sábado, 22 de outubro de 2011

Jeep na arrancada

O último Desafio mostrou uma imagem interessante. Um Opala Divisão 3 correndo contra um Jeep. Logo após a publicação começaram a aparecer os comentários e apareceram citações de alguns Jeeps que participaram da modalidade aqui no estado tempos atrás: Pedro Morelatto, Videlberto Colau, o irmão de um famoso piloto de motocross (seria o Morongo?) e os Bertuol.

O Jeep da imagem de fato era dos Bertuol, se aprontando para encarar a disputa com o Opala #23 do Nelson Ely Filho, em Gravataí, 1978. O Jeep era Willys com mecânica Corvette. O próprio Ely contou detalhes daquela prova no próprio post. O que ele não disse é que os Bertuol sempre "apanhavam" da Carretera do Ruy Souza, aquela mesma que havia sido adquirida dos Andreatta. Pois houve um dia, em uma prova na cidade de Lageado, que Nelson conseguiu derrotar a Carretera #75 e foi carregado nos braços pela equipe dos Bertuol. Parece que após essa derrota, Ruy acabou aposentando sua barata.

Bom, pelo que me informou o Nelson, aquele Opala 4 portas fora adquirido do Pedro Victor De Lamare. Creio que antes disso, lá por 1972, esse Opala já era pilotado pelo Carlos Quartim de Moraes, com o #83. Enquanto isso, De Lamare corria com um Opala 2 portas que em 1974 foi vendido para o Edson Yoshikuma (#99).

Quem cuidava da preparação do Opala, com a mecânica feita por ninguém menos do que Orestes Berta, era o saudoso Cláudio Luz. Nelson ficou com ele até o início dos anos 80, sempre competindo em provas de arrancada.

Abaixo os dois primeiros registros são da prova de Lageado. Numa delas aparece a Carretera do Ruy.




Fonte das imagens: arquivo Nelson Ely Filho.

PS.: Vou ver se descubro o paradeiro desse Jeep com a turma lá de Bento. Se alguém também tiver alguma informações, conte aqui.

9 comentários:

Francisco Canibal Jr. disse...

O Opala e a Carretera ainda existem ?

Vicente Queiroz disse...

Muito legal!

Roberto Giordani. disse...

Caro Francisco !
A Carretera está toda recuperada no Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo.
O Opala acredito que não mais exista. vou enviar uma mensagem ao Nelson Ely para que responda.
Roberto Giordani.

paulo rotta disse...

bom dia blogueiros
acredito que o opala foi vendido ao eduardo abreu, que correu com ele nos anos oitenta, em arrancadas.
lembro do eduardo andando com este opala.
quem pode melhor esclarecer é o jorginho moreira.
abraços

Anônimo disse...

sanco, ve se descobre o paradeiro do opala também.
abraço

Anônimo disse...

Alguém sabe por onde anda a outra carreteira(Ford) do Catarino, conhecida como Brigite? Esta que aparece na foto é a Chevrolet que foi comprada do Camilo Cristófaro, e que atualmente se encontra no museu do Paulo Trevisan.

Francisco Canibal Jr. disse...

Obrigado pelas informações....ainda estou curioso quanto ao Opala, eu tenho uma curiosidade natural quanto aos "veteranos" de competições, acho uma falha do nosso colecionismo não ter mais (em numeros) desses carros preservados ou em restauração. Por isso deve se venerar o trabalho do Trevisan, agora comentada aqui, a Brigite, ainda faz parte do acervo da familia Andreatta até onde eu sei....

Anônimo disse...

Assisti a todas as provas de arrancada de Gravataí, em frente ao Paladino, a carretera encarou e ganhou de todos os jipes que por lá apareceram, na época teve um fusca (parece-me que era do Kokemper) que perdeu por muito pouco, dando um susto no Rui e sua carreteira, a única prova que a carreteira perdeu inapelavelmente foi para o Opala, isso eu vi. Havia um DKW com motor(não sei qual) V8 central, andava muito mas vivia quebrando.. Jorge Diatel

Anônimo disse...

Ah, lembrei também que a largada em Gravataí era desalinhada pois a pista, por incrível que pareça tinha uma curva, leve, mas era curva, poucos anos depois passei a acelerar também nas arrancadas. Jorge Diatel