segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jurássicos: 10 anos de Confraria

Hoje quem manda o recado, além de contar uma história bacana, é o amigo Roberto Giordani.

"Na próxima Reunião Festiva que faremos realizar no Templo Sagrado dos DKW's no próximo dia 20, estaremos festejando o 10º ano de fundação desta Confraria. A Confraria nasceu em outro local em que se perpetuam até hoje as lembranças destas mágicas viaturas que deixaram marcas e momentos de grandes alegrias em quem as usou principalmente em competições: o local inicial, foi a oficina de um gênio em mecânica, apaixonado pelos "Das Kleinen Wunder" chamado Horst Dierks, que junto com outros também apaixonados pilotos, levaram às pistas esta viatura para cobri-las de glórias e feitos históricos. Nenhuma outra marca do passado tem tantos fiéis seguidores pelo Brasil.

No quase distante ano de 2001, quatro dekawezeiros aos finais de muitas tardes, reuniam-se na Oficina do Horst e o assunto principal versava sobre a marca germânica com motores a dois tempos. Este pequeno grupo era formado por dois pilotos, um preparador e um Engenheiro Mecânico de nomes: Francisco "Chico" Feoli, Roberto Giordani, Horst Dierks e Oscar "Oca" Leke, que formaram o núcleo fundador da Confraria, todos na época, com idade superior a 60 anos.

Praticamente já se haviam passados quase 30 anos da última vez em que o DKW 88 havia sido levado à pista de Tarumã para sua derradeira corrida em 1972. Após algum tempo, decidiram os quatro amigos reunirem-se uma vez por semana às quintas feiras e oficializarem o convite a outros amigos dekawezeiros: assim foram convidados e se chegando às reuniões Henrique "Heinz" Iwers, Jorge Amorim, Mario Katz, Flavio Del Mese, Octávio "Alemão" Albuquerque e Paulo Pacheco Prates, todos haviam sido pilotos da marca preferida desde o ano de 1958.Estes dez formaram o núcleo histórico da Confraria: infelizmente "Heinz" Iwers já não está entre nós.

Como as reuniões alongavam-se até tarde das noites, implantamos uma gastronomia de lanches e pequenas refeições, que evoluiu neste passar de tempo, sendo servido hoje nas Reuniões Mensais, que adotamos o nome de FESTIVAS, pratos gastronômicos bastante avançados, que fazem a alegria dos participantes.

O nome da Confraria veio em um momento de felicidade em que ser amigos por tanto tempo parecíamos figuras Jurássicas de tão velhos que éramos: assim, passamos a nos auto intitular de Jurássicos. Passados estes 10 anos são todos setuagenários e firmes nas suas atividades.

Uns poucos anos a frente, foi aberto o grupo de dekawezeiros e admitidos amigos de mesmos tempos de competição a quem houvesse pilotado outras marcas, porém, não foram abandonados até hoje os símbolos da DKW Auto Union que regem a Confraria.

A Oficina do Horst ficou pequena para abrigar o grupo que já passava de 20 membros efetivos. Por sorte, recebemos a oferta do colecionador e piloto de DKW Teodoro Januzs, da linha mais moderna dos apaixonados pela marca e que possui uma garagem onde estão 10 viaturas da marca DKW, para usarmos a garagem como nossa sede de reuniões e FESTIVAS. A garagem passou a ser conhecida como o Templo Sagrado dos DKW's por abrigar viaturas e apaixonados da marca.

Hoje, ao serem completados os 10 primeiros anos de existência, somos uma Confraria com 50 Membros Efetivos que além das Reuniões Festivas, desfrutam juntos o prazer de voltarem a pilotar esportivamente viaturas de competição como os Volvo da Eurobike e os Veloce do Velopark, visitas a Autódromos e locais formidáveis como o Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo, e outras atividades esportivas.

Nosso momento atual está voltado para escrevermos em conjunto um Livro que cada um terá seu espaço para contar sua vida esportiva, sejam membros efetivos ou convidados a participarem, entre pilotos de uma época, mecânicos e até dirigentes, que juntos fizeram acontecer o aparecimento de grandes talentos na era pós Carreteras.

Não possuímos e nem queremos Estatutos, pois adotamos dois princípios que regem tudo dentro da Confraria: o primeiro são os ditames da Moral que dizem claramente o que é certo ou errado e em segundo, o Respeito ao próximo que rege o relacionamento entre nós.

Estruturalmente temos apenas um Coordenador, que carinhosamente é chamado de Capo, em alusão a figura paternal das congregações italianas; um Conselho de três membros que discute e aprova a realização de feitos e admissão de membros e mais recentemente um Diretor da Pasta de Eventos e outro na Pasta Esportiva.

Teremos um grande momento nas 12 Horas deste ano: por iniciativa e o esforço de Teodoro Januzs, estará sendo levado de volta às pistas, pelas mãos de uma dupla de pilotos formada a quase 50 anos passados, o histórico DKW 88 na preliminar da prova principal do dia, onde viaturas da Classic estarão disputando duas baterias, e o DKW 88 está presente. Será memorável!

Por fim, estamos nos preparando com antecedência, pois temos consciência que o futuro da Confraria dos Jurássicos será notável e seu crescimento impossível de ser contido, pois somos regidos por dois princípios milenares e imutáveis: Moral e Respeito.

Muito obrigado por suas atenções.

Roberto Giordani
gellatiere@terra.com.br
Gramado - RS - Brasil"

Abaixo um registro da reunião que deu início ao grupo. A seguir um mais recente, mostrando o crescimento da Confraria e por último o DKW #88 sendo preparado para a preliminar das 12 Horas de Tarumã deste ano.




Fonte das imagens: arquivo Pilotos Jurássicos Gaúchos.

9 comentários:

Roberto Giordani. disse...

Boa noite caro Sanco :
Em nome dos Confrades Jurássicos, desejo agradecer as atenções do teu Blog para conosco.
Pessoas iluminadas como tu fazem a alegria daqueles que respeitam o passado automobilístico que tão bem retratas e divulgas com respeito e seriedade.
Recentemente entraste nas pistas de competição para sentir o prazer de apertar o da direita, prazer este que ainda nos faz vibrar de emoção quando temos oportunidade de acelerar uma máquina veloz.
Uma vez mais te agradecemos tendo a certeza que nas tuas mãos e de outros "babysauros" a Confraria dos Jurássicos se perpetuará.
Roberto Giordani.
Coordenador

paulo rotta disse...

admiro a todos vocês.
ainda são parte, muito especial, do nosso automobilismo.
parabéns aos confrades pelos dez anos!
abraços

Giancarlo disse...

O Dequa do vai voar!
Ontem eu vi chegando com novos sant'antonios.
Tava lindão!
Gian

Anônimo disse...

Meu pai sempre foi um apaixonado pelos DKWs, não perdia uma corrida, e, lógico, teve vários DKWs. Boa notícia essa, das 12 horas, já tenho por quem torcer na preliminar. Gostaria de ver, e acho que seria um sucesso, umas 12 horas para a classic. Com certeza seria mais sucesso do que, as 12 horas do ano passado com sua largada diurna.
Caso precisem de um artefinalista para o livro, estou a disposição.
Abração a todos.
Mauro Corso

Anônimo disse...

DKW Vemag para mim é o início de um sonho..., aprendi a dirigir numa Vemaguet 61, verde com teto branco!,"zerada"e comprada na Minuano em Canoas.Dentro os detalhes lembro-me que seu interior tinha a forração de bancos e portas em plástico vermelho...

Anônimo disse...

Aloisio Adib é o "anônimo" da Vemaguet 61.

Roberto Giordani. disse...

Amigos do Blog do Sanco :
Agradeço em nomedos "dekawezeiros" dos Jurássicos as manifestações de carinho.
Na verdade, não conheço outra marca de viaturas do passado que reunam tanta admiração e respeito a memória do que a DKW.
É uma verdadeira paixão.
Um grande abraço a todos.
Roberto Giordani.

Anônimo disse...

A Confraria JURÁSSICOS reflete as extraordinárias características pessoais do Capo Giordani;e que(ambos)sempre mantenham esse estilo. Eu e o G.Menegaz fizemos nosso 1º contato c/o grupo na oficina do Horst em 15/03/2002(quando deflagrávamos o livro Autom. Gaucho-Lev.Poeira).A missão de agregar grandes nomes e lendas do automobilismo só tem crescido e é um privilégio, participar(mesmo que de forma esporádica) de grupo tão especial e sui generis no país.PAULO A.TREVISAN

vitorio soder disse...

Leandro tinha um mais novo que vc...só a gurizada..