sábado, 1 de outubro de 2011

Tadeu Matuzalém

Acertou na mosca quem respondeu que era o Tadeu Matuzalém no último Desafio. Era fácil, afinal quase sempre ele trazia seu nome estampado no parabrisas de seus carros, como era o caso daquele Passat Hot Car de 1982.

Sei muito pouco sobre a trajetória dele nas pistas. Os registros encontrados mostram que iniciou na categoria Estreantes e Novatos, em 1980, vencendo diversas provas com um Passat. Em 1981 correu no Torneio Passat e também na categoria Turismo Especial Gaúcho, onde acabou como vice-campeão, atrás apenas de Cláudio Ely.

Em 1982 permaneceu na TEG, que agora era chamada de Hot Car. Também naquele ano correu na Copa Chevette e na prova 500 km de Tarumã fez dupla com Ronaldo Nique no Chevette deste último.

Ao que consta, Tadeu havia se transferido para o Rio de Janeiro, onde permanecia acelerando, agora em um Opala. E foi lá, em 1984, que acabou sofrendo um acidente fatal com sua motocicleta.

Tadeu mantém seu nome nas pistas através do filho Cristian, que já há alguns anos acelera na categoria Marcas e Pilotos aqui no RS.





Fonte das imagens: arquivos Arnaldo Fossá, Délcio Dornelles, Ronaldo Nique e Carlos Eugênio - fotos Vilsom Barbosa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Lembro-me do Tadeu fazendo parte da preparação do Polar-Passat da Equipe Semp-Toshiba/A Cambial do F. Feoli, junto ao José Laênio.
Adib

luizborgmann disse...

Houve uma época em que a turma fazia encontro de sexta-feira no postinho, com as últimas novidades técnicas(o pessoal da velha guarda sabe do que estou falando, era na 24 de Outubro). O Tadeu, que tinha uma oficina de escapamentos na rua Santana, aparecia com seu Simca Tufão azul, aquele ali acelerava.
luiz borgmann

Vilsom Barbosa disse...

Mas os retratos de pista são do "Lambe-Lambe"...

Leandro Sanco disse...

Ops, foi mal, Mestre Vilsom. Já corrigi o post, incluindo os créditos ao nobre retratista.

Um quebra-costelas,
Sanco

Clube do Fusca de Roraima disse...

Não conheci ele pessoalmente, mais eu levo com todo o prazer no para brisa de meu Fusca 69 de arrancada que também já foi de circuito,o nome deste grande piloto MATUZALEM, Cujo conheci sua historia através de meu amigo e preparador de meu auto João Matuzalem.. Esse nome já me deu muitas vitorias...

Unknown disse...

tadeu matuzalem foi um grande preparador e piloto quando ele trabalhou no f2 de chico feoli o carro tinha problema serio de quebras de motor com sua chegada vieram as vitorias fez chevette campeao pro ronaldo nique e pro ganso o nique ganhou todas as baterias q disputou na copa chevette com a preparaçao do tadeu ,este foi vice campeao da TEG mas so correu 4 das 6 provas do campeonato ganhou corrida de opala preparado por ele no rio de janeiro onde faleceu em um acidente de carro quando voltava de jacarepagua no dia em q nao correu, abraçao ,joao careca matuzalem

Unknown disse...

obs tadeu matuzalem agora e o nome do meu filho em sua homenagem