quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rio Grande na cabeça

Na última terça lembrei da prova de abertura do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 de 1987. Depois, dando uma olhada nos e-mails, encontrei essas preciosidades, enviadas pelo Roberto Mantovani. São também de 1987, registros feitos durante os treinos e mostram os dois expoentes daquele período, Leonel e Maldonado. Vejam os detalhes. O cara abastecendo o carro do "Alemão" não é o Mario Biagini, que era um dos donos da equipe INI? E aquela cuia pintada no casco do gaúcho?! Era difícil aparecer nas fotos. Quem deve ter pintado esse casco foi o Marquinhos da Sprint. E a simplicidade do box do Maldonado? Se não me engano esse carro está no Museu do Fangio lá na Argentina.

Essas fotos de baú são um barato.






Fonte das imagens: arquivo Roberto Mantovani.

5 comentários:

Tohmé disse...

Grandes: O alemão e o Maldonado.

Granito disse...

Simplicidade mas eu li uma vez na Corsa que o Maldonado devido a mudança de F-2 para F-3 , onde o motor super vitorioso Dodge VW1500 desenvolvido desde a metade da década de 70 , inicialmente pelo Miguel De Guidi ,foi substituido e os chassis Berta modificado, o Velho Guillermo começou a treinar com o carro por volta de5-6 meses antes da abertura. Em que pese ter perdido o patrocínio 43-70 que era muito forte cerca de 200 mil doletas especuladas, dizem que até umas 300 mil doletas a VW patrocinava para ele desenvolver o novo motor. Os boxes meia boa são apenas o sinal daquela época , até a F1 não se preocupava como hoje com banners , decoração de boxe, até a majestosa das categorias quando vinham treinar no Rio em Janeiro testar pneus ( que saudade desta época) os boxes tb tinham um ar de oficina mecanica e simplicidade. Bons tempos , acho que tô ficando velho...

granito disse...

PS desculpa esqueci de colocar no anterior. Acvho que o cara abastecendo o carro do Leonel era mesmo o Biaggini, pelo que me lembro de um foto dele que vi uma vez. O Mario Biaggini foi um dos caras m ais importantes para consolidação da F3 sulamericana e um dos que mais buscavam integração e intercambio e sua morte nos anos 90 foi um baque para a categoria, quase um divisor de água, pois é dificil encontrar alguém que não olhe só para seu umbigo e interresses pessoais. Não só na F-3 sulamericana ( como hoje) , mas no mundo em todas atividades.

Anônimo disse...

Bom dia.

Meu nome é Luciano Zandoná e resido em Santa Catarina no oeste.
Na época eu participava assiduamente do kart catarinense e tive o prazer de assistir ao vivo esta corrida.
Uma curiosidade eu tenho ainda guardado os ingressos desta prova.
Ótima lembrança
Abraço a todos os amantes do automobilismo.

Anônimo disse...

Bom dia.

Meu nome é Luciano Zandoná e resido em Santa Catarina no oeste.
Na época eu participava assiduamente do kart catarinense e tive o prazer de assistir ao vivo esta corrida onde aparece as fotos do Leonel na F3.
Uma curiosidade eu tenho ainda guardado os ingressos desta prova.
Ótima lembrança
Abraço a todos os amantes do automobilismo.