sábado, 8 de outubro de 2011

Nelson Ely Filho

Quase que o último Desafio fica sem nenhum acertador, mas um "dekaveseiro" assíduo aqui no blog, o Roberto Giordani, tratou de ajudar na identificação. Era mesmo o Nelson Ely Filho, que competia com aquele DKW #23. A imagem, enviada pelo próprio Nelson, era da prova inaugural de Tarumã, no dia 08 de Novembro de 1970. Apareciam ainda o Corcel #70 de Teobaldo Becker, o Fusca #47 do "Janjão" Freire e mais atrás o Fusca #68 do Breno Job Freire.

O ângulo da imagem é realmente interessante. Ela mostra a curva 8 em direção à curva 9. Notem o ponto exato onde terminava o gurad-rail da Pepsi e onde começava o da Ipiranga.


O Nelson me contou que nessa prova ele largou lá atrás, mas que seu carro estava uma bala e veio ganhando posições até chegar na terceira posição, atrás apenas dos líderes Cezar Pegoraro com um Fusca e Décio Michel, que acabou vencendo, com um Corcel. Há poucas voltas do final o DKW acabou apresentando problemas e ele teve de abandonar.

Abaixo aparece o carro pronto para a prova, com Ely (direita) acompanhado de Paulo Aydos Rodrigues, do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul.


O Ely me enviou mais alguns registros da sua trajetória nas pistas, que publicarei ao longo da próxima semana.

Fonte das imagens: arquivo Nelson Ely Filho.

4 comentários:

luizborgmann disse...

O piloto Teobaldo Becker no Ford Corcel #70, de onde ele procede?
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Bom dia, Borg!
De acordo com as informações que obtive, ele é de São Leopoldo.

Pensou-se que poderia ser o Edésio Cé, no Corcel, mas o dele era #76, de cor clara. O Breno Job Freire correu com Corcel só a partir de 1971.

Abraços,
Sanco

paulo rotta disse...

oi sanco.
tens algum registro da carreira do edésio cé? trata-se de uma grande pessoa, da safra dos grandes pilotos de encantado.
abraços

Leandro Sanco disse...

Grande Paulo! O que sei do Edésio está nas páginas do livro do Airto Gomes. Tenho uma ou outra foto onde aparece o Corcel #76, na corrida inaugural de Tarumã, meio escondido. Só isso.

Abraços,
Sanco