiz Borgmann
Agora sim respeitei teu "arquivo".
De fato, fora o dito Jeep o
Morelatto tinha esse Fod Coupe que nada mais era que um Ford 34 3 janelas, (de lata, original mesmo. Pois naquela época nem se falava em réplicas no Brasil) com mecânica de Simca Esplanada com aquelas tampas cromadas para fora do capô. Apenas pelo que me recordo, o carro que o Yoshikuma comprou do PV De lamare já era o coupe, duas portas. Quando aquele foi para a Inglaterra.

luizborgmann disse...

Alô amigos,
Nelson ElBacana o teu relato. Lembrei que o Ruy Souza, cujo numeral sempre era o #75, disputava os km de arrancada com a carreteira Chevrolet que havia comprado do Catharino Andreatta. Mais tarde, se a memória não falha, o Ruy ainda disputou alguns km de arrancada com um potentíssimo Pontiac Tran-Am. O Ruy ainda se dedicou a provas de div.1 em Tarumã na companhia do irmão Roberto. Vale lembrar ainda que o Ruy era referência na comercialização de carros importados na rua Miguel Tostes, em Porto Alegre. Ei Nelson Ely, de onde veio aquele Opala, o visual dele é que não era carro de rua...
Ao anônimo de 20/10-Ainda bem que tenho contemporâneos que lembrem do Cupê Ford do Morelatto. Realmente era motor do Chrysler Esplanada (um Emi-Sul), roncava bonito mas aquele motor logo começou a fumacear. O carro não tinha as laterais do capô, onde apareciam as tampas de válvulas mencionadas, dando um charme todo especial. Faço uma pequena ressalva em relação do PV de Lamare, cujo primeiro Opala era de 4 portas e esteve em Tarumã algumas vezes.
luiz borgmann

Eurico Estima disse...

Busquei informações com o Gilberto Mejolaro, amigo de Bento Gonçalves. Seguem suas informações:

Me informei com o Videlberto Colau aqui de Bento,que tambem participava de arrancadas com um Jipe. - Ele inclusive está na foto atrás deste Jipe

O Jipe era do Paulo Bertuol( Falecido) tinha mecânica Opala 6 cilindros, na foto era piloto o Ivo Valiati (falecido) que ganhou esta prova

O preparador era o Michica(falecido)

Clóvis Irigoyen disse...

Caro Luiz Borgmann
Devo-lhe minha apresentação.
As veses escrevo algum comentário e esqueço de assinar, perdoe-me.
O anônimo do 1º comentário e do dia "20" que você fez referência, é este que assina agora.
De fato somos contemporâneos, embora meus arquivos acerca da matéria, de longe passa pelo vistoso e rico conteúdo dos Ford 34, era de cor azul metálico. Na época estava muito em alta esse tipo de pintura.
Abraço

Clovis Irigoyen disse...

Caro Luiz Borgmann
Devo-lhe minha apresentação.
As veses escrevo algum comentário e esqueço de assinar, perdoe-me.
O anônimo do 1º comentário e do dia "20" que você fez referência, é este que assina agora.
De fato somos contemporâneos, embora meus arquivos acerca da matéria, de longe passa pelo vistoso e rico conteúdo dos seus arquivos. Sobre o Ford 34, era de cor azul metálico. Na época estava muito em alta esse tipo de pintura.
Abraço